Está aqui

Ficha técnica ou certificação da instalação elétrica

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
certificado instalacao eletrica

À hora de fazer uma nova ligação á rede elétrica, o cliente deve ter preparado uma série de documentos e dados que facilitar para poder solicitar este processo. Um desses dados é o certificado da instalação.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Preciso do certificado da instalação da luz

Em primeiro lugar, o cliente precisa deste certificado quando acabar a construção da instalação elétrica. Até esse momento, não pode requisitá-la.

A EDP Distribuição encarrega-se de apresentar a ficha eletrotécnica para verificar que no ponto em questão, pode-se concluir uma instalação elétrica. Com essa ficha, a distribuidora faz um orçamento da construção.

Quando esta construção estiver completamente feita, e prestes a ser utilizada, é quando o cliente pode pedir o certificado á CERTIEL.

Que é o certificado da luz?

Este certificado é o documento físico que verifica a disponibilidade da instalação elétrica para ter ligação á rede.

Quando o cliente quiser fazer uma nova ligação ou mudar a potência contratada ou qualquer gestão relacionada, deve ter o certificado para apresentá-lo ao especialista operário da rede, quem com este certificado pode fazer a ligação e ligar a potência que o cliente tiver contratada com a comercializadora.

Quem pede o certificado á CERTIEL?

Em qualquer caso, só um profissional eletricista inscrito na Direção Geral de Energia e Geologia é quem pode pedir a certificação da instalação á CERTIEL. No momento em que a instalação estiver prestes a ser utilizada, um eletricista poderá pedir o certificado da luz.

Situação de um pedido de certificação?

Se já pediu o certificado mediante um eletricista especializado, e quere saber a situação desse pedido, pode contactar o Call Center da CERTIEL:

  • Numero Geral da CERTIEL: 213183200
  • Linha azul: 808225566

Custo do certificado:

Quem pedir este certificado passará um custo ao cliente de 51,23 euros. Este é o valor a pagar pelo cliente para ter a certificação da sua instalação, e com ela, já pode ligar a luz.

Prazo para ter a certificação elétrica

Desde que se faz o pedido do certificado até que se faz a inspecção e dão o certificado passam 11 dias úteis de média, embora seja o prazo legal de 23 dias úteis. Se o cliente facilitar o seu numero de telefone ao especialista, poderá receber um SMS com a data da inspecção.

Se não tiver inspeção após a solicitude, em apenas 1-2 dias úteis o certificado lhe será entregue.

Quando se faz a inspeção da instalação?

Em muitos casos, a instalação não precisa ser inspeccionada. Estes casos são aqueles em que o especialista faz uma prova de segurança antes de pedir o certificado á CERTIEL. Assim, garantimos a verificação de segurança da instalação.

Quem recebe o certificado de exploração da instalação?

O certificado é entregue ao especialista técnico que o pediu. Uma vez concluído, este certificado será transmitido informaticamente á EDP Distribuição, e assim não será necessário apresentá-lo fisicamente para celebrar um contrato.

O titular pode pedir até uma segunda via do certificado.

Relação entre comercializadora e distribuidora

Referente ao certificado elétrico, a distribuidora é quem está em contacto com a CERTIEL, porque é a responsável da instalação e da qualidade do fornecimento da luz.

A comercialização só precisa saber que o certificado está disponível e com ele verificará se a potência contratada pode ser ligada nesse ponto, descrito isto no certificado em questão.

Toda esta informação está disponível informaticamente.

Para alterar a potência contratada

A disponibilidade do certificado da instalação elétrica é imprescindível para aumentar a potência contratada, ou reduzi-la.

Antes de uma alteração da potência, a comercializadora deve comprovar se a instalação pode ter a nova potência que o cliente pede. Se for preciso um reforço no ramal, a EDP Distribuição facilitará um orçamento ao cliente, e após a conclusão deste reforço, o especialista deve pedir o novo certificado elétrico.