Está aqui

Inspeção de instalações de gás

call lojaluz

Inspeção instalações gás natural

Veja neste artigo quando deve fazer a inspeção da instalação de gás natural e entenda todos os procedimentos envolvidos.

Para esclarecer esta e quaisquer outras questões relacionadas ao gás natural e eletricidade, contacte a LojaLuz através do número de telefone gratuito 210 009 971.


Quando fazer a inspeção da instalação de gás

Podemos destacar os seguintes casos onde é preciso fazer uma inspeção da instalação de gás:

  • Procedimentos em que a inspeção é necessária
  • Nova ligação à rede de gás (imóveis novos) ou religação.
  • Mudança de titularidade (arrendamento, venda e compra de imóvel).
  • Conversão de instalação (já utiliza outro gás).

Vamos especificar cada caso nos itens a seguir.

Para que serve a inspeção da instalação de gás?

A inspeção serve para garantir que a instalação segue os requisitos mínimos de segurança e que ela tem condições técnicas para garantir o bom funcionamento do fornecimento de gás natural. Sem a inspeção, não pode haver fornecimento de gás, pois a instalação não terá certificado.

Quem faz a inspeção das instalações de gás?

Apenas as empresas inspetoras autorizadas pela DGEG, Direção-Geral de Energia e Geologia, podem fazer inspeção e emitir o respectivo certificado.

Portanto, para fazer uma inspeção deve contactar uma das empresas inspetoras ou a sua companhia de gás. A companhia de gás pode entrar em contacto com uma inspetora para si. Em alguns casos, a própria companhia de gás natural faz inspeção, como é o caso da Goldenergy.

Quanto custa a inspeção da instalação de gás?

O custo de inspeção não é fixo, cada inspetora estabelece um preço, desde que respeite o valor máximo tabelado. O cliente deve contactar a inspectora e pedir um orçamento.

É recomendável pedir orçamento a várias companhias inspetoras para encontrar o melhor preço para si.

Operadores de rede de distribuição de gás

As empresas operadoras de rede de distribuição de gás, ou simplesmente distribuidoras, são as empresas responsáveis por levar o gás natural até à casa do consumidor final e por tudo que é relacionado à instalação. No entanto, as distribuidoras não são o que chamamos de fornecedores de gás.

Os fornecedores de gás são aqueles que vendem o gás ao cliente e estabelecem o seu preço. O cliente pode escolher e mudar de fornecedor de gás gratuitamente, mas não pode escolher o seu operador de rede.

Veja qual a sua distribuidora pelo mapa abaixo:

 

São os operadores de rede que fazem a ligação à rede.

Nova ligação à rede ou religação

No caso de nova ligação à rede (imóvel novo), ou religação do abastecimento de gás, o cliente deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar se o local, ou zona, onde se encontra a casa é servido pela rede de gás. No caso de religação este passo não é necessário.
  2. Verificar se a instalação da casa está preparada para gás natural. Para sabê-lo, contacte uma empresa instaladora/montadora autorizada pela DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia. Caso a instalação esteja preparada, a instaladora emitirá um termo de responsabilidade. No caso de religação este passo não é necessário.
  3. Fazer um orçamento de ligação, ou religação, à rede. Deve pedir o orçamento ao operador de rede da sua zona. O preço vai variar em função da distância da instalação ao ramal de gás mais próximo e das construções que serão necessárias. Em casos domésticos, o orçamento deve ser dado em 30 dias.
  4. Fazer a ligação à rede.
  5. Marque uma inspeção com um empresa inspetora.
  6. Compare todos os fornecedores de gás natural.
  7. Com o certificado de inspeção em mãos, já pode celebrar um contrato com o fornecedor de gás natural da sua preferência.

Se precisar de ajuda neste processo, contacte a LojaLuz através do contacto gratuito 210 009 971.

Mudar o titular da conta de gás

o novo titular deve pedir um orçamento em várias inspetoras diferentes, pois ele é quem pagará pela inspeção

A mudança de titularidade da conta de gás também é um processo que requer a inspeção da instalação privada de gás. Neste caso, a ligação de gás provavelmente já estará feita, então só a inspeção será necessária para efetuar a mudança.

O novo titular deve pedir orçamento em várias inspetoras diferentes para encontrar o melhor preço, pois normalmente é ele quem pagará pela inspeção. A mudança de titularidade em si é totalmente gratuita, apenas a inspeção tem um custo.

Veja alguns casos onde é necessário alterar o titular de gás natural:

  • Casos em que deve mudar a titularidade
  • Arrendamento, compra ou venda de imóvel (o novo inquilino ou proprietário deve ser o novo titular).
  • Falecimento do titular.
  • Separação (quem fica na casa deve ser o novo titular).

Mudar de propano para gás natural

No caso dos clientes que têm abastecimento de propano canalizado, ou algum outro gás, e desejam trocar para gás natural, também será necessário fazer a inspeção.

Veja os passos que deve seguir (os quais são bem semelhantes à uma nova ligação à rede):

  1. Verificar se o local, ou zona, onde se encontra a casa é servido pela rede de gás. Se mora num edifício ou condomínio e os seus vizinhos dispõem de gás natural, então provavelmente a zona é servida.
  2. Verificar se a instalação da casa está preparada para gás natural. Para sabe-lo, contacte o antigo proprietário do imóvel ou uma empresa instaladora/montadora autorizada pela DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia. Caso a instalação esteja preparada, a instaladora emitirá um termo de responsabilidade. Se não estiver preparada, a empresa instaladora/montadora pode fazer uma conversão da instalação para gás natural. A conversão terá um custo que dependerá das condições técnicas da atual instalação.
  3. Fazer um orçamento de ligação, ou religação, à rede. Deve pedir o orçamento ao operador de rede de sua zona. O preço vai variar em função da distância da instalação ao ramal de gás mais próximo e das construções que serão necessárias. Em casos domésticos, o orçamento deve ser dado em 30 dias.
  4. Fazer a ligação à rede.
  5. Marque uma inspeção com um empresa inspetora.
  6. Compare todos fornecedores de gás natural.
  7. Com o certificado de inspeção em mãos, já pode celebrar um contrato com o fornecedor de gás natural da sua preferência.

Como marcar a inspeção de gás

Para marcar a inspeção, primeiro deve ter o termo de responsabilidade emitido pela instaladora.

Depois deve contactar uma empresa inspetora certificada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para fazer um orçamento da inspeção e então agendá-la.

Outra opção é contactar a sua companhia de gás e marcar uma inspeção. Caso a companhia de gás não faça ela mesma a inspeção, ela contactará o operador de rede e juntos enviarão um inspetor.

Qual é o melhor fornecedor de gás?

No mercado livre de gás, são vários os fornecedores de gás:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. Endesa
  4. Audax
  5. Energia Simples
  6. Iberdrola

Graças ao mercado livre, os clientes têm o direito de mudar de fornecedor de gás quando quiserem, gratuitamente.

Os preços do gás variam de acordo com o seu escalão de consumo, o seu operador de rede (zona), e se vai ou não optar por uma tarifa de gás e luz juntos. Portanto, não podemos dizer que há uma companhia que tenha sempre a melhor tarifa de gás natural, tudo vai depender do seu caso particular.

Para receber gratuitamente uma comparação das tarifas de gás natural e descobrir qual a melhor companhia para si, contacte a LojaLuz através do 210 009 971.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus