Está aqui

Preço da eletricidade em Portugal

Preço da eletricidade em Portugal

É importante perceber como é formado o preço da eletricidade em Portugal. Desta maneira, o consumidor pode poupar na sua conta de luz ao perceber as ofertas de cada companhia.

Para receber gratuitamente uma comparação dos preços de eletricidade em Portugal, contacte a LojaLuz, especialista no mercado energético português.

Avalie a sua companhia Sabia que já pode avaliar a sua comercializadora energética através da nossa plataforma informativa? É verdade! O portal Lojaluz.com criou um local onde pode comentar e avaliar o serviço de algumas das suas companhias de eletricidade e gás.
Avaliar


O que são kW e kWh?

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

O kW é a unidade de medida de potência. Potência elétrica é um conceito em engenharia elétrica e pode ser simplificada como a “velocidade” da energia que é consumida, ou fornecida.

Por exemplo, quanto maior a potência de um aparelho, mais energia ele vai consumir quando estiver em funcionamento.

Já o kWh é a unidade de energia elétrica. Por exemplo, se um aparelho de 500W de potência ficar ligado durante 30 minutos, temos:

500W x 0,5 hora = 250 Wh = 0,25 kWh

Portanto, o aparelho vai consumir 0,25 kWh de energia em meia hora.

Potência contratada

Os clientes podem escolher qual potência querem contratar em suas casas. Esta potência deve ser suficiente para manter o funcionamento dos aparelhos elétricos que usa simultaneamente.

Para famílias médias, recomenda-se uma potência contratada de 6,9 kVA. Veja na tabela abaixo os principais aparelhos elétricos, seus respectivos consumos médios de eletricidade e potências.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Considere quais destes aparelhos usa simultaneamente e estime qual potência deve contratar. Para ter um valor mais exato, fale connosco ou contacte um técnico eletricista.

O cliente pode alterar a potência contratada gratuitamente a qualquer momento.

Preço do kW em Portugal

A cada potência contratada corresponde um valor, chamado de termo fixo. O termo fixo (€/dia) é um valor que sempre vai pagar na sua factura de luz e não depende do consumo que foi feito, mas sim da potência contratada, e por isto dizemos que é o preço do kW. Normalmente o termo fixo é a menor parte de uma factura.

Preço do kWh em Portugal

O kWh é a unidade de energia elétrica. Portanto, o preço do kWh é de facto o preço da energia consumida. Nas facturas, geralmente é chamado de termo de consumo (€/kWh). Normalmente o termo de consumo aumenta com a potência contratada e representa a maior parte de uma factura.

Preço da energia elétrica em Portugal

Podemos concluir então que o preço da luz em Portugal é composto pelo preço do kW, ou termo fixo, e o preço do kWh, ou termo de consumo.

Graças ao mercado livre de eletricidade, cada empresa de luz tem a liberdade para praticar o preço que quiser. Isto é uma vantagem para o cliente porque a livre-concorrência trouxe preços mais baixos.

A tarifa regulada da EDP Serviço Universal passou a ser chamada de tarifa transitória. Esta tarifa apresenta valores bem mais altos que aqueles praticados no mercado livre por causa da regulação.

Vantagens do mercado livre de eletricidade

São muitas as vantagens do mercado livre de eletricidade, entre elas podemos destacar:

  1. Mais opções: no mercado livre, tem mais opções de fornecedores e de tarifas. Desta forma, são muitas as opções de serviço contratado, e fica mais fácil para o cliente encontrar uma que lhe agrade.
  2. Dinamismo: o mercado livre é mais dinâmico, nele podem sempre aparecer tarifas e descontos melhores.
  3. Liberdade: o cliente é livre para mudar de companhia de gás natural quando quiser! E este processo é gratuito.
  4. Preços: graças à concorrência do mercado livre, o cliente pode poupar na fatura do gás com os preços mais baixos.

O cliente do mercado regulado tem até 2017 para aderir ao mercado livre. Porém, como mencionado anteriormente, a tarifa transitória tem valores bem altos com reajustes maiores ainda. Portanto, para poupar na eletricidade, deve migrar o quanto antes para o mercado livre.

Companhias de eletricidade em Portugal

Com a liberalização do mercado energético em 2006, surgiram muitas companhias. Entre elas, podemos destacar:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

A mudança de companhia de eletricidade é um processo 100% gratuito. Portanto, sempre que encontrar uma oferta melhor para si, não hesite a mudar de companhia.

Melhor tarifa de eletricidade

As companhias de eletricidade estipulam descontos em relação a um preço de referência, que é estabelecido anualmente pelo órgão regulador do mercado energético português, a ERSE.

No gráfico abaixo, pode ver os termos fixo e de consumo em cada companhia para uma potência contratada de 10,35 kVA. Lembre, no entanto, que numa tarifa de luz existem outros factores além do preço, como as condições de contrato (meios de pagamento, facturação, entre outros) e o atendimento ao cliente.

Como pode ver, são muitas as opções, e não há uma que se adeque às necessidades de todos clientes. Por isto, deve encontrar a melhor opção para seu perfil.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus