Está aqui

Contador da Luz

Contador Luz

O contador da luz, ou medidor de energia eléctrica, é um equipamento electromecânico capaz de medir o consumo de energia eléctrica.

Peça muito importante de uma instalação eléctrica, é fundamental conhecer o funcionamento do contador eléctrico e seu papel na rede de electricidade. Verá mais adiante que ele também pode ser uma ferramenta importante no controle do consumo de electricidade.

Contador eléctrico

Um contador ou medidor eléctrico é composto de bobinas que produzem campos electromagnéticos. Estes campos atuam sobre um disco, geralmente de alumínio, onde se produz uma corrente parasita proporcional à potência consumida pelo circuito. Contadores eléctricos geralmente suportam uma tensão em torno de 600 volts e correntes altíssimas, de até 200 amperes. O consumo de potência do contador é desprezível e por isso não chega a interferir na factura da luz, a menos que ele esteja avariado.

Onde encontrar o contador de electricidade

Em Portugal, o contador geralmente se encontra nas áreas externas das residências. Em prédios ou conjuntos habitacionais, é provável que se encontre na área comum.

Desta forma, tanto para fazer uma medida ou qualquer intervenção, os técnicos da companhia de electricidade podem ter acesso ao contador sem perturbar os clientes.

Activar o contador de electricidade

Se já tem fornecimento de electricidade em sua casa, não precisa se preocupar com a activação do contador eléctrico, pois neste caso já celebrou um contrato com uma companhia de electricidade e ela já verificou seu ramal de instalação eléctrica.

Lembre, no entanto, que pode a qualquer momento mudar de companhia de electricidade. Conte com a LojaLuz para lhe ajudar neste processo.

Este item se refere principalmente àqueles que vão realizar uma nova ligação de luz à rede eléctrica. Neste caso, deve realizar os seguintes passos:

  1. Verificar se existe fornecimento eléctrico em sua zona
  2. Contacte a EDP Distribuição e solicite o certificado para dar início à instalação
  3. Escolha o nível de tensão para o ramal

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

A potência contratada é a potência escolhida junto à companhia de electricidade. Pode sempre alterar essa potência, desde que seu ramal o permita. Porém o nível de tensão suportado pelo ramal é responsabilidade da distribuidora, no caso, a EDP Distribuição. Normalmente, o nível de baixa tensão é suficiente para casas. Mas esse valor pode ser alterado posteriormente. Ao alterar a potência contratada ou o nível de tensão, pode ser a oportunidade de melhorar seu contracto eléctrico também.

 

Recomenda-se durante todo esse processo que o titular da conta de luz faça a gestão e contacto com as fornecedoras de electricidade.

Leitura do Contador de Luz

Os contadores são parte do ramal eléctrico e são de fácil interpretação. São úteis para encontrar uma informação valiosa para o cliente: o consumo de electricidade. Os contadores de luz têm um visor onde a quantidade de KWh consumidos até o momento da leitura.

Contadores mais antigos, porém, têm a informação dada em decimais, que se encontram separados por uma vírgula. No entanto, só os números inteiros são relevantes para a leitura, por isso ignora-se o restante depois da vírgula.

Se fizer a leitura e verificar que o valor lido não corresponde ao valor da factura de electricidade, deve comunicar a leitura à sua companhia. Existem duas vias para fazê-lo:

Online – através do site de sua companhia de electricidade.

Telefone – ao ligar para sua companhia pode facilmente informar esse dado.

Contador e mudança de titularidade da electricidade

Este processo é gratuito e tem um prazo para entrar em vigor de 5 dias.

No caso de arrendamento, aluguer, ou compra e venda de um imóvel, o novo inquilino deve proceder à mudança de titularidade. Este processo é gratuito e tem um prazo para entrar em vigor de 5 dias. Neste caso o responsável pelo contador será outra pessoa.

Para saber o consumo que corresponde ao antigo titular, pode fazer a leitura do contador no momento em que o novo inquilino passa a usufruir da electricidade.

Outra opção é recorrer à sua companhia de electricidade, que fará uma estimativa do consumo do antigo inquilino. Este procedimento é totalmente gratuito. 

Contador elétrico avariado

Existe a possibilidade de seu contador estar avariado. Neste caso, sua leitura não corresponde à realidade. Para saber se isto está a acontecer com seu contador, siga os passos seguintes.

  • Passos para descobrir se seu contador está avariado:
  • Corte todo o consumo de energia eléctrica e ver se o contador continua a aumentar o seu valor.
  • Para parar o consumo, lembre-se que é necessário desligar todos aparelhos eléctricos das tomadas e desligar todas as lâmpadas. Não adianta deixar no modo stand-by.
  • Se, depois de alguns minutos, o contador eléctrico ainda mudar o seu valor, ele encontra-se avariado.
  • Neste caso, deve contactar a EDP Distribuição, que é responsável pela rede eléctrica.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus