Está aqui

Empresas de eletricidade

Empresas de eletricidade

São muitas as empresas de eletricidade no mercado livre. Algumas delas não são conhecidas pelo consumidor português, mas às vezes oferecem as melhores tarifas.

É importante conhecer todas empresas de eletricidade e suas respectivas ofertas. Compare todas companhias de luz com a ajuda gratuita da LojaLuz, especialista no mercado energético português.

O que fazem as empresas de eletricidade?

Diferente do que muitos pensam, não são as companhias de eletricidade que geram a energia elétrica. Na verdade, para simplificar podemos dizer são três os serviços relacionados à eletricidade:

  1. Geração
  2. Distribuição
  3. Comercialização

Em Portugal, a geração e comercialização estão liberalizadas (qualquer companhia pode fazê-lo), enquanto a distribuição é regulada e, por isso, é um serviço executado exclusivamente pela empresa que detém seu monopólio, a EDP Distribuição. A empresa distribuidora adquire a eletricidade das empresas geradoras e a leva desde os geradores até os terminais das casas.

Portanto, as companhias de luz são responsáveis apenas pela comercialização. Elas compram a eletricidade da distribuidora e revendem para os clientes finais. Por isso, podemos dizer que a qualidade do fornecimento elétrico não depende da empresa que contratar, pois esta só vende a eletricidade.

É verdade, no entanto, que a maioria dos grandes grupos que comercializam eletricidade também investem na geração.

Empresas de eletricidade no mercado livre

O mercado livre de luz surgiu em 2006. Desde então muitas companhias passaram a atuar no país e hoje o cliente pode encontrar mais de dez opções no mercado. Entre elas, podemos destacar:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Algumas, como EDP e Galp, já são velhas conhecidas do consumidor português. Outras, como Iberdrola e Endesa, são grandes empresas espanholas que estão a se firmar agora no mercado português. Por fim, encontramos também pequenas companhias, como Luzboa e Ylce, mas que muitas vezes oferecem as melhores tarifas.

Preço da eletricidade

O preço da eletricidade é dividido em duas partes:

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz e não depende do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a potência que o cliente tem disponível em sua casa. O cliente pode escolher e alterar sua potência contratada gratuitamente.

Termo de consumo (€/kWh): É de facto o preço do kWh, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo consumo de eletricidade que teve no mês. Geralmente representa a maior parte de uma conta de eletricidade.

A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, é a instituição que faz toda gestão do mercado de luz em Portugal. A cada ano, ela divulga preços de referência para a eletricidade. No entanto, cada companhia do mercado livre tem a liberdade para aplicar o desconto que quiser para seus clientes.

Melhor empresa de eletricidade

Não há uma empresa que seja a melhor para todos consumidores. Isto depende dos critérios e necessidades de cada cliente.

Portanto, para encontrar a melhor empresa de eletricidade, deve levar em consideração os seguintes critérios e ver quais deles são mais relevantes para si:

  • Critérios para escolher a companhia de eletricidade
  • Preço da eletricidade. Este, que costuma ser o principal critério para os clientes, depende também da potência que deseja contratar.
  • Atendimento ao cliente. Aqui incluímos a atenção que é dada às questões do cliente, a transparência dos serviços e a forma como são tratadas as queixas.
  • Meio de pagamento aceito. São muitos os meios de pagamento: débito directo, CTT, multibanco, em lojas, entre outros. Algumas tarifas permitem todos estes, outras obrigam apenas um tipo de pagamento.
  • Facturação. O cliente pode receber a factura eletrónicamente ou em papel.

Comparar empresas de eletricidade

Apenas a título de exemplo, vamos mostrar algumas comparações de preços de eletricidade para diferentes potências contratadas.

O gráfico abaixo mostra os preços para uma potência de 3,45 kVA, que é a potência mínima que pode ser contratada.

Esta potência normalmente é utilizada em garagens ou por pessoas que moram sozinhas e fazem pouco uso de eletricidade. Já no gráfico a seguir pode ver os preços de uma potência de 6,9 kVA, que é uma potência indicada para famílias médias, entre 3 e 5 pessoas.

É importante ressaltar que estes são apenas exemplos. Em cada gráfico é mostrado o preço de apenas uma tarifa de cada companhia. No entanto, geralmente cada companhia apresenta várias tarifas de luz diferentes, com preços e condições diferentes.

Para receber gratuitamente uma comparação das tarifas de luz, descobrir qual a melhor oferta para si e poupar na eletricidade, contacte a LojaLuz no telefone 210 009 971.

Mudar de empresa de eletricidade

 

Se encontrar uma oferta de tarifa de luz melhor que a sua atual, deve mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e pode ser feita em qualquer momento. Dura entre 5 e 7 dias úteis, durante os quais o fornecimento elétrico não é interrompido.

Para realizar a mudança, basta contactar a companhia com a qual quer celebrar o novo contrato e informar os seguintes dados:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.

A maioria destas informações podem ser encontradas numa factura de luz passada. Mudar de tarifa de luz é fácil, mas o consumidor deve estar atento para escolher a melhor opção para si e não ser enganado