Está aqui

Baixa Tensão Especial e Média Tensão

comparar fornecedores eletricidade poupar

Saber qual o valor da potencia necessária para o seu negócio não é exatamente tão simples e é comum que venha a ter um valor muito acima do utilizado para uma morada que, normalmente, são valores de baixa tensão normal.

Entenda os diferentes tipos de tensão e a que costumam ser aplicadas cada uma delas. Saber a potência correta para o seu negócio poderá ajudá-lo a poupar nas suas faturas de luz.


O que são Baixa Tensão Normal, Baixa Tensão Especial, Média Tensão e Alta Tensão?

A depender da potência que seja necessária para o seu negócio, ela poderá ter um destes tipos diferentes de tensão elétrica:

  • Baixa Tensão Normal (BTN) – é o valor de potência que vai de 1,15kVA até 41,4kVA. Costuma ser utilizado para residências ou pequenos escritórios;
  • Baixa Tensão Especial (BTE) – valor de potências entre 41,4kVA e 45kVA. Geralmente se utiliza em pequenas empresas, armazéns ou lojas;
  • Média Tensão (MT) – o valor aqui já passa a ser superior a 1kW e inferior ou igual a 45kW. Se o seu negócio é uma padaria, uma indústria ou uma grande empresa com muitas máquinas elétricas ou eletrônicos, provavelmente, se enquadrará na Média Tensão;
  • Alta Tensão (AT) – São valores superiores a 45kW e inferiores a 110kW. A alta tensão costuma ser utilizada somente para hospitais ou grandes fábricas, como no setor siderúrgico, celulose, plásticos ou serviços energéticos.

Qual a potência correta para o meu negócio?

Para saber a potência elétrica correta para o seu negócio, é preciso que avalie alguns pontos, como por exemplo:

  1. A superfície do local;
  2. O número de trabalhadores;
  3. A quantidade de equipamentos elétricos ou eletrônicos;
  4. O horário de funcionamento do local e em que momento estão ligados a maior parte dos equipamentos;

Entre em contato conosco que iremos ajudá-lo a descobrir qual potência é mais indicada para o seu negócio e poderemos mostrá-lo uma comparação das tarifas das principais empresas do mercado livre energético em Portugal para que saiba qual seria a melhor a contratar para o seu local.

Posso alterar a potência do meu negócio?

Uma vez definida a potência junto com a companhia elétrica, poderá alterá-la sempre que for necessário, caso creia que foi insuficiente o valor contratado a um primeiro momento. Solicitar a mudança do valor da potência é um processo gratuito e simples. Ao contatar a empresa de eletricidade precisará apresentar estes documentos:

  • Número de contribuinte do titular do contrato;
  • Endereço do local;
  • Contrato de alquiler ou compra do local;
  • CPE, Código Ponto de Entrega (poderá encontrá-lo em alguma fatura anterior);
  • Novo valor de potência que deseja contratar;
  • Dados para pagamento.

O que são termo fixo e termo de consumo?

fornecedores eletricidade

Ao ter que escolher as tarifas que melhor convêm ao nosso negócio ou mesmo às nossas moradas, é normal que não entendamos alguns conceitos que podem aparecer e que influenciam nos preços, como termo fixo e termo de consumo, por isso a Lojaluz te explicará o que são:

  • Termo Fixo: é o valor pago pela potência em €/dia. Ao contratar uma potência específica para o seu imóvel, o termo fixo é o preço que você pagará por ela. Este é invariável e você pagará o mesmo a cada dia do mês. Geralmente é no termo fixo que as companhias costumam oferecer os melhores descontos.
  • Termo de Consumo: este valor que também é em €/dia, se refere ao consumo de energia ativa diariamente, ou seja, o valor total que você pagará a cada dia poderá variar em relação aos outros dias do mês, tudo dependerá de quanto consume. O termo de consumo é o maior responsável pelo valor total das suas faturas.

Qual a melhor companhia elétrica?

Desde 2006, Portugal se encontra no mercado liberalizado energético e, com isso, constantemente aparecem novas empresas comercializadoras de energia. Para saber qual é a melhor, primeiro é importante entender que estas empresas simplesmente comercializam a energia para o seu imóvel, mas o fornecimento da energia depende somente de uma, a EDP Distribuição, por isso, independentemente da empresa comercializadora que você contrate para o seu negócio ou morada, a qualidade da energia recebida será sempre a mesma porque isso não depende destas empresas, mas da EDP Distribuição.

Agora que este ponto já está claro, a Lojaluz acredita que a melhor empresa é aquela que se adapta perfeitamente às necessidades do seu imóvel, mas sempre é preciso considerar estes três fatores:

  1. Tarifas. É essencial contar com tarifas que permitam poupar nas suas faturas de luz frente à outras companhias;
  2. Um serviço de atenção ao cliente de qualidade e personalizado que busque compreender o que seu imóvel realmente precisa;
  3. Uma companhia que não te exige fidelização, que não te obriga a estar com ela em troca de oferecer-te boas tarifas.

Se quiser saber mais sobre cada companhia de luz do mercado livre de energia, entre em contato com a Lojaluz que nós te contaremos um pouco sobre cada uma e te ajudaremos a escolher a empresa de eletricidade que seria ideal para o seu negócio.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus