Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Revisão de contadores EDP gera polémica

contadores EDP

EDP Distribuição envia faturas com leituras de milhares de euros e acusa consumidores de manipulação de contadores da EDP.


Deco pede regularização da lei de modo a que os consumidores não saiam prejudicados desta situação, uma vez que a atual lei obriga os consumidores a provarem de que não falsificaram os contadores da EDP.

Manipulação dos contadores da EDP

Tem-se confirmado cada vez mais casos em que os consumidores recebem cartas por parte da EDP com faturas elevadas e com a acusação de que o mesmo manipulou o contador de eletricidade, de modo a contabilizar menos do que aquilo que realmente consumiu. Posto isto, quem deveria provar se isto é verdadeiro ou não?

Quer diminuir o valor da sua fatura?Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Quer diminuir o valor da sua fatura?Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

A Deco defende que deveria ser a EDP Distribuição a provar de que o consumidor realmente adulterou o contador, através dos responsáveis que fiscalizam os contadores, e principalmente de que a cobrança destes valores deverão prescrever no final de 6 meses, igualmente à cobrança dos consumos regulares, já que atualmente podem chegar aos três anos.

Falta de evidências da EDP Distribuição

Uma vez que a EDP não é obrigada a mostrar provas de que o consumidor está em incumprimento, e sim ao contrário, a distribuidora reserva-se no direito de cobrar e avisar de que "pode avançar com uma queixa-crime contra o consumidor, no caso de não pagamento do valor apresentado”, apesar de que na maioria das vezes não o façam.

Assim, caso receba um aviso por parte da EDP Distribuição, saiba que pode recorrer aos tribunais arbitrais, de modo a que, pelo menos, possa diminuir o valor da fatura recebida, nos casos em que haja provas de que não alterou o contador de eletricidade.

Erros na leitura da EDP

Existem muitas vezes erros na leitura da EDP Distribuição, no entanto, esta distribuidora, apesar de assumir o erro, diz não haver aumento de queixas e reclamações por erro de leitura nestes útimos meses: Será pelo medo, por parte dos consumidores, de que se não pagarem esta fatura errónea, a EDP poderá cortar a eletricidade nas suas casas?

Como proceder caso receba uma fatura com leituras erradas?

Sabia que, ao comunicar a leitura do contador da EDP todos os meses, é possível ter melhor controlo do seu consumo de eletricidade e gás natural? Para manter o valor da fatura da EDP ajustada ao consumo que faz realmente, deverá fazer a leitura do contador da EDP preferencialmente todos os meses, ou caso não seja possível, de 3 em 3 meses.

Para começar a poupar no final do mês e acabar com as faturas erradas, em que lhe cobram mais do que o consumido, contacte-nos através do 211 451 219, e um dos nossos especialistas ajudará gratuitamente.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem