Está aqui

O gás natural

call lojaluz
gas natural

Apesar de Portugal não possuir jazidas de gás natural, o país tem um mercado interno que vem crescendo e amadurecendo nos últimos anos, e a sua liberalização em 2006 só vem a contribuir para isto. É importante ter consciência que as oportunidades que o mercado livre oferece são muitas e a principal é a de maior poupança.

Saiba que até ao ano de 2020 deve mudar do mercado regulado para o livre. Se tiver qualquer dificuldade neste procedimento, pode contactar a LojaLuz, somos especialistas no mercado livre de gás natural e eletricidade.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Usos do gás natural

O gás natural é um combustível fóssil usado no fornecimento de energia. Sua combustão é bastante menos poluente em comparação com outras fontes de energia não renováveis. É usado tanto a nível doméstico como industrial, sendo ainda um combustível utilizado por automóveis.

A sua combustão é mais limpa e permite que os equipamentos que a utilizam possam ter uma maior durabilidade. Em casas, é utilizado principalmente para aquecimento da água e do ambiente, e para cozinhar.

Quais as vantagens do gás natural?

Com o gás natural poderá usufruir de uma maior comodidade, segurança e, acima de tudo, vai conseguir economizar na sua factura.

Talvez já tenha pensado em como seria bom livrar-se da velha botija de gás, mas tem receio que a sua factura no final de mês poderá ser demasiado alta. Não precisa se preocupar. Na verdade, o preço do Kwh de gás natural é bem inferior ao preço do kWh de butano e propano (botija), portanto com o gás natural iria poupar mais com a conta de gás.

O gás natural é mais cómodo pois não precisa pedir botijas, como no caso do propano. O gás é canalizado e fornecido 24h por dia, 365 dias por ano. Com o gás natural poderá usufruir de uma maior comodidade, segurança e, acima de tudo, vai conseguir economizar na sua factura.

Além disso, os preços do gás natural são mais estáveis no mercado e não sofrem grandes flutuações.

Hoje em dia há um leque de opções de eletrodomésticos os quais utilizam o gás como fonte de energia: esquentadores de água, fogões e aquecedores, são alguns bons exemplos disto mesmo.

Como fazer a nova ligação do gás natural?

Uma vez que já possua a instalação do gás natural, deve fazer uma inspecção com uma empresa inspectora certificada pela DGEG. Só então poderá ligar o gás natural em sua casa. Esta procedimento deve ser feito após a ligação da luz e da água.

Antes de formalizar a ligação do gás, deve decidir:

Como comparar os fornecedores de gás?

Para decidir qual o a companhia que vai protagonizar o seu fornecimento, o cliente deve fazer uma boa comparação entre as companhias de gás com base nestes factores:

  • O preço do gás natural
  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas de gás
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão do gás natural

Fornecedores de gás natural

Atualmente, são quatro os fornecedores do setor doméstico no mercado livre de gás natural:

  1. Galp Energia
  2. Goldenergy
  3. Endesa
  4. EDP Comercial

Como o mercado só foi liberalizado no segmento doméstico em 2010, ainda está a crescer. Aos poucos mais companhias começam a entrar no mercado e fornecer seus serviços.

Comparação de empresas de gás natural

Veja uma comparação entre a EDP Serviço Universal, do mercado regulado, e alguns fornecedores de gás natural do mercado livre.

 

Evidentemente, este é apenas um caso. Não reflete todas as situações possíveis pois, para outros escalões e outras zonas, os preços são diferentes e as companhias mais baratas podem não o ser mais. Ainda assim, podemos perceber a clara vantagem do mercado livre sobre o mercado regulado.

Como contratar uma tarifa de gás?

O cliente deve observar os termos e estes, por sua vez, devem ser comparados entre todas as tarifas de gás. O objectivo desta comparação é encontrar e aderir a tarifa de gás mais económica e a que melhor se adapte às necessidade do cliente. Pode comprovar os termos mais importantes das tarifas:

Termo fixo: É a quantidade a pagar fixa, que corresponde ao escalão de consumo declarado na factura.

Termo de energia: Cada kWh consumido durante o período de facturação tem um preço, baseado na regulação da ERSE. Controle o seu consumo para pagar menos neste termo.

Para celebrar o contrato, o cliente deve contactar com a companhia detentora da melhor tarifa e formalizar a contratação. Deverá disponibilizar à companhia os seguintes dados:

  • Dados
  • Fatura anterior (onde estejam indicados os dados do antigo titular, morada e CUI)
  • Escritura ou certificado de arrendamento da vivenda
  • Meio de pagamento
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus