Está aqui

O mercado livre da luz

Banner aderir mercado livre

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
mercado livre luz

O mercado energético português está liberalizado desde 2006, facto que provocou um crescimento enorme da concorrência da comercialização da energia elétrica.

Os clientes têm que aderir ao mercado livre da luz ao longo do ano 2017, prazo já alargado, se não procederem a esta mudança, as próprias companhias aplicarão a tarifa elétrica que tenham disponível para o mercado livre, pois as transitórias deixam de existir.

Contratar a luz no mercado livre

Enquanto o cliente tiver a instalação elétrica prestes a ser utilizada, tenha noção do seu CPE e o certificado da CERTIEL, pode solicitar a contratação da eletricidade. Ao fazer a nova ligação em baixa tensão, o cliente deve decidir uma serie de dados que vão constar no novo contrato elétrico.

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa eléctrica a contratar
  • Companhia de luz a contratar

Estes termos podem ser alterados quando cliente quiser, sendo estas alterações gratuitas.

Mudar o nome do contrato da luz

Ao longo do tempo, o cliente pode querer mudar alguns termos do contrato elétrico para poder adaptar o fornecimento às suas verdadeiras necessidade. Mudar o nome do titular do contrato elétrico é um procedimento usual, nas seguintes situações:

  • Em caso de ser um novo inquilino no imóvel deverá mudar a titularidade para evitar problemas com o antigo proprietário.
  • Em caso de separação, a pessoa que ficar com o imóvel será quem realize a alteração.
  • Se o titular falecer, os seus familiares devem fazer a alteração, porque o antigo titular já não poderá exercer como tal.

Mudar a potência elétrica

Outra alteração que o cliente pode fazer no mercado livre elétrico é alterar a potência contratada, pois segundo as suas necessidade, o cliente pode requisitar um nível diferente de potência contratada.
Se a potência não for suficiente para ligar os aparelhos que precisa, deve aumentar a potência. Pelo contrário, caso reparar que paga um termo fixo alto demais e pode ligar todos os aparelhos sempre sem que salte o disjuntor, então deve reduzir a potência elétrica.

Vantagem no mercado livre da luz

Mude sempre que quiser de tarifa elétrica

O cliente do mercado livre da luz pode alterar o seu contrato e, ao mesmo tempo, pode mudar de tarifa elétrica e mudar de fornecedor. Assim pode ter o seu contrato actualizado, pois terá a tarifa mais barata. Contacte a LojaLuz para saber qual a melhor opção e sempre que quiser mude de fornecedor elétrico, pois no mercado livre não existe compromisso de fidelização contratual.

Sempre que quiser mude de tarifa elétrica para ter a mais barata contratada. Sempre que fizer uma alteração do contrato, verifique que tarifa tem contratada, pois se existir alguma melhor deve solicitar a troca ao mesmo tempo.

A qualidade do fornecimento será sempre a mesma, pois depende da distribuidora e não da comercializadora.

Como aderir a uma tarifa de luz do mercado livre?

O cliente deve decidir que fornecedor eléctrico quer contratar e verificar que é o detentor da melhor tarifa da luz. Então pode contactar connosco ou com essa companhia escolhida e apresentar os dados necessários para celebrar o novo contrato elétrico:

  1. Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência eléctrica a contratar (alterável)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento da luz: pagamento por multibanco ou pagamento por débito directo.

Que fornecedores de luz operam no mercado livre?

A concorrência no mercado livre cresceu nos últimos tempos, e neste momento podemos encontrar numerosas companhias comercializadoras de eletricidade. Os fornecedores de luz ofertam tarifas de eletricidade reguladas pela ERSE, as quais são revisadas anualmente. Contrate uma das companhias do mercado livre.

  • Neste momento podemos encontrar as seguintes companhias:
  • EDP Comercial
  • YLCE
  • Galp Energia
  • ENAT
  • Endesa
  • Iberdrola
  • Goldenergy
  • AUDAX
  • LUZBOA

Alterar o fornecedor eléctrico

O cliente por pertencer ao mercado livre de eletricidade poderá proceder à alteração da companhia fornecedora do serviço de eletricidade sempre que quiser. Esta é uma das grandes vantagens deste mercado, pois permite a qualquer momento e de forma gratuita que o cliente mude de companhia.

Para tal, basta encontrar uma oferta melhor e contactar a nova companhia ou a LojaLuz e solicitar a alteração. O video abaixo pode ajudá-lo neste procedimento: