Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Qual será o futuro das energias renováveis nos transportes?

Não há dúvidas de que as energias renováveis são o futuro e, por isso, constantemente, governos e companhias privadas investem em novas tecnologias para abastecer cidades inteiras ou na criação de novos meios de transportes que usem um combustível limpo, pois já sabemos que, por exemplo, o transporte rodoviário é o maior culpado pela emissão de gases de efeito estufa em Portugal.

Energias Renováveis Synlight sol artificial

Fonte: focus.de

No último dia 23 de março, na Alemanha foi anunciada a inauguração do Synlight, o maior sol artificial do mundo, com 149 holofotes. Parecido a um favo de mel gigante, o mecanismo simula a radiação solar natural. A intenção é que seja utilizado para produzir combustíveis, entre eles, o hidrogénio, considerado o combustível do futuro por não emitir gases de efeito de estufa quando queimado.

Também a princípios do mês de março, na 87ª edição do Genebra Motor Show, foi apresentado o Dragonfly, um automóvel de estrutura super leve construído com base em materiais vegetais e que é movido a base de painéis fotovoltaicos montado no seu tejadilho. Mas, o verdadeiro grande diferencial deste carro é a sua tecnologia Catecair, um filtro que limpa a poluição do ar enquanto o carro está parado, através da absorção de entre 30 e 100m³ de partículas nocivas do ar.

Energias Renováveis dragonfly carro solar

Fonte: catecar.com

Já a startup britânica Wright Electric aposta pelas aerolíneas a base de energias renováveis e está a desenvolver uma tecnologia que permitirá criar aviões que funcionem à base de energia elétrica. O modelo desenvolvido pela companhia permitirá carregar até 150 passageiros e percorrer até 480km. A previsão de lançamento é para dentro de 10 anos.

Enquanto isso, em Portugal, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, acontece a 3ª Corrida de Carros Movidos a Energia Solar. Serão duas provas com 30 pilotos e 10 carros construídos por alunos universitários e secundários. A iniciativa visa promover a mobilidade sustentável, principalmente, os veículos solares.

Depois da Tesla, a primeira a desenvolver um carro deportivo totalmente elétrico, novas companhias estão a perceber a importância de apostar nas energias renováveis nos meios de transportes. Num mundo em que, a cada dia, fala-se mais em sustentabilidade e em combater o efeito de estufa, aqueles que não apostarem por tecnologias que promovam estes conceitos, estarão fadadas a, mais cedo ou mais tarde, acabarem por cair no esquecimento.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem