Comunicar leitura da electricidade

Comunicar leitura electricidade

Por muitas razões, o cliente pode precisar de proceder à leitura do contador eléctrico. O contador fornece a informação de quanta energia, em KWh, foi consumida até o momento da leitura. Com o valor da leitura, o cliente pode comparar e detectar possíveis erros em sua factura.

Lembre-se que quando tiver qualquer dúvida, pode contactar a LojaLuz ou a comercializadora contratada. Esse contacto é gratuito e pode ser feito online ou por telefone.

Mercado Livre de Eletricidade

se verificar através da leitura do contador ou das facturas de electricidade que o valor está muito alto,deverá mudar de companhia/tarifa de electricidade

Desde setembro de 2006, que o mercado energético português deixou de ser regulado e passou a ser livre. Isto quer dizer que desde então o consumidor pode escolher a companhia de electricidade que melhor se adequa às suas necessidades. Por isso, se verificar através da leitura do contador ou das facturas de electricidade que o valor está muito alto, talvez esteja na hora de mudar de companhia de electricidade ou mudar a tarifa contratada.

Se quiser mudar de comercializadora, saiba que isso não vai interferir em nada com o serviço e com a qualidade da energia fornecida. Isto porque a distribuição eléctrica é feita exclusivamente para todo o território português pela empresa EDP Distribuição.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Realizar a ligação elétrica

Em primeiro lugar, o cliente deve conhecer se onde quer ter o fornecimento eléctrico existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, saber se a instalação eléctrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter o fornecimento de luz depende da instalação eléctrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação à EDP Distribuição, em caso de não a ter.

 

Leitura do Contador Eléctrico

Ao fim de um certo período, é normal que a companhia de electricidade envie um técnico para fazer a leitura do contador eléctrico. Este procedimento permite que se tenha um valor exato da energia consumida. No entanto, em algumas situações, pode ser interessante que o próprio cliente faça a leitura do contador, como nos casos indicados:

  • Leitura ao mudar a titularidade;
  • Leitura ao alterar a potência contratada;
  • Leitura ao alterar a tarifa da luz contratada.

Leitura ao mudar a titularidade

É importante proceder à leitura do contador e mudança de titularidade, em caso de:

  • Arrendamento;
  • Compra e venda do imóvel;
  • Falecimento;
  • Separação.

Com essa mudança, o novo inquilino passará a ser o responsável pelo contrato celebrado com a companhia de electricidade. Para saber que parte da factura corresponde ao antigo inquilino, deve ser feita a leitura do contador eléctrico no momento em que o novo inquilino passa a usufruir do serviço. Se isso não for possível, pode também contactar a sua comercializadora de luz, que fará uma estimativa do que foi gasto pelo antigo inquilino.

Leitura ao alterar a potência contratada

Também é importante fazer a leitura do contador eléctrico para acompanhar o seu consumo de energia. Se for comum o caso em que o consumo instantâneo supera a potência contratada, o que se pode verificar pela interrupção constante dos disjuntores, deve-se aumentar a potência de luz contratada.

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

Ao alterar a potência contratada, as tarifas também podem mudar.

Na factura, o período estará divido entre os dias antes da alteração e os dias depois dela. Assim, o período precedente a alteração será multiplicado pela tarifa antiga e o período posterior será multiplicado pela nova tarifa. Porém, o cliente pode verificar quanto foi consumido antes e depois da alteração através da leitura do contador eléctrico.

Como poderá estimar o seu consumo mensal através do conhecimento da potência que cada um dos equipamentos utilizados diariamente consomem:

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Leitura ao alterar a tarifa de luz contratada

Com a liberalização do mercado energético, o cliente pode escolher a tarifa de luz que melhor lhe convém. Assim, pode aproveitar as maiores vantagens do mercado livre, como o facto de poder mudar de companhia de eletricidade e tarifa sempre que quiser de forma a poupar.

Ao mudar de tarifa de eletricidade não é preciso preocupar-se com a leitura do contador eléctrico, pois  como acontece no caso de mudança de potência, a factura estará dividida entre o período antes e depois da mudança.

Onde encontrar o contador da luz

O contador da luz geralmente está localizado do lado de fora das residências ou nas áreas comuns dos prédios. O contador da luz geralmente está localizado do lado de fora das residências ou nas áreas comuns dos prédios. Desta forma, o técnico da comercializadora pode fazer a leitura do contador sem invadir a privacidade dos consumidores.

Como proceder à leitura do contador eléctrico?

Os contadores são a peça chave numa rede eléctrica. Eles possuem um visor onde se encontra a energia consumida em KWh até ao momento. Os contadores mais antigos podem ter essa informação em decimais. Neste caso, ignoram- se os valores depois da vírgula, já que a única informação relevante são os números inteiros. Os contadores pertencem à instalação eléctrica, de responsabilidade da distribuidora, e por isso, quando houver qualquer problema, deve contactá-la.

Comunicar leitura do contador eléctrico

Caso verifique uma discrepância entre o valor lido no seu contador e o valor presente na factura, deve contactar a sua comercializadora. Existem duas maneiras de fazê-lo:

  1. No site da sua comercializadora: deve encontrar uma opção para comunicar o valor real consumido, normalmente ao preencher um formulário online.
  2. Por telefone: ao ligar para a sua comercializadora pode comunicar este valor.

Se encontrar qualquer problema nestes procedimentos, contacte- nos e podemos ajudá-lo.

Contador eléctrico avariado

  • Para verificar se o seu contador eléctrico está avariado, o procedimento é muito simples:
  • deve cortar todo o consumo de energia eléctrica e ver se o contador continua a aumentar o seu valor.
  • Para parar o consumo, lembre-se que é necessário desligar todos aparelhos eléctricos das tomadas e desligar todas as lâmpadas.
  • Se, depois de um tempo, o contador eléctrico ainda aumentar o seu valor, ele encontra-se avariado.
  • Neste caso, deve contactar a distribuidora, que é responsável pela instalação eléctrica.
211 451 219