Eletricidade Portugal: Como ligar a luz em casa?

Pedir ligação luz

A nova ligação à rede elétrica de uma instalação eléctrica deve ser um processo bem pensado e feito com jeito, mas sempre sabendo que é um trâmite básico e fácil de resolver.

Para contratar a eletricidade no mercado livre, não hesite em comparar as opções tarifárias e contratar aquela que seja a mais econômica para si, e assim pouca poupar com a conta da luz.

Quando posso ligar a luz?

 

O cliente deve ligar a luz no momento em que quiser ter fornecimento elétrico. Antes, deve solicitar a construção da instalação e proceder segundo o seguinte esquema:

Que tenho que decidir antes de ligar a luz?

Antes de formalizar a petição de activação do contador elétrico, o cliente deve decidir uma serie de termos que compõem a futura contratação:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Baixa Tensão?

A Baixa Tensão faz referência à potência a contratar no ponto do fornecimento. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. Este tipo de potências são as adequadas para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 KVA e uma potência mínima contratada de 1,15 KVA. Dentro de cada potência, o preço dela e a tarifa a contratar mudarão segundo o nível de tensão contratado.

Que tarifa de luz e com que companhia contratar o fornecimento?

oportunidade de poder escolher aquela tarifa que seja a mais adequada

Neste momento é quando o cliente deve saber bem qual é a tarifa que vai contratar para este fornecimento de eletricidade. O sistema tarifário da luz português está ao abrigo do mercado livre, oferecendo a oportunidade de poder escolher aquela tarifa que seja a mais adequada para o consumidor segundo as características dele.

Desta maneira, é evidente a poupança que o cliente terá no seu fornecimento. Para poupar ao contratar a luz, no nosso site pode encontrar a informação necessária para este fim. Aliás, pode verificar o tarifário disponível apresentado das diferentes empresas comercializadoras em Portugal, que são:

  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Ylce
  • ENAT
  • Iberdrola
  • Endesa
  • AUDAX
  • LUZBOA

Para a decisão, pode verificar a comparação de tarifas eléctricas disponível no mercado.

Quanto custa pedir a nova ligação da luz?

Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz

Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz, concluindo a ligação à rede de distribuição eléctrica.

O custo deste trâmite é 0. Esta gestão é gratuita, seja qual for a potência contratada. O cliente deve saber que se for preciso um reforço no ramal da instalação ou qualquer coisa relacionada com a distribuidora, ela apresentará um orçamento. Mas se estiver tudo correto, então poderá ter luz sem problema nem custos.

O preço e o prazo da nova ligação elétrica fazem que esta gestão seja fácil e económica.

Contratar a tarifa de luz mais barata

Para contratar a luz o cliente deve decidir quê tarifa quer contratar, e para esse caso deve comparar as tarifas elétricas, para saber qual a mais económica. Ter a tarifa mais econômica contratada é fácil, mas para comparar os preços, deve conhecer as tarifas e os termos que constam nela:

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada.
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.
*Facturação eletrônica

Como solicitar a nova ligação da luz?

Após a comparação das tarifas elétricas e opções que os clientes têm no mercado livre português, deve decidir qual a tarifa e fornecedor que quer contratar. Logo contacte connosco (para saber a sua melhor opção) ou com a companhia que escolheu e apresente os dados necessários para celebrar o contrato:

  1. Nº contribuinte do titular (BI)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.
 
210 009 971
Quero que me liguem