Está aqui

As tarifas de eletricidade no Mercado Livre

banner tarifa

call lojaluz

Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
tarifas eletricidade Mercado Livre

A adesão ao mercado livre é uma mudança à qual o cliente deve proceder até ao ano de 2017. Este prazo foi prolongado, sendo que antes deveria ser feito até 2015. No entanto não se esqueça que quanto mais cedo mudar, mais rapidamente começará a poupar. Este facto acarreta muitas vantagens para os cliente que querem poupar com a luz de casa, mas saiba como fazê-lo e conte connosco para o esclarecer em qualquer dúvida

Saiba que pode comparar as tarifas elétricas e todos os fornecedores de luz para a sua contratação, pois pode contratar aquele que quiser. Assim conseguirá ver qual a melhor opção e começar a poupar com a factura de luz, em sua casa.

A luz no mercado livre

os clientes podem comparar as tarifas elétricas e podem celebrar contratos de luz com qualquer uma das companhias

Com a liberalização do mercado de eletricidade, os clientes podem comparar as tarifas elétricas e podem celebrar contratos de luz com qualquer uma das companhias que têm disponível, pois todas operam em todo o território continental e a qualidade do fornecimento sempre vai depender da distribuidora, não da comercializadora.

Por tanto, o mercado livre da luz traz uma grande vantagem para o cliente consumidor de energia: poupar com a mudança do contrato de luz, através de uma tarifa mais barata e com a possibilidade de poder contratar qualquer tarifa, que seja mais económica, independentemente do fornecedor.

Quando posso fazer a nova ligação de luz?

O cliente quando pensa ligar a luz no seu imóvel, deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

Quais são as diferentes comercializadoras de luz?

No mercado livre eléctrico português são várias as empresas detentoras de preços competitivos, dos quais pode tirar partido. No entanto, é sempre recomendado que esclareça qualquer dúvida que tenha sobre as tarifas, uma vez que decisões precipitadas podem acarretar problemas futuros.

  • Galp Energia
  • ENAT
  • Ylce
  • EDP Comercial
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA
  • Energia Simples

Comparar as tarifas elétricas

O cliente deve comparar as tarifas elétricas sempre que queira proceder a nova ligação em baixa tensão, ou sempre que quiser alterar o seu contrato da luz, pois pode aproveitar e ao mesmo tempo em que altera a titularidade do contrato elétrico, ou muda a potência da luz, pode mudar de tarifa e contratar uma mais económica ou com melhores condições.

A comparação das tarifas deve ser feita segundo o preço de cada um dos termos da factura de luz:

  • Termo fixo: corresponde a potência elétrica que o cliente tiver contratada. Em qualquer factura deverá aparecer este valor, valor da tensão, sendo o máximo de consumo instantâneo no ponto de entrega.
  • Termo de energia: é o termo que representa o consumo que o cliente fez ao longo do período de facturação. Este termo tem o preço diferente ao termo da potência elétrica contratada.

Qual a melhor tarifa de luz?

A melhor tarifa de eletricidade não tem que ser a mais económica, pois existem condições contratuais que o cliente pode querer evitar, mas para contratar essa tarifa deve ceder e aceitar essa condição como facturação eletrônica ou subscrição ao Débito Direto como meio de pagamento da luz.

Temos a comparação das tarifas para o caso de uma contratação SIMPLES com 10,35 kVA de potência contratada:

Saiba que a potência contratada pode ser alterada. Pode reduzir a tensão elétrica ao mesmo tempo em que muda de comercializador e contrata uma tarifa melhor.

Como aderir a tarifa de eletricidade no mercado livre?

O cliente deve contactar com a companhia fornecedora de eletricidade que escolheu para a sua contratação ou contactar connosco para formalizar o melhor contrato para si, e apresentar os seguintes dados:

  1. Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.