Consumo Médio: Energia Elétrica, Simulador Consumo Energia em kWh

Quer conhecer o seu consumo médio de energia elétrica, poupar energia e aumentar a eficiência energética da sua habitação? Neste artigo, fornecemos um simulador de consumo de energia em kWh por cada um dos eletrodomésticos e aparelhos que tem na sua casa, damos a conhecer o consumo médio de eletricidade por habitação, quantos kWh gasta uma família e, por fim, como economizar energia elétrica.

Consumo Médio de Luz

Consumo médio de energia elétrica

Nas nossas casas estamos rodeados por diversos eletrodomésticos que precisam de energia elétrica para funcionar. Quando ligados à corrente elétrica, a quantidade de energia elétrica consumida é diferente em cada um deles.

Resulta que, o consumo de energia elétrica de cada eletrodoméstico reflete-se na conta da luz. De forma a estar mais atento aos seus gastos com a luz, poderá saber como é que se estabelece o consumo médio de energia elétrica e, por conseguinte, como se divide o consumo médio de eletricidade numa habitação.

O consumo médio de eletricidade varia consoante uma série de fatores, seja a potência contratada da sua habitação, ou a tarifa de eletricidade que escolheu de uma determinada fornecedora de energia.

Para uma estimativa do consumo médio de energia elétrica deverá saber quais são os parâmetros que influenciam no cálculo do consumo de eletricidade. A partir daqui, dará um primeiro passo para poupar energia na sua casa.

  • Como calcular o consumo de eletricidade:
  • Ter em conta os eletrodomésticos que utiliza habitualmente em casa;
  • Qual é a potência elétrica dos eletrodomésticos;
  • Por quanto tempo mantém os eletrodomésticos em funcionamento.

Além do mais, o consumo de eletricidade varia mediante as estações do ano. Obviamente, no inverno os gastos com a luz são mais elevados do que no verão.

O consumo médio de eletricidade numa habitação define-se mediante as divisões existentes numa casa e os aparelhos onde gastamos mais energia ao longo do ano. Os diferentes eletrodomésticos estão dispostos nas diferentes repartições de um lar consoante o seu propósito:

  • consumo médio eletricidade habitação
  • Iluminação;
  • Climatização;
  • Águas Quentes Sanitárias (AQS);
  • Cozinha;
  • Equipamentos (televisão, computadores, etc.);

Em baixo, explicaremos com maior detalhe como é que normalmente se distribui o consumo médio de eletricidade por habitação.

Consumo médio de eletricidade: Habitação

Talvez não saiba, mas é na cozinha que gastamos mais energia elétrica, porque é onde que se encontram os equipamentos com potências mais elevadas, nomeadamente as máquinas de lavar a loiça e de lavar a roupa, o frigorífico, e o forno elétrico, por exemplo. Estes são equipamentos essenciais no nosso dia a dia que dificilmente conseguimos prescindir.

No entanto, existem pequenos gestos quotidianos que lhe permitem reduzir a fatura de eletricidade, tendo um maior controlo com as suas despesas.

Conheça agora a percentagem de consumo médio de eletricidade numa habitação, consoante a tabela que apresentamos a seguir.

Entenda que o consumo médio de eletricidade numa habitação varia se o imóvel dispõe ou não de climatização. A climatização do lar tem que ver com a existência de formas de aquecimento e arrefecimento (aquecedores elétricos e ares condicionados, por exemplo) e de águas quentes sanitárias.

Consumo médio de eletricidade
Tipo de consumo numa habitação Sem climatização Com climatização
Climatização Aquecimento - 9%
Climatização Arrefecimento - 2%
Águas Quentes Sanitárias 8% 3%
Cozinha 41% 40%
Equipamentos 35% 33%
Iluminação 16% 13%

O consumo médio de eletricidade é também elevado pela utilização constante de equipamentos,como televisões, computadores, carregadores de telemóveis e outros dispositivos, que normalmente estão distribuídos pela sala de estar.

Atualmente, o consumo exagerado de energia por parte destes equipamentos, dificulta os clientes das fornecedoras de energia a poupar na luz. De qualquer forma, apresentamos a seguir como se distribui o consumo de energia em kWh dos equipamentos da sua casa, para ficar a par de como evitar consumir tanta eletricidade.

Simulador de consumo de energia em kWh

Para ajudá-lo a economizar energia, apresentamos-lhe a fórmula para calcular o consumo de energia em kWh, isto é, em quilowatts-hora.

O consumo médio de energia elétrica é a quantidade de energia processada por um determinado ponto de alimentação elétrica, durante um determinado período de tempo, o designado período de faturação. O consumo de energia elétrica é faturado pelas comercializadoras mediante o preço do kWh.

kWh (Quilowatt-hora):unidade de medida da energia consumida por um aparelho durante um determinado período de tempo.

Assim, é o consumo de energia em kWh, durante o período de faturação, que faz a despesa ser mais alta ou mais baixa. Para fazer o cálculo da energia elétrica consumida em kWh, é necessário ter conhecimento da fórmula utilizada:

Fórmula de cálculo do consumo médio de energia elétricaEnergia Consumida (em kWh) = Potência elétrica (em kW) x Tempo de Utilização (horas)

Assim, para saber qual é o consumo médio de energia elétrica da sua casa, tenha consigo a sua fatura de energia e faça uma média do consumo. A tabela em cima serve como simulador do consumo de energia em kWh.

O nosso simulador de consumo de energia está dividido consoante os eletrodomésticos que utiliza na sua habitação, bem como consoante a repartição da casa em que regularmente estão presentes.

Consumo Médio de Energia Elétrica na Cozinha
Eletrodomésticos Potência Elétrica (kW) Tempo de Uso Mensal (Aprox.) Consumo Médio em kWh/mês
Placa Elétrica 1.5 kW 60 horas/mês 90 kWh/mês
Máquina de Café 1.2 kW 30 horas/mês 36 kWh/mês
Frigorífico 0.025 kW 720 horas/mês 18 kWh/mês
Máquina de lavar louça 0.7875 kW 16 horas/mês 12 kWh/mês
Forno Elétrico 2.5 kW 12 horas/mês 11.09 kWh/mês
Ferro de engomar 0.8 kW 12 horas/mês 10.31 kWh/mês
Máquina de lavar roupa 0.48 kW 12 horas/mês 5.76 kWh/mês
Exaustor 0.15 kW 30 horas/mês 4.5 kWh/mês
Microondas 1 kW 4 horas/mês 4.3 kWh/mês

Consoante a tabela, poderemos observar que o consumo médio de energia em kWh na cozinha costuma ser alto em aparelhos como placas elétricas, que têm uma potência elétrica mais elevada.

O consumo do frigorífico em kwh varia consoante a classe do mesmo. Por exemplo, um frigorífico combinado de classe D antigo apresenta um consumo mensal de aproximadamente 39 kWh.

Já um frigorífico com 3 anos, de classe A++ poderá ser mais caro, mas permite-lhe poupar na sua fatura de eletricidade. O seu consumo médio de eletricidade por ano poderá ser de 250 kWh, o que se traduz em aproximadamente 20 kWh/mês.

O consumo médio de energia noutros eletrodomésticos dispostos na cozinha também poderá variar. Por exemplo, o consumo do forno elétrico em kWh poderá ser superior aos 11.09 kWh/mês apontados na tabela, pela diferença de potência consoante o forno que tem no seu lar.

O consumo médio de energia elétrica mensal na cozinha é de aproximadamente 236.6 kWh, sendo que num ano é de 2839.2 kWh.

Consumo Médio de Energia Elétrica na Sala
Eletrodomésticos Potência Elétrica (kW) Tempo de Uso Mensal (Aprox.) Consumo Médio em kWh/mês
Aspirador 1.34 kW 12 horas/mês 16 kWh/mês
Iluminação 0.225 kW 60 horas/mês 13.5 kWh/mês
Televisão 0.09 kW 120 horas/mês 10.8 kWh/mês
Aparelhagem de som 0.03 kW 90 horas/mês 2.7 kWh/mês

O consumo médio de energia elétrica mensal na sala é de aproximadamente 43.08 kWh, e num ano é de 516.96 kWh. Tenha em atenção aos gastos de eletricidade na sala, já que costumam ser mais elevados com a iluminação e com o aspirador. Mesmo assim, o consumo de energia de uma televisão poderá variar. Existem televisores LCD com 42 polegadas que podem gastar anualmente 256 kWh.

Consumo Médio de Energia Elétrica no Quarto
Eletrodomésticos Potência Elétrica (kW) Tempo de Uso Mensal (Aprox.) Consumo Médio em kWh/mês
Computador 0.25 kW 90 horas/mês 22.5 kWh/mês
Impressora 0.09 kW 60 horas/mês 5.4 kWh/mês
Iluminação 0.06 kW 120 horas/mês 7.2 kWh/mês

O consumo médio de energia elétrica no quarto é de aproximadamente 35.1 kWh num mês, e num ano é de 421.2 kWh.

Consumo Médio de Energia Elétrica na Casa de Banho
Eletrodomésticos Potência Elétrica (kW) Tempo de Uso Mensal (Aprox.) Consumo Médio em kWh/mês
Secador de cabelo 0.043 kW 30 horas/mês 1.29 kWh/mês
Radiador 1 kW 60 horas/mês 60 kWh/mês
Iluminação 0.06 kW 120 horas/mês 7.2 kWh/mês

O consumo médio mensal na casa de banho é de aproximidamente 68.49 kWh, enquanto que num ano é de 821.88 kWh.

Tenha em atenção que existem aparelhos e eletrodomésticos que consomem muita energia, e que por sua vez, fazem aumentar o preço da sua fatura de eletricidade. São eles o consumo de ar condicionado e o consumo dos aquecedores elétricos.

Enquanto que o consumo de energia elétrica do ar condicionado por mês é de aproximadamente 162 kWh, o consumo de energia por mês pelo aquecimento elétrico será de 35 kWh. O consumo excessivo destes aparelhos poderá ter efeitos imediatos sobre a sua fatura de eletricidade.

