m³ → kWh
Conversão padrão
Volume para energia
~11,06
Fator médio
kWh por m³
PCS
Poder Calorífico
Superior do gás
Mensal
Atualizado
Por distribuidor

Vamos explicar a relação entre o volume consumido e os dados de uma factura de gás, onde aparece o preço do kWh e não do m³ de gás.

Saber mais sobre o fator de conversão do gás
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
210 201 702
Deixe-nos o seu contacto e ligamos-lhe grátis.
Assessor Independente

De que depende o fator de conversão?

O factor de conversão do gás de m³ a kWh depende da qualidade do gás, e por tanto, depende da distribuidora. A distribuidora é a responsável de levar o gás natural a todos os pontos do país, facilitando a utilização da energia a todos os clientes consumidores. A qualidade do gás natural depende diretamente da distribuidora, por tanto o factor de conversão também.

O factor de conversão multiplica o dado, em m³, de um contador de gás natural, para saber os kWh de consumo feito nesse período, sendo este dado o que as comercializadoras trabalham, tendo preços diferentes.

A qualidade do gás natural

A qualidade do gás natural depende diretamente da distribuidora, por tanto a comercializadora de gás só tem responsabilidades de preços e valores sobre a energia utilizada no ponto em questão.

O factor de conversão entre m³ (dado do contador) e o kWh (dado das tarifas de gás natural) depende da qualidade do gás, por tanto quanto maior seja a qualidade do gás (segundo a distribuidora), maior será este factor de conversão.

Ou seja: mais qualidade = mais kWh por cada m³.

A distribuição de gás natural

Em Portugal são numerosas as empresas distribuidoras de gás natural que levam o fornecimento a todos os clientes do país. É importante saber qual a sua distribuidora para saber que valor da tarifa deve aplicar, pois as tarifas têm preços diferentes segundo a distribuidora.

A distribuição da SONORGÁS:

  • Arco de Valdevez
  • Cachão – Mirandela
  • Macedo de Cavaleiros
  • Mirandela
  • Peso da Régua
  • Ponte da Barca
  • Póvoa do Lonhoso
  • Santa Marta de Penaguião

As tarifas de gás natural

tarifas de gás trabalham com os dados em kWh

As tarifas de gás natural não fazem diferença em m³, ou seja que trabalham com os dados em kWh (dados de consumo). Desde 2006 o mercado energético está em processo de liberalização, por tanto os clientes devem aproveitar e aderir a este mercado livre do gás contratando tarifas das comercializadoras em questão.

Saiba que pode mudar de tarifa sempre que quiser, pois se trata de um trâmite grátis e que pode-se fazer em qualquer momento.

A tarifa de gás e o m³

Cada distribuidora tem o seu factor de conversão

As tarifas de gás não fazem os preços segundo os m³ do contador, ou seja que trabalham com os kWh que resultam ao aplicar o factor de conversão sobre os m³. Cada distribuidora tem o seu factor de conversão e por tanto a sua qualidade de gás natural, o que não depende (nunca dependerá) da comercializadora nem do cliente. Por tanto compare as tarifas de gás e veja os valores dos kWh e não dos m³.

Comparar tarifas de gás

O cliente deve comparar as tarifas de gás para contratar a melhor de todas, sendo assim a maneira que o cliente tem para poupar no gás natural. Desta maneira, deve perceber que os dados das tarifas vêm em kWh e não em m³, por isso a comparação deve ser feita segundo estes termos:

  • Termo fixo: é uma quantidade a pagar fixa, que corresponde como escalão do consumo declarado.
  • Termo de energia: cada kWh consumido durante o período de facturação tem um preço, baseado na regulação da ERSE. Este é a maior parte do montante final da factura. Controle o seu consumo para pagar menos neste termo.

O fator de conversão de m³ a kWh

Este fator de conversão é imprescindível para fazer o cálculo do montante final a pagar do consumo.

Fator de Conversão (m³ para kWh) = PCS × Fct × Fcp

Descrição dos termos do fator de conversão:

  • PCS: Poder Calorífico Superior do Gás Natural.
  • Fct: Fator de Correção da Temperatura.
  • Fcp: Fator de Correção da Pressão.

Fator de conversão por distribuidora

Cada distribuidora tem o seu factor de conversão próprio que depende da qualidade do gás natural. Esta qualidade está representada pelo factor de conversão, por isso cada distribuidora tem o seu factor:

Fator de conversão (FCT) por rede de distribuição
Rede de distribuição Temperatura (Tgás) FCT
Lisboagás15º0,947944
Setgás15º0,947944
Lusitaniagás15º0,947944
Medigás15º0,947944
Paxgás15º0,947944
Dianagás15º0,947944
Tagusgás15º0,947944
Duriensegás11º0,961288
Sonorgás11º0,961288
Beiragás11º0,961288
Portgás11º0,961288