Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Inspeção a Instalações de Gás: Preço, Legislação, Entidades Inspetoras

Inspeção de Instalações de Gás Natural

Neste artigo, saiba quando solicitar a inspeção da instalação de gás natural, qual o preço deste serviço, e como marcar a inspeção junto de uma das entidades inspetoras de gás, autorizadas pela DGEG.


Ajudamos-lhe ainda a conhecer as inspeção a instalações de gás doméstico, assim como as características da inspeção de gás para condomínios.

Comparador de tarifas de luz

Como saber se preciso de realizar uma inspeção de gás?

Contacte a Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Quando realizar uma inspeção de gás natural?

Podemos destacar os seguintes casos onde é preciso fazer uma inspeção da instalação de gás:

  • Novas ligações à rede de distribuição de gás natural ou em caso de religação (quando os imóveis são novos);
  • Quando quiser mudar de fornecedora de gás ou mudar a titularidade do contrato (exceptuando os casos em que o cliente dispõe de um certificado de inspeção válido e uma declaração de conformidade, comprovando que a instalação não sofreu alterações);
  • Conversão de instalação (já utiliza outro gás);
  • Fugas de gás;
  • Com a substituição de elementos da própria instalação de gás natural.

Tenha em atenção que, desde 2018, deixou de ser obrigatório realizar inspeções de gás natural aquando de uma alteração no contrato de gás ou mudança de fornecedor. Também deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Para que serve a inspeção da instalação de gás?

A inspeção de gás visa garantir que a instalação segue os requisitos mínimos de segurança e que tem condições técnicas para garantir o abastecimento de gás natural. Sem a inspeção, não pode haver fornecimento de gás, pois a instalação não terá certificado.

Como observa na imagem abaixo, a inspeção de gás natural abrange os seguintes elementos da instalação: condições de ventilação, funcionamento dos dispositivos a gás. Depois da avaliação, será emitido o certificado de inspeção de gás.

Onde incide a inspeção de gás natural

Qual o preço da inspeção de gás?

Ainda não sabe quanto custa uma inspeção de gás? De facto, o preço da inspeção não é fixo e cada inspetora estabelece um preço, desde que respeite o valor máximo tabelado. O cliente deve contactar a inspetora e pedir um orçamento.

É recomendável pedir orçamento por telefone a várias entidades inspetoras, para encontrar o preço da inspeção de gás mais adequado às suas necessidades. Quem paga a inspeção do gás é sempre o titular do contrato.

Tipo de Inspeção de Gás: Legislação

Segundo a legislação de 2018 sobre a inspeção de gás, esta deixou de ser obrigatória aquando de gestões contratuais. Mas não significa que deixou de existir, e atualmente mantém-se as seguintes inspeções:

  • Tipos de Inspeções de Gás:
  • Inspeções Iniciais de Gás: Quando terminados os trabalhos de construção da instalação de gás natural na sua casa;
  • Inspeções Extraordinárias de Gás: Quando for detetada uma fuga de gás ou o fornecimento for interrompido em caso de defeito, ou serem alterados os tubos do ramal;
  • Inspeções Periódicas de Gás: Variam consoante o tipo de imóvel (residência, escolas, hospitais, condomínios, etc.) e normalmente são aquelas em que os consumidores têm mais dúvidas.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre as inspeções periódicas e em específico sobre as inspeções a instalações de gás doméstico e em condomínios.

Inspeção de Gás Residencial

Terá que solicitar, obrigatoriamente, uma inspeção de gás residencial, a cada 5 anos. No dia da inspeção, deve preparar-se da seguinte maneira:

  • Verifique se os contadores de eletricidade e de gás natural estão ligados;
  • Todos os aparelhos a gás deverão estar ligados;
  • O exaustor da sua cozinha deverá estar a funcionar no momento em que recebe a inspeção;
  • No caso de ter um novo sistema de aquecimento central ou qualquer outro aparelho, sejam caldeiras ou esquentadores, verifique se estes estão a funcionar normalmente.

Se tiver alguma questão sobre as inspeções a instalações de gás doméstico não hesite em contactar um dos nossos especialistas:

Comparador de tarifas de luz

Tem dúvidas sobre as inspeções de gás natural?

Fale com um dos especialistas da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Inspeção de Gás em Condomínios

De acordo com a legislação de 2018, é da responsabilidade do senhorio ou inquilino a inspeção de gás (tudo depende de quem esteja responsável pela instalação). O mesmo acontece nos condomínios.

Tome atenção que as inspeções de gás em condomínios têm particularidades. Por exemplo, as partes comuns do prédio são da responsabilidade da gestão do condomínio, e cada fração alugada é da responsabilidade do inquilino, assim como os aparelhos a gás que tenham que ser avaliados.

A maioria dos condomínios em Portugal têm instalações de gás natural ultrapassadas, daí que sejam obrigatórias as instalações periódicas.

Por quanto tempo é válido o certificado de inspeção de gás?

Para entender por quanto tempo é válido o seu certificado de inspeção de gás, deverá confirmar com que periodicidade deve solicitar a própria inspeção:

  • Inspeções de Gás de 5 a 5 anos: Aplicável normalmente a residências e condomínios e quando a instalação de gás natural já tem mais de 10 anos;
  • Inspeções de Gás de 3 a 3 anos: instalações de gás de negócios (restauração ou hotéis), assim como edifícios públicos (escolas, hospitais) com capacidade para mais de 350 pessoas.

Como marcar a inspeção de gás?

Para marcar a inspeção, primeiro deve ter o termo de responsabilidade emitido pela distribuidora que procedeu à instalação.

Depois, deve contactar uma empresa inspetora certificada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para fazer um orçamento da inspeção e então agendá-la, como indicamos antes.

Outra opção é contactar a sua companhia de gás e marcar uma inspeção. Caso a companhia de gás não faça ela mesma a inspeção, ela contactará o operador de rede e juntos enviarão um inspetor.

Entidades Inspetoras de Gás

Tem dúvidas quem faz a inspeção das instalações de gás? Na verdade, apenas as entidades inspetoras de gás pela DGEG, Direção-Geral de Energia e Geologia, podem fazer inspeção e emitir o respetivo certificado.

Abaixo, apresentamos-lhes alguns dos contatos de empresas de certificação de gás.

Entidades Inspetoras de Gás
ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade

(Porto Salvo)
IRG-Inspeções Técnicas

(Vila Nova de Gaia)
HOTGÁS - Inspeções e Calibrações

(Valongo)
CIVILINSP - Inspeções Técnicas de Gás

(Coimbra)
WIB - Tecnologia, Inspeção e Gestão

(Lisboa)
TELECERT - Certificações Técnicas

(Faro)

Estas são apenas algumas Entidades Inspetoras das Instalações de Gás autenticadas pela DGEG.

Portanto, para fazer uma inspeção deve contactar uma das empresas inspetoras ou a sua companhia de gás que entrará em contacto com uma inspetora por si. Em alguns casos, a própria companhia de gás natural faz inspeção, como é o caso da Galp Energia ou a EDP com o serviço de inspeção de gás.

Comparar Goldenergy e EDP

Inspeção de Gás EDP

A inspeção de gás residencial EDP custa 60€. Peça mais informações sobre a certificação de gás ligue para o apoio ao cliente.

Comparar Goldenergy e Galp Energia

Inspeção de Gás Galp

Na Galp Energia a inspeção periódica de gás é um serviço adicional com um custo máximo recomendado de 55€.

Aproveite também para conhecer um mais sobre as inspeções elétricas no nosso artigo específico.

Perguntas Frequentes sobre as Inspeções de Gás?

🚿As inspeções a instalações de gás são obrigatórias?

A partir de 1 de janeiro de 2018, as inspeções de gás deixaram de ser obrigatórias para alterações no contrato. Mesmo assim, estas deverão realizar-se com alguma periodicidade, de 5 a 5 anos em residências e de 3 em 3 anos em estabelecimentos comerciais, para confirmar o bom funcionamento da instalação.

💶Quanto custa a inspeção à instalação de gás?

O preço da inspeção de gás não é fixo. Cada empresa inspetora estabelece um preço de acordo com o máximo recomendado, por isso convém sempre pedir um orçamento.

🔧Quais são as Entidades Inspetoras das Instalações de Gás?

Existem várias Entidades Inspetoras de Gás autenticadas pela DGEG como o ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, o CIVILINSP - Inspeções Técnicas de Gás, assim como algumas fornecedoras de energia como a EDP ou a Galp Energia, com os serviços de inspeções periódicas.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem