Gás natural ou propano: Quais as diferenças?

Atualizado
minutos de leitura
Gas natural propano

Perceba as principais diferenças entre estes gases e quando deve optar por cada um.

Para mudar de fornecedor de gás natural, ou qualquer outra alteração no seu contrato de gás, contacte a LojaLuz. Ajudamos gratuitamente os clientes em qualquer procedimento relacionado à eletricidade ou gás.

Quando escolher gás natural? Quando escolher propano?

Comparador de tarifas de luz

Gás natural ou propano: qual devo escolher?

Ligue para a Selectra a fim de receber mais informações.

(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)

Dependendo da situação, pode ser mais interessante contratar gás natural ou propano. Definimos três situações principais:

  1. A casa tem instalação de gás natural. Não precisa pensar duas vezes, sem dúvida a melhor opção é o gás natural. Como veremos adiante, é a opção mais barata e conveniente.
  2. A casa não tem instalação de gás natural, mas o cliente pretende continuar na casa por muito tempo. Neste caso, o investimento na instalação do gás natural vale a pena a longo termo, pois este investimento proporcionará poupanças na conta de gás.
  3. A casa não tem instalação e o cliente não pretende passar muitos anos nela. O mais simples neste caso é optar pelas garrafas de gás propano.

Resumidamente, opte pelo gás natural quando tiver uma instalação ou puder investir numa, caso contrário, escolha o propano.

Vantagens do gás natural

O gás natural é um combustível possível que pode ser encontrado em aterros subterrâneos sozinho ou associado ao petróleo. O seu principal componente é o hidrocarboneto metano. Do seu processamento, extraem-se os gases propano e butano.

Numa casa, tanto o gás natural quanto o propano servem aos mesmos propósitos: aquecer água, aquecer o ambiente e cozinhar. No entanto, podemos destacar algumas vantagens do gás natural:

  • Vantagens do gás natural
  • Para realizar a mesma função, o gás natural é bem mais barato. O propano é obtido a partir do gás natural, e por isto é significativamente mais caro.
  • O preço do gás natural é mais previsível e estável. O seu preço sofre pouquíssimas flutuações e teve pequenos aumentos ao longo dos últimos anos.
  • O gás natural é mais seguro. O gás natural é mais leve que o ar, e por isso dissipa-se facilmente em caso de vazamento, ao contrário do propano, que é mais pesado que o ar.

Comparação: gás natural vs. propano

Veja na tabela abaixo uma comparação entre gás natural e propano em diversos aspectos.

Critério

Gás natural

Propano

Preço do kWh

Baixo: em torno de 7 cêntimos

Alto: em torno de 16 cêntimos

Preço da instalação

Baixo se já tem ligação à rede.

Alto, caso contrário.

Variável: depende do contrato

Custo de manutenção

Uma centena de euros por ano para a caldeira

Uma centena de euros por ano para a caldeira

Os custos de manutenção podem estar incluídos no contrato

Fiabilidade do abastecimento

Alta: abastecimento 24h/365 dias

Baixa: não se encontra uma garrafa de propano a qualquer hora, e qualquer dia do ano

Tempo de gestão

Mínimo: basta comunicar leituras e pagar a fatura

Maior: às vezes é preciso instalar ou verificar a instalação da garrafa, e também estar presente na entrega

Disponibilidade

Limitada aos locais com acesso à rede de distribuição de gás

Muito maior: na maioria dos locais pode encontrar um fornecedor de garrafas de propano

Ligar gás natural em casa

Se após esta comparação chegou à conclusão que o melhor para si é utilizar o gás natural, siga os passos a seguir para ligar o gás natural em sua casa :

  1. Verifique se a região onde se encontra a sua casa é abastecida por gás natural.
  2. Verifique se a instalação em sua casa está preparada para receber gás natural. Se a casa já foi abastecida antes, então provavelmente está preparada. Pode perguntar ao antigo proprietário ou contactar uma empresa instaladora/montadora de gás natural certificada pela DGEG.
  3. Peça o termo de responsabilidade ao antigo proprietário ou à empresa instaladora/montadora que contactar. Sem este termo não pode haver abastecimento.
  4. Faça orçamentos de inspeção da instalação de gás em sua casa com empresas inspetoras autorizadas pela DGEG. Sem o certificado de inspeção não pode ser abastecido.
  5. Peça um orçamento para ligar a sua casa à rede de distribuição para a empresa que opera a rede na sua zona.
  6. Compare todos as companhias de gás natural.
  7. Celebre um contrato com a melhor opção para si.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Fornecedores de gás natural no mercado livre

No mercado livre de gás, encontramos quatro companhias que abastecem o setor doméstico :

  1. Galp Energia
  2. Goldenergy
  3. Audax
  4. Endesa
  5. Energia Simples
  6. Iberdrola

O mercado livre de gás natural surgiu em 2006, porém a sua parcela do segmento doméstico só foi liberalizada em 2010, o que significa que só a partir de então o consumidor passou a poder escolher o fornecedor de gás para a sua casa.

Escolher o fornecedor de gás natural

O preço do gás é dividido em duas partes: uma parte fixa, que sempre paga na fatura, e uma parte de consumo, que é o preço do kWh de gás.

Estes dois termos dependem do escalão de consumo, que é a quantidade de gás que pode consumir num ano. Além disso, também dependem da zona, pois os preços variam de acordo com a zona.

Veja uma comparação de tarifas de gás para Lisboa com escalão 2 :

 

Este é apenas um exemplo. O cliente deve considerar o seu caso em específico para fazer a comparação. Além disso, uma tarifa de gás envolve outros fatores além do preço, como o atendimento ao cliente e as condições contratuais.