Faturação eletrónica da eletricidade
No mercado livre energético, existem muitas possibilidades de mudar o seu contrato de luz e trocar até de fornecedor, graças à concorrência que compõe a actividade de comercialização de gás e luz.
Os clientes podem optar por opções actuais como a facturação eletrônica ao mesmo tempo em que altera a titularidade do contrato da luz ou muda a potência elétrica, porque como já sabe, esta potência pode não ser suficiente, então pode requisitar um aumento da potência para resolver o assunto. Ao mesmo tempo pode também mudar de tarifa elétrica para melhorar o seu contrato, e assim poupar com a conta da luz.
Quando escolher a faturação eletrónica da luz?
O cliente pode escolher a opção de receber a sua fatura de luz por via email sempre que quiser, e esta troca não terá custos. Normalmente, aplica-se algum desconto adicional nas tarifas da luz ao aderir à facturação eletrónica.
Consulte todas as tarifas de eletricidade
Peça ajuda a um especialista ou entre no comparador de tarifas
(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)
Posso ter sempre a faturação eletrónica da luz?
Todas as comercializadoras têm a opção de faturação eletrónica, mas saiba que nem todas as tarifas têm possibilidades de mudar e escolher livremente esta opção, pois existem tarifas de luz em que um dos requisitos é a subscrição à faturação eletrónica, para poder aplicar as vantagens dessa tarifa.
Por isso é importante comparar as tarifas de eletricidade e saber qual deve contratar para o seu fornecimento.
Comparar as tarifas de eletricidade
O cliente deve comparar as companhias eléctricas e as tarifas da luz para poder escolher a melhor de todas, e como já sabe, no mercado livre o cliente pode escolher qualquer uma das tarifas que estão disponíveis. Mas ponha atenção às condições contratuais, que normalmente são:
- Faturação eletrónica
- Pagamento por Débito Direto
Qual é a melhor tarifa de luz?
Se o cliente quiser a faturação eletrónica, não hesite em comparar tarifas com esta opção, pois têm mais vantagens, com descontos mais altos aplicados nos termos das tarifas elétricas.
IVA da Luz: de 23% para 6%Desde julho de 2019 que o IVA praticado o termo fixo da fatura da luz é de 6%. O que quer isso dizer? Os clientes que tenham contratado uma potência de 3.45 kVA ou inferior passam a poupar mais todos os meses. Devem aplicar o IVA de 6% ao termo fixo da sua fatura (preço da potência) e manter os 23% ao termo de consumo (preço do kWh de luz).
Apresentamos um caso onde não existem opções extras como Débito Direto ou Facturação eletrónica, com potência contratada de 5,75 na opção Simples (a excepção da YLCE, quem não tem opção tarifária sem facturação eletrónica):
Situações para ter faturação eletrónica da luz?
O cliente tem de escolher, obrigatoriamente, a facturação eletrónica, mas há alguns casos onde é evidente a sua utilização:
Em segundas casas (casa na praia, campo, montanha, etc). Para receber a factura da luz dessas casas, o melhor é ter a opção eletrónica, e assim reduzir o risco de extravio.
A atualidade está virada ás tecnologias, por tanto ter a opção eletrónica da facturação não é uma ideia fora do corrente.