Como pedir uma instalação de gás e qual a distribuidora responsável
Conheça todos os procedimentos e preços para fazer uma nova ligação de gás. Saiba ainda qual é a distribuidora de gás natural responsável pelas instalações de gás na sua área de residência.
Como pedir uma nova instalação de gás?
Uma nova ligação de gás é feita quando não tem instalação de gás natural na sua casa ou negócio, isto é, quando não existe ligação à rede de distribuição.
No caso de ter contador de gás não precisa de uma nova ligação de gás. Basta contratar uma fornecedora de energia e ter consigo uma declaração de inspeção de gás válida, para que se possa iniciar o fornecimento de energia.
Fique a conhecer os passos para ligar o gás.👇︎
- Contactar a distribuidora de gás
- Preencher o formulário para a nova instalação de gás
- Aceitar o orçamento da distribuidora
- Celebrar o contrato para a infraestruturação e estipular uma data para o início das obras
Depois de realizar o pedido de instalação de gás, a primeira coisa que acontece é uma análise das condições técnicas para saber se é possível instalar o gás em sua casa.
Se as condições o permitirem, será efetuada a instalação de gás.
No final da obra, é-lhe atribuído o código CUI e o contador de gás fica ativado.
Assim, o primeiro passo para ligar o gás em sua casa é pedir uma nova instalação de gás natural à distribuidora da sua área de residência.
Conheça a operadora de rede que atua na sua região.
Distribuidoras de gás natural por região
Interior Norte
Douro
Porto, Braga e Viana do Castelo
Litoral Centro
Centro Interior
Lisboa
Setúbal
Évora e Sines
Beja
Vale do Tejo
Algarve
Depois de contactar a sua distribuidora de gás, deve preencher o formulário que oficializa o seu pedido da nova instalação de gás. Pode encontrar este documento no próprio site da sua operadora de rede.
Para preencher o formulário, deve assinalar (X) no cabeçalho que se trata de uma nova instalação de gás natural. Em seguida precisa dos seguintes dados:
- Nome;
- Morada, Concelho e Código Postal atual (para efeitos de faturação ou troca de correspondência);
- Email;
- Telefone;
- Número de Contribuinte (NIF) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC);
- Morada, Concelho e Código Postal da nova ligação de gás;
- Anexar uma planta de localização, assinalando a zona prevista para a nova ligação de gás;
- Designação do local de consumo (loteamento ou condomínio);
- Tipo de imóvel: moradia, prédio (...);
- Equipamentos que pretende usar com cobertura de gás;
- Estimativa de consumos médios;
- Data pretendida para a instalação do gás.
Depois de formalizar o pedido para a instalação de gás, a distribuidora de gás faz uma análise do seu processo, para assegurar que reúne as condições necessárias para ser feita a ligação de gás natural no imóvel.
Se o seu pedido for aprovado, a distribuidora apresenta-lhe uma proposta de orçamento para a construção do ramal.
Ramal de Ligação A ligação ao ramal de gás corresponde ao troço de canalização privado compreendido entre a rede pública e o limite da sua propriedade.
Qual é o preço de uma instalação de gás natural?
Uma nova instalação de gás natural implica muitas vezes a construção de ramais que permitem efetuar a sua ligação à rede existente. Estes encargos para a nova ligação de gás devem ser pagos pelo cliente.
Confira o preço dos trabalhos na construção de rede, definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE):
|
|
---|---|
Parte do ramal que ultrapassa os 30 metros | 30,90 €/m |
Rede de distribuição a construir | 49,50 €/m |
|
Depois de aprovar o orçamento estipulado pela distribuidora, para a nova instalação de gás natural será estabelecido um contrato para dar início às obras de ligação à rede de distribuição de gás. Este contrato é celebrado entre a distribuidora que faz as obras e o titular da instalação de gás.
Inspeção de Gás Por se tratar de uma nova ligação de gás, a inspeção de gás é obrigatória, a fim de garantir a segurança da instalação de gás e o normal fornecimento de gás em todos os equipamentos.
Terminadas as obras da nova instalação de gás natural, é-lhe atribuído o Código CUI e o contador de gás é ativado. Começará a registar os seus consumos, assim que celebrar um contrato com uma comercializadora de energia.
Perguntas Frequentes sobre a Instalação de Gás
Preciso de ter eletricidade para fazer uma instalação de gás?
Sim. Para testar a segurança da ligação de gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligadas, para poder avaliar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores.
As inspeções de gás têm validade?
Sim. O certificado atribuído ao seu imóvel pela Entidade Inspetora de Gás (EIG) tem validade de 5 anos em instalações de gás natural com mais de 10 anos e de 3 anos em instalações de gás na restauração, hotelaria, escolas, hospitais, estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas.
O que acontece se não realizar a inspeção de gás?
Em caso de incumprimento na realização das inspeções de gás, é notificado pela DGEG para que realize a inspeção nos 3 meses seguintes. Se a inspeção não for feita nesse espaço de tempo, a sua distribuidora procederá ao corte da ligação de gás.