EDP Pagamentos Fora de Prazo, Prestações, Débito Direto e Conta Certa

Atualizado
minutos de leitura
EDP Pagamentos das Faturas

Existem diferentes formas para proceder aos pagamentos da fatura EDP. Neste artigo, saiba como proceder ao pagamento EDP fora de prazo ou o que fazer quando há um corte de luz por falta de pagamento. Conheça também o débito direto e a Conta Certa EDP.

É certo que existem situações na nossa vida que não são possíveis de controlar, e muitas vezes, no que toca ao tema de dinheiro, é dificil gerir os contratempos. Assim, conheça as formas de pagamento à EDP, adequadas às suas necessidades.

Comparador de tarifas de luz

Qual a modalidade de pagamento em que mais poupo?

Peça apoio a um dos especialistas da Selectra.

(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)

Como realizar pagamento EDP fora de prazo?

Caso não lhe tenha sido possível proceder ao pagamento da fatura EDP, e ainda não passaram 5 dias sobre a data limite estipulada, poderá dirigir-se a um Multibanco ou Agente EDP para regularizar a situação.

Se já tiverem passado os 5 dias, então o pagamento EDP está fora do prazo. Dirija-se uma loja oficial da EDP para resolver o problema. A data limite para o pagamento EDP é apresentada na sua fatura:

EDP Prazo para Pagamento da Fatura

Quando terminado o prazo limite para pagamento, está sujeito à interrupção do fornecimento de energia. O melhor será contactar a EDP para apoio técnico.

EDP Pagamentos em Atraso no Estado de Emergência

Segundo determinado pela ERSE, durante o estado de emergência, os pagamentos em atraso na EDP podem ser regularizados num prazo de 50 dias, após a data limite expressa na fatura.

Poderá também accionar o plano de pagamento flexível da EDP, disponível durante o estado de emergência, através do seguinte telefone: 808 535 353

Esta opção é recomendada aos clientes recentemente desempregados ou em lay-off e, portanto economicamente vulneráveis, que também podem beneficiar da tarifa social. A EDP garante ainda 20% de desconto na fatura de luz dos profissionais do Sistema Nacional de Saúde.

Corte de luz por falta de pagamento EDP

Algumas vezes, poderá existir o corte de luz por falta de pagamento à EDP quando não paga a fatura no prazo estipulado. A interrupção do fornecimento da eletricidade pela EDP, e o seu eventual restabelecimento, implicam o pagamento de taxas e encargos adicionais.

Corte de luz por falta de pagamento: Prazo A falta de pagamento à EDP no prazo estipulado dos montantes devidos, justifica a interrupção de fornecimento de energia, após o envio de pré-aviso com a antecedência mínima de 20 dias.

Para os clientes em baixa tensão, o fornecimento de energia é reposto no máximo em 12 horas no horário seguinte (referente aos dias úteis, entre as 08h00 e as 24h00).

Como fazer acordo com a EDP para o pagamento em prestações?

O acordo de pagamento em prestações da EDP é, normalmente, realizado quando são feitos acertos de faturação no final de 12 meses. Esta é também uma alternativa para os clientes mais vulneráveis.

Os clientes podem fazer o pedido de pagamento em prestações à EDP, caso o acerto ou a dívida sejam superiores à média do que se pagou nos seis meses anteriores. A solicitação do plano de prestações da EDP pode ir ir até 12 meses, em prestações iguais durante esse período.

Se tiver dúvidas sobre o pagamento em prestações na EDP, poderá contactar a Selectra. Iremos recomendar-lhe a melhor solução de poupança.

Comparador de tarifas de luz

Quer conhecer a melhor opção de poupança de energia?

Contacte a Selectra e receba apoio especializado.

(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)

EDP Pagamentos da Fatura

Os pagamentos da fatura da EDP vão depender das necessidades de cada consumidor, sendo que pode escolher por um destes:

  • Tipos de Pagamentos EDP:
  • EDP Pagamento Mensal: A forma mais comum de pagamento, em que os clientes pagam a sua fatura todos os meses;
  • EDP Pagamento Bimestral: Pagamento da fatura realizado de 2 em 2 meses;
  • EDP Conta Certa: O cliente paga um valor igual todos os meses, e realiza-se um acerto no 12º mês, com base na faturação neste período.

Por sua vez, os clientes da EDP podem escolher a forma como realizam o pagamento das suas faturas EDP. Na realidade, pode mudar a forma de pagamento sempre que desejar.

  • Formas de pagamentos à EDP:
  • EDP Débito Direto: É a forma de pagamento mais rápida, sem perdas de tempo e sem encargos ou preocupações em relação a prazos;
  • EDP Referência por Multibanco: O pagamento por multibanco é também bastante cómodo, pois pode ser feito em qualquer hora, e nos locais onde há terminais (são mais de 12 000 espalhados por Portugal);
  • Lojas EDP, Payshop ou CTT: caso não tenha cartão de multibanco, poderá realizar o pagamento através de uma destas lojas. No entanto, são formas de pagamento mais restritas, uma vez que existem horários a cumprir e locais indicados para o fazer.
Pagamento da Fatura de Energia na EDP Online

EDP Pagamento Online

Pode realizar pagamento online à EDP, através da área de cliente, sem ter de se deslocar ao Multibanco ou a um Agente EDP.

Esta opção destina-se, essencialmente, a clientes que não tenham contratado o pagamento por débito direto EDP ou que, por esquecimento ou outro motivo, não pagaram a sua fatura e têm uma dívida com a companhia.

Pagamento Online EDP:O processo de pagamento online é muito fácil. O cliente identifica a fatura em débito na sua lista de faturas e indica um NIB para pagamento. Se preferir, pode pagar a fatura por MBWay ou do homebanking.

EDP Débito Direto

O débito direto da EDP simplifica a vida dos consumidores, uma vez que o valor da fatura, da EDP Comercial, será debitado da sua conta bancária de forma segura e mediante autorização prévia.

  1. Entre na sua área de cliente EDP;
  2. Clique no contrato ao qual quer ter associado o débito direto;
  3. Entre em "Alterações", e depois em "Dados de Pagamento e Faturação";
  4. Clique no apartado do "Débito Direto" seguido de "Adira já";
  5. Autorize o débito direto na EDP;
  6. Forneça o seu IBAN e depois confirme.

A adesão ao débito direto da EDP é bastante rápida, e não precisa de se preocupar com os prazos de pagamento EDP, nem de se deslocar a um multibanco ou a uma loja física.

Ainda na sua área de cliente, pode realizar todas as gestões relativas ao débito direto do contrato EDP, como por exemplo, alterar a conta bancária indicada.

Alterar conta bancária ou cancelar o débito direto EDP

O titular do contrato, ou titular de pagamento ou qualquer outra pessoa que possua um documento assinado pelo titular, pode alterar os dados da conta bancária no contrato EDP.

Poderá fazê-lo, por exemplo, através da área de cliente online. Aceda aos dados de pagamento EDP e siga estes passos:

  1. Clique sobre o contrato pretendido e entre em "Alterações";
  2. Depois de clicar em "Dados de pagamento e Faturação", pode pressionar o lápis vermelho junto ao IBAN;
  3. Introduza o novo IBAN e confirme.

A EDP permite ao cliente escolher se deseja realizar pagamento da próxima fatura EDP com os dados antigos, ou se será paga utilizando a nova conta bancária.

Cancelar Débito Direto EDP:Antes de cancelar o débito direto EDP assegure-se que esta modalidade não é obrigatória na tarifa contratada. Para tal, entre na sua área pessoal e consulte os documentos. Se seguir com o cancelamento, a oferta é atualizada para outra sem débito direto (terá os métodos de pagamento tradicionais, como o multibanco).

EDP Pagamento por Multibanco

Caso desejar pagar as faturas da EDP por multibanco, saiba que poderá fazê-lo. No entanto, não terá tantos descontos na fatura com os clientes com débito direto.

As referências multibanco na fatura EDP deverão apresentar-se da seguinte forma:

Pagamento EDP por Multibanco

Também na sua fatura é apresentado o limite de pagamento por multibanco à EDP. Se tiver dúvidas, contacte um dos nossos especialistas.

Comparador de tarifas de luz

Que forma de pagamento garante mais descontos na fatura?

Contacte a Selectra gratuitamente para mais informações.

(segunda-sexta 8h-21h, sábado-domingo 9h-19h)

Conta Certa EDP

Como funciona o EDP Conta Certa? Este tipo de pagamento da fatura é mais prático, pois permite pagar um valor fixo na fatura de energia durante 11 meses, com um acerto no 12º e último mês.

Vale a pena aderir ao Conta Certa da EDP?O Conta Certa EDP é aconselhável para quem quer pagar um valor idêntico ao longo do ano, evitando qualquer instabilidade da fatura.

Aderir ao Conta Certa é completamente gratuito e poderá fazê-lo através da EDP Online ou de uma das seguintes formas:

Passos para aderir ao Conta Certa EDP

Em caso de consumo excessivo, a EDP avisa os seus clientes, a fim destes ajustarem o valor da mensalidade do Conta Certa.

Cancelar Conta Certa EDP

Se não estiver completamente satisfeito, saiba que pode alterar o valor que paga todos os meses, ou até cancelar o conta certa EDP a qualquer momento, através dos contactos telefónicos, do online ou numa das lojas da companhia.

Antes de cancelar este acordo de pagamento com a EDP, saiba que pode determinar a data de pagamento da sua próxima mensalidade, e até o valor a pagar na fatura, embora de forma limitada.

Caso prefira encontrar outras soluções de poupança, pode também mudar a sua tarifa EDP e optar por uma mais ajustada ao seu orçamento.

Perguntas Frequentes sobre os Pagamentos EDP

Como posso pagar a fatura EDP?

Poderá proceder ao pagamento das faturas EDP por multibanco ou débito direto. Se preferir, poderá celebrar o acordo de pagamento do Conta Certa EDP.

O que fazer em caso de corte de energia por falta de pagamento à EDP?

Contacte imediatamente a EDP para regularizar a situação. Se não pagar a fatura da EDP, a comercializadora irá aplicar-lhe uma série de taxas e encargos adicionais.

COVID-19. Pagamento das faturas EDP em atraso?

Desde o dia 13 de março de 2020, os clientes que se atrasem no pagamento da conta da luz à EDP dispõem de 50 dias para regularizar a situação. Esta é uma medida para ajudar os clientes que estejam a sofrer com a crise económica provocada pela pandemia.