Como rescindir fornecimento de luz: Alterações ao contrato de energia

rescisão fornecimento luz

De igual maneira que um cliente faz uma nova ligação à rede elétrica, o mesmo cliente pode exercer o direito da rescisão. Este tramite convém ser previamente bem estudado. Para tal fim, pode pesquisar informação referente ás opções expostas no nosso site.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

Também deixamos à vossa disposição o primeiro comparador de tarifas elétricas do mercado liberalizado português.

Em primeiro lugar, o cliente deve saber bem qual é o processo que quer iniciar. Uma rescisão do contrato leva á cancelação da ligação, ou seja, o fim do fornecimento da energia elétrica no ponto. Para evitar complicações, devem-se distinguir as diferentes situações:

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora enter 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

 

Rescisão em caso de compra e venda

Para casos de compra e venda, existirá por conceito um comprador e um vendedor. É por essa razão que em vez de concluir a rescisão do contrato do fornecimento energético, o novo titular, neste caso o comprador, é quem deve requisitar os dados e a documentação necessária ao antigo titular, neste caso vendedor. É este titular quem deve facilitar uma factura anterior ao novo titular, para ele poder fazer a alteração corretamente. Aliás, deverá apresentar a escritura do ponto, o qual legitima o novo titular a tramitar esta alteração.

Para mais informação referente a este caso, consulte Alteração do Contrato.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Rescisão em caso de arrendamento

Em caso de existir um arrendamento, por próprio conceito, estão presentes um arrendatário e um arrendador. Neste caso é aconselhável fazer uma alteração da titularidade do fornecimento e passar toda a responsabilidade ao novo titular, neste caso o arrendatário. Como qualquer alteração do contrato, o novo titular será quem protagonize o tramite, e deverá dispor dos dados facilitados pêlo antigo titular, neste caso o arrendador.

Para mais informação, pode pesquisar Alteração do Contrato.

Manutenção do fornecimento sem rescisão

Pode ser o seu caso um dos que não convém fazer a rescisão, ou seja, manter o fornecimento ativo, desta maneira não terá de esperar prazos nem ter situações complicadas por gestões a mais. O cliente pode encontrar uma tarifa que seja mais econômica para este caso, graças às vantagens do mercado liberalizado. Se preferir não mudar de comercializadora, pode fazer uma troca de tarifa na mesma companhia.

Neste caso, simplesmente o cliente terá uma quantidade fixa, referente á potência contratada, sem fazer a rescisão. Assim, o cliente tem fornecimento sempre que quiser, sem esperar uma Nova Ligação.

Como fazer a rescisão do contrato de luz?

Se nenhum destes casos está ligado ao seu, pode solicitar a rescisão do fornecimento energético de forma rápida e sem complicações, a través do serviço eletrônico próprio da companhia contratada, mediante correio em papel, ou por intervenção do serviço de uma loja. Referente a esta última opção, no nosso site pode localizar as lojas próximas a si.

Para solicitar a rescisão, o cliente devera dispor de uma seria de dados e uma documentação a apresentar para concluir este tramite:

  • Factura anterior.
  • Dia para a rescisão e hora.
  • Leitura do local no dia da rescisão. (contacto para leituras da EDP, Galp Energia, Endesa e Iberdrola)

Deverá ser o titular do fornecimento quem seja a fazer a rescisão ou alguém com uma declaração de autorização que o legitime a fazê-lo.

Se o antigo cliente entra num local cujo fornecimento está desligado, deverá solicitar uma Nova Ligação. Para tal fim, pode pesquisar toda a informação referente aos passos a seguir para realizar a ligação em www.lojaluz.com

211 451 219
Quero que me liguem