Quantos kWh gasta uma família?

Não existe uma maneira exata para saber quantos kWh gasta uma família num mês ou no ano, pois trata-se de um cálculo que depende de várias questões.

Os pontos fulcrais para conhecer o consumo médio de uma família são:

  • Variantes para saber quantos kWh gasta uma família
  • Número de pessoas que compõem o agregado familiar e que, portanto, moram na mesma habitação;
  • A fornecedora de energia, a tarifa de luz e a potência elétrica contratadas;
  • Número de equipamentos ligados à corrente elétrica e o tempo de utilização.

Depois de fazer um estudo intenso, os clientes das diferentes fornecedoras de energia elétrica deverão escolher se vale a pena mudar a tarifa de luz que têm. Recomenda-se comparar as tarifas de luz apresentadas pelas diferentes companhias e, desta forma, escolher aquela que mais se adequa às necessidades da sua família.

As diferentes tarifas apresentadas no mercado livre de energia estão baseadas na regulação da ERSE. Esta regulação permite que, a partir de um preço estipulado pelo Governo, as comercializadoras apresentem preços diversos.

Qual o consumo médio de energia em Portugal?

Para que tenha uma noção de qual o consumo de energia em Portugal, apresentamos uma tabela sobre o consumo médio de energia elétrica em kWh em Portugal nos últimos anos.

Os dados contidos nesta tabela fazem parte de um estudo de estatística da Direcção-Geral de Energia e Geologia e estão atualizados.

Nesta tabela relativa ao consumo médio de eletricidade em Portugal encontramos ainda uma separação consoante o tipo de consumo, dividido da seguinte forma: doméstico, não-doméstico, indústria, agricultura, iluminação em vias públicas, e instituições pertencentes ao Estado.

Consumo de energia elétrica por tipo de consumo (kWh)
Anos Tipo de Consumo (em kWh)
Doméstico Não-Doméstico Indústria Agricultura Iluminação em vias públicas Institutos do Estado Outros Total
2012 12.898.001.944 12.128.235.362 17.291.036.786 1.003.089.315 1.554.672.003 1.892.008.367 363.319.058 47.130.362.835
2013 12.311.175.508 12.157.603.380 17.037.049.543 925.069.897 1.469.931.557 2.034.281.046 295.690.218 46.230.801.149
2014 11.907.719.427 12.115.938.588 17.291.360.653 824.562.570 1.477.934.192 2.233.916.671 297.165.756 46.148.597.857
2015 11.974.528.485 12.356.670.088 17.426.535.465 855.781.702 1.475.328.739 2.463.826.107 300.325.434 46.852.996.020
2016 13.086.684.963 12.587.890.741 17.607.226.373 811.598.695 1.460.293.063 1.394.839.237 378.199.726 47.326.732.798
2017 12.562.138.813 12.130.113.847 17.906.713.219 1.695.304.091 1.465.936.392 1.613.938.149 342.314.899 47.716.459.410

Como elucidado na tabela, o consumo de energia elétrica em kWh no nosso país tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. O consumo doméstico de energia elétrica é o que mais varia ao longo dos anos.

Se de 2015 para 2016 verificou-se um aumento de consumo doméstico de eletricidade em Portugal, de 2016 para 2017 verificou-se uma diminuição do consumo médio nas casas dos portugueses, talvez justificada pela maior consciencialização na poupança de luz.

Desta forma, para tentar controlar o consumo médio de energia convém saber algumas maneiras de poupar energia, ajudando assim o ambiente e reduzindo as suas despesas familiares.

Consumo médio: Como poupar energia?

Existem inúmeras formas, recomendadas pela ERSE para ajudá-lo a poupar energia, assim como aumentar a eficiência energética da sua casa:

Algumas das dicas para poupar energia elétrica que indicamos são genéricas, e dependem de habitação para habitação e de cliente para cliente.

  • Como poupar na eletricidade
  • Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, mais economizadoras;
  • Evitar o modo stand-by de televisões, computadores, leitores de DVD ou outros aparelhos eletrónicos;
  • Prefira eletrodomésticos que sejam da classe energética A, A+ ou A++;
  • Descongele o seu frigorífico antes da camada de gelo atingir os 3 milímetros;
  • Pode aproveitar o calor do ferro de engomar para passar o maior número de peças possíveis;
  • Abra as janelas da sua casa, evitando ligar a ventilação;
  • Tome banho mais curtos (7 a 10 minutos no máximo);
  • Prefira cores claras nas paredes da sua casa;
  • Apague as luzes que não está a utilizar.

Esta lista fornece apenas alguns exemplos de como poupar no consumo de eletricidade. Para conseguir obter uma eficácia energética, saiba qual a potência contratada que tem na sua casa. Sabendo isso, e seguindo os conselhos que lhe apresentámos, notará diferenças no seu consumo médio de eletricidade e na sua fatura.

Conte com a nossa ajuda para lhe ajudar a escolher a melhor companhia e tarifa de luz para a sua habitação.

Quer calcular o seu consumo de eletricidade?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

 
211 451 219
Quero que me liguem