Está aqui

Energias renováveis

energias renovaveis

As preocupações com a poupança e com formas alternativas para produção de energias às tradicionais são cada vez maiores e assim apareceram as energias renováveis como uma boa opção contratual.

Para qualquer dúvida em relação à energia, não hesite em contactar-nos. A Lojaluz tem uma equipa altamente capacitada para auxiliar em qualquer tema relacionado com o mercado da energia,e em Portugal.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Exemplos de fontes de energia renovável

Nem todo recurso natural é renovável, por isso, com o crescimento demográfico global, as empresas e os governos se viram obrigados a investir em novas tecnologias de produção alternativa. Abaixo,a Lojaluz listou as principais fontes de energia renovável, atualmente usadas:

  • Sol: Energia Solar
  • Vento : Energia Eólica
  • Rios e correntes: Energia hidráulica
  • Mares e oceanos: Energia maremotriz
  • Matéria orgânica: Biomassa, biocombustível, biogás

Essas energias são conhecidas como energias alternativas frente o modelo tradicional - combustíveis fósseis - seja por sua disponibilidade ou pelo impacto no meio ambiente.

Os combustíveis renováveis são os que utilizam matéria-prima produzível e que não são dependentes da natureza para serem extraídos. Veja os exemplos:

  • Etanol: cana-de-açúcar
  • Biodiesel: Mamona
  • Diesel (com algumas adaptações): Óleos vegetais

Fontes não renováveis

As fontes que não se podem renovar, uma vez gasta, são conhecidas como fonte não-renováveis de energia, e suas reservas são limitadas. Estima-se que, em 40 anos, o planeta não terá mais reservas de petróleo e em 200 também se acabará a de carvão.

A fonte mais usada pela população mundial é a dos combustíveis fósseis, que podem ser usados em distintas formas:

  1. Sólida: Carvão
  2. Líquida: Petróleo
  3. Gasosa: Gás natural

Outro tipo de energia não-renovável é a nuclear. Essas usam usina termonucleares para produzir eletricidade através de turbinas de vapor.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem para as energias renováveis é que elas não produzem emissões nocivas de efeito estufa, como acontece com a combustão dos combustíveis fósseis, que necessitam do calor para a produção.

...não produzem emissões nocivas

A desvantagem mais significativa é a a diversidade geográfica. Há países e regiões que são imensamente melhores do que outros se compararmos a quantidade de recursos necessários para produzir a "energia verde".

Empresas que fornecem energia renovável em Portugal

As energias renováveis começaram a ser adotadas por empresas conhecidas do mercado livre da eletricidade como as gigantes EDP e Galp. Estas têm vindo a defender a ideia de que ao mudarem o seu comportamento podem realmente fazer a diferença no comportamento dos seus consumidores, influenciando-os de forma positiva a recorrer a outras formas de utilizar a energia.

Além das companhias tradicionais, já existem outras mais recentes, como a Luzboa, que insistem nesta mudança de comportamentos tanto a nível empresarial como de cada pessoa no seu ambiente privado.

  1. GALP
  2. EDP
  3. Luzboa

Como contratar uma tarifa verde de uma empresa?

O processo de contratar uma tarifa - seja ela verde ou não - é o mesmo. Ou seja, basta o cliente contactar com a empresa e pedir que se altere a tarifa contratada para a tarifa que deseje.

Se a companhia contratada anteriormente não disponibiliza nenhuma tarifa verde, a Lojaluz recomenda que seja feita uma comparação entre as empresas e, caso encontre alguma que goste mais, é aconselhável realizar a mudança de companhia.

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor  são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora enter 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

 

Dicas para economizar na fatura de luz

Independente de qual tipo de tarifa e de companhia, o cliente deve estar ciente de que as despesas mensais estão diretamente relacionadas ao consumo e os constumes realizados em casa. A Lojaluz disponibiliza uma lista de como fazer o máximo para poupar na fatura de luz:

  1. Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Apesar das lâmpadas fluorescentes serem mais caras, elas consomem muito menos electricidade, e em pouco tempo fazem valer a pena.
  2. Regule a temperatura do frigorífico no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de energia.
  3. Não forre as prateleiras do frigorífico para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.
  4. Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.
  5. Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez.
  6. Não deixe a luz acesa desnecessariamente.
  7. Sempre que possível, dê preferência ao micro-ondas em vez do forno ou fogão.
  8. Decida o que vai pegar antes de abrir a porta do frigorífico.
  9. Substitua equipamentos eléctricos antigos por equipamentos novos mais eficientes (classe A, A+, ou A++).
  10. Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.

Uma das principais maneiras de economizar é sabendo qual a potência contratada no imóvel. Dessa maneira, pode-se realizar uma alteração de potência sempre quando achar necessário.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus