Está aqui

Problemas com o CUI

Problemas CUI

Ao longo do tempo podemos ter falhas nos dados dos nosso fornecimentos, onde os termos do contrato mudam ou não estão bem claros. Por alguma razão, pode ser que os códigos CPE (Código do Ponto de Entrega) ou o CUI (Código Universal da Instalação), identificação da instalação da eletricidade e do gás respectivamente, estejam aplicados noutras vivendas.

A LojaLuz ajuda aos clientes a gerir o fornecimento de gás natural e a saber como fazer as gestões da melhor maneira possível, sempre para facilitar o bom uso da luz e do gás.


Que é o Código Universal da Instalação?

O CUI é o código de identificação da instalação do gás natural. No momento em que a instalação estiver prestes a ser utilizada, a distribuidora da zona, responsável e proprietária dos condutos do gás, facilitará ao cliente o CUI, único e invariável para cada instalação.

O numero CUI aparece em qualquer fatura de gás, seja qual for a companhia comercializadora contratada nesse momento. Também, se o inquilino for o titular do fornecimento de gás, tem fácil acesso a este dado.

Em qualquer caso, si não pode dispor de uma fatura de gás, uma pessoa titular de um fornecimento pode ligar à distribuidora da zona (que não é a empresa comercializadora) e perguntar pelo seu CUI, previa identificação como titular.

Como é a composição do CUI?

O Código Universal da Instalação está composto por 20 dígitos, sendo os dois primeiros os correspondentes com a identificação nacional PT, e os dois últimos identificação de letras. O resto são números propriamente.

Problemas com o CUI:

Se o cliente tiver qualquer problema com o seu Código Universal da Instalação, deverá contactar com a sua distribuidora de gás, sendo esta a única empresa que pode ajudá-lo a obter de novo o código.

 

  • A minha vivenda não tem CUI

Partimos da base de que cada instalação, seja qual for, se estiver prestes a ser utilizada deve ter um CUI. Se alguma vez ligou-se o gás natural nesse ponto, então o CUI existe e é o mesmo.

 

  • O meu CUI está noutra vivenda

Se comunicam-lhe que o seu CUI está atribuído a outra vivenda, então deverá solicitar à distribuidora de gás um CUI novo ou a readmissão do CUI original.

 

  • Sem CUI posso ter luz?

É completamente independente a instalação do gás e da luz. Por isso, cada uma tem a sua própria identificação, separadamente e com distribuidoras diferentes. Para ligar a luz, o cliente precisa do CPE, e para activar o contador do gás precisa do CUI.

Posso mudar o meu CUI

Em caso de que o cliente seja um novo cliente e quiser ligar o gás na nova casa, não tem que mudar o CUI como novo cliente, ou seja, deve proceder a troca da titularidade do contrato do gás, celebrar um novo contrato com um fornecedor de gás natural, e contratar uma das muitas tarifas de gás que estão disponíveis no mercado energético.

A instalação não deve mudar em nenhum caso, e o CUI, como é a identificação dessa instalação, fica igual ao longo do tempo, seja qual for o for a comercializadora de gás contratada.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus