Está aqui

Mudar de tarifa de Luz

call lojaluz
Dá a tua opinião: 
Seja o primeiro a avaliar
mudar tarifário

Em Portugal, o mercado energético encontra-se liberalizado, o que significa que existem várias empresas que atuam diretamente na parte da compra e venda de energia. Enquanto que antes, existia apenas uma empresa encarregue por ambos os processos, tanto de distribuição como também de comercialização de energia.

Estas novas mudanças vieram trazer uma maior liberdade ao consumidor uma vez que agora pode escolher uma das várias empresas comercializadoras.

Mudanças de tarifa de luz"

O consumidor pode optar por uma mudança de tarifa elétrica dentro da própria companhia cujo serviço tem contratado, ou aderir a um novo plano por parte de outro fornecedor. Ambas são opções viáveis e completamente normais.

Efectivamente, ambos os processos são bastante semelhantes. Em primeiro lugar, é sugerido que se analise o seu perfil de consumo, nomeadamente qual a potência que tem contratada e se esta se adequa aos seus gastos mensais de energia. De seguida, deve verificar qual o tipo de tarifa da luz que subscreveu e se é a ideal relativamente às suas horas de utilização de electricidade, isto é, se apenas consome electricidade durante um certo intervalo de tempo, sempre igual todos os dias, pode ser-lhe mais benéfico a alteração do tipo de tarifa elétrica.

Razões para mudar de tarifa elétrica

Existem várias causas que podem levar um cliente a querer mudar de tarifa de luz que tem contratada, das quais se podem destacar a existência de outras ofertas equivalentes mas com um custo menor, más experiências quando entrou em contacto com o serviço de apoio ao cliente, levando-o assim a procurar agora uma nova comercializadora elétrica que proporcione um apoio técnico mais agradável e/ou eficaz.

Qualquer uma destas razões é perfeitamente válida para proceder a uma alteração da tarifa de luz que tem contratada.

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias do mercado livre de eletricidadeAjudamos-te a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Como escolher a nova tarifa de luz?

Após ter efetuado corretamente a identificação do seu perfil de consumo, encontra-se preparado para dar início à segunda etapa deste processo. Isto é, pode começar a analisar todas as ofertas presentes no mercado, tendo em conta as que melhor assentam no seu perfil, adicionalmente deve prestar atenção à existência de descontos que lhe permitam obter uma maior poupança mensal.

Tarifas Duais

Uma maneira de aproveitar numa maior escala as regalias do mercado liberalizado é a adesão a este tipo de tarifas. Um tarifa dual é uma tarifa de gás e de luz por parte da mesma comercializadora.

Geralmente as empresas proporcionam um desconto bastante maior neste tipo de tarifas, pelo que é uma boa prática ter em conta esta opção.

Apesar de não existir fidelização vinculada à adesão de tarifas duais, deve-se estar atento, pois a inclusão de algum serviço ou funcionalidade torna possível à comercializadora produzir um contrato que o obrigue a permanecer com esta durante um certo período de tempo. Esta prática não é recomendada, uma vez que está a abdicar da possibilidade de mudar de fornecedor elétrico frequentemente e muitas vezes os descontos propostos a justificar a fidelização revelam-se descontos com prazos de validade.

Após ter escolhido a tarifa elétrica como devo proceder?

Após ter tomado uma decisão em relação à tarifa que pretende contratar, pode proceder ao contacto com a empresa detentora do plano pretendido. Esta irá orientá-lo ao longo do processo de modo a que possa ter o menor trabalho possível.

Deve aproveitar esta última fase para tirar qualquer dúvida acerca do serviço a contratar, visando evitar eventuais problemas no futuro.

Quais são as diferentes comercializadoras?

No mercado elétrico português são várias as empresas detentoras de preços competitivos, dos quais pode tirar partido. No entanto, é sempre recomendado que esclareça qualquer dúvida que tenha sobre as tarifas, uma vez que decisões precipitadas podem acarretar problemas futuros.

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora entre 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar a nova companhia com quem deseja celebrar o novo contrato de luz

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, que mostra passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

Dados para aderir a uma tarifa elétrica

O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:

  1. Dados Pessoais como titular do contrato
  2. Fatura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE
  3. Meio de Pagamento da conta da luz

Qual a melhor tarifa de luz?

Para comparar as tarifas de luz, podem verificar o caso doméstico com 10,35 kVA de potência. na opção tarifária SIMPLES:

*Facturação eletrónica