Está aqui

 

Tarifa transitória de gás

Tarifa transitória gás

A tarifa transitória apresenta valores muito acima do restante do mercado. Isto porque seus preços são fixados por órgãos públicos de modo a incentivar a adesão ao mercado livre.

A LojaLuz oferece um auxílio gratuito às pessoas que querem mudar para o mercado livre de eletricidade e gás. Oferecemos, por exemplo, uma comparação de todas tarifas de gás levando em consideração o perfil do consumidor.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador


O que é tarifa transitória?

Até 2006, o mercado de energia em Portugal era regulado. Isso significa que as tarifas eram fixadas por um órgão público, a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Com a liberalização do mercado, foi criada uma tarifa transitória para os clientes que ainda não tivessem mudado para o mercado livre de gás tivessem um tempo de transição. No entanto, a tarifa transitória também é fixada pela ERSE e sofre reajustes trimestrais muito altos (já chegaram a ultrapassar 20%) para incentivar a conversão ao mercado livre. 

Mercado livre e a extinção da tarifa transitória

se quiser poupar na conta de gás, recomendamos que mude o quanto antes para o mercado livre

Como mencionado, o mercado livre de gás surgiu em 2006. No mercado, os preços do gás são significativamente menores pois há concorrência e, desta forma, cada companhia tenta oferecer os melhores descontos aos consumidores.

De facto, no mercado livre os preços não são fixados pela ERSE, mas são influenciados pelas leis de mercado e concorrência. Cada fornecedor de gás natural pode estipular suas tarifas, as quais são normalmente referenciadas como descontos sobre os preços fixados da tarifa transitória. Outra vantagem é que no mercado livre pode alterar seu contrato de gás a seu bel-prazer, sem custos, inclusive mudar de tarifa de gás.

A tarifa transitória será extinta em dezembro de 2017, até lá todos clientes terão que ter mudado para uma companhia do mercado livre. No entanto, se quiser poupar na conta de gás, recomendamos que mude o quanto antes para o mercado livre.

Empresas de gás natural

Apesar do mercado ter sido liberalizado em 2006, ele só se abriu ao segmento doméstico em 2010. Ou seja, só a partir de 2010 os consumidores pode escolher a empresa de gás para suas casas. Talvez por isso, ainda não encontramos muitos fornecedores no mercado:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa

Faça uma comparação entre todas companhias de gás levando em consideração suas necessidades (quanto gás utiliza) e veja se de facto contratou a melhor opção. 

Tarifas de gás natural

As tarifas de gás natural são compostas por dois valores, ou termos:

  • Termo fixo €/dia - é um preço diário fixo que paga pela ligação, e não pelo consumo.
  • Termo de consumo €/kWh - é o preço do valor de gás consumido.

Como mencionado anteriormente, muitas vezes os preços dos fornecedores são referenciados como descontos em relação aos preços de referência da ERSE. Desta forma, veja na tabela abaixo as diferentes tarifas de cada companhia e seus respectivos descontos e condições contratuais.

Companhia Desconto Condições

Galp Energía

Sem desconto Pagamento por Débito Direto
Golden Energy 20% no termo fixo

Durante os primeiros 12 ou 24 meses para primeiras contratações (sem fidelização)

EDP 5% em consumo

Em escalões 1, 2 e 3

Pagamento por Débito Direto

3% em consumo

Escalão 4

Pagamento por Débito Direto

Gás natural mais barato

O preço do gás depende de vários factores. Entre eles, podemos destacar:

  • Factores que influciam no preço do gás
  • Escalão de consumo (quantidade de gás consumida num ano)
  • Distrito em que se encontra
  • Meio de pagamento (normalmente com débito direto é mais barato)
  • Serviço de assistência (algumas tarifas obrigam a contratar este serviço)
  • Se deseja contratar eletricidade junto ou não
  • Outras condições contratuais (forma de facturação e de subscrição - normalmente mais barato se elétronicas)

Portanto, são muitos critérios a considerar e não existe uma tarifa que seja sempre a mais barata. Isto vai depender das condições que o cliente deseja.

Por exemplo, para um escalão de consumo 2 (até 500 m3 de gás por ano) em Lisboa, os preços de algumas tarifas seriam:

 

No gráfico, pode também ver a tarifa transitória da EDP Gás Serviço Universal.

Mudar de tarifa de gás natural

Segundo as normas da ERSE, os consumidores têm o direito de mudar de fornecedor de gás natural a qualquer momento e esta alteração é 100% gratuita. Ela se faz em poucos dias, durante os quais o abastecimento não é interrompido. Basta contactar a nova companhia e celebrar o novo contrato. Se quiser, pode também contactar a LojaLuz e facilitamos ainda mais o processo. Para mudar de fornecedor vai precisar dos seguintes documentos:

  1. Fatura anterior;
  2. Dados pessoais;
  3. Meio de pagamento;
  4. CUI ou Código Universal da Instalação;
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus