Está aqui

A rede de distribuição em Portugal: EDP DISTRIBUIÇÃO

call lojaluz
Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
rede distribuição Portugal: EDP Distribuição

Quando a energia chega ao cliente, previamente esta energia teve de atravessar um longo caminho. Os comercializadores, para fazê-la chegar desde os centros produtores até os clientes titulares do fornecimento, usam a rede de transportes e a rede de distribuição, esta última operada unicamente pela EDP Distribuição.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

A distribuição elétrica em Portugal

A distribuição elétrica tem outro sistema que a distribuição de gás natural. É completamente independente uma e a outra. A primeira não tem competência, sendo EDP Distribuição a única do país, mas com o gás natural, existe grande competência entre empresas, chegando a serem 11 as distribuidoras repartidas pelo território português.

Seguindo a mesma direção do crescimento demográfico, e a correspondente evolução dos consumos, a rede de distribuição foi reforçada e modernizada para dar boa resposta ás novas exigências. Para não perder a qualidade necessária e para minimizar a perda de energia nas redes, a distribuição está constituída com linhas aéreas e cabos subterrâneos de alta, media y baixa tensão.

O fornecimento e as instalações elétricas para uso público são infra-estruturas fundamentais da rede EDP Distribuição.

Como realizar a ligação elétrica?

É a través de uma ligação a qualquer instalação elétrica, produtora ou consumidora, quando se observa a integridade do sistema elétrico português. Esta situação pode-se encontrar em instalações muito diversas, desde pequenos locais comerciais até grandes lojas ou fabricas ou centrais de produção, com noção de que o custo de essa instalação será proporcional ao tamanho necessário e a potência contratada.

Uma nova ligação da luz é poder usar o serviço da EDP Distribuição, desta maneira o cliente pode satisfazer a sua necessidade de luz em casa.

As condições comerciais para fazer esta ligação foram alteradas desde Novembro de 2012 até o 13 de maio de 2013. Desde esse momento, o regulamento aplicado foi o Regulamento de Relações Comerciais (RRC) e da Diretiva da ERSE nº 18/2012.

.distribuicao

Princípios gerais da rede de distribuição

  • A ligação entre a rede existente e a instalação elétrica é responsabilidade das infra-estruturas físicas da zona.
  • Os operadores da rede são obrigados a fazer a ligação elétrica a todos os clientes que a requisitem nas condições comerciais aprovadas pela ERSE.
  • As instalações não serão expostas sem antes existir uma autorização por parte das entidades administrativas competentes.
  • A obrigação da ligação inclui deveres de aconselhamento e informação por parte dos operários da rede de distribuição, como o tipo de tensão da instalação e outras características próprias do fornecimento.
  • O pagamento por parte dos consumidores á rede de distribuição é da seguinte maneira:
  1. A través de pedidos de ligação ao abrigo das condições aprovadas pela ERSE.
  2. Mediante sistema tarifário de uso, representado por uma fatura de uso de energia. Nestas faturas, não estão incluídos os encargos suportados pela requisição de ligação á rede.
  • As condições comerciais incluem um custo diretamente proporcional ao espaço entre o ponto da rede de distribuição e o lugar exato da istalaçao. Desta mesma maneira, a relação entre o custo da energía e a potência contratada também é diretamente proporcional.
  • A claridade e a simplificação da informação oferecida pelos operários da rede será uma característica primordial á hora de fazer a gestão aos clientes que requisitem uma instalação elétrica, para fim de não ter conflitos após a instalação.

Para fazer uma nova ligação á rede da EDP Distribuição, o cliente deverá cumprir os passos a seguir e apresentar a documentação devida para tal fim. No nosso site pode pesquisar esta informação de maneira clara e simples. Aliás, poderá comprovar o sistema do Mercado Liberalizado português.