EDP Pagamentos: Conta Certa EDP e Corte de Luz por Falta de Pagamento

Neste artigo, esteja a par dos diferentes tipos e formas de proceder aos pagamentos EDP. Conheça o Conta Certa EDP, como funciona o débito direto na companhia, e informe-se se estas são as melhores opções para si. Saiba ainda como proceder ao pagamento EDP fora de prazo ou o que fazer quando há um corte de luz por falta de pagamento à EDP.

EDP Pagamentos

É certo que existem situações na nossa vida que não são possíveis de controlar, e muitas vezes, no que toca ao tema de dinheiro, é dificil gerir os contratempos em pouco tempo. Assim, iremos mostrar várias formas de pagamento adequadas às suas necessidades e à sua rotina diária.


EDP Pagamentos da Fatura

Os pagamentos EDP vão depender das necessidades de cada consumidor, sendo que pode escolher por um destes tipos de pagamento:

  • Diferentes Tipos de Pagamentos EDP:
  • Pagamento Mensal: A forma mais comum de pagamento, em que os clientes pagam a sua fatura todos os meses;
  • Pagamento Bimestral: Pagamento da fatura realizado de 2 em 2 meses;
  • Conta Certa: O cliente paga um valor igual todos os meses, e realiza-se um acerto no 12º mês, com base na faturação neste período.

Por sua vez, os clientes da EDP podem escolher a forma como realizam o pagamento das suas faturas EDP. Na realidade, pode mudar a forma de pagamento sempre que desejar.

  • Formas de pagamentos à EDP:
  • EDP Débito Direto: É a forma de pagamento mais rápida, sem perdas de tempo e sem encargos ou preocupações em relação a prazos;
  • EDP Referência por Multibanco: O pagamento por multibanco é também bastante cómodo, pois pode ser feito em qualquer hora, e nos locais onde há terminais (são mais de 12 000 espalhados por Portugal);
  • Lojas Payshop ou CTT ou Lojas EDP: caso não tenha cartão de multibanco, poderá realizar o pagamento através de uma destas lojas. No entanto, são formas de pagamento mais restritas, uma vez que existem horários a cumprir e locais indicados para o fazer.

É possível realizar pagamento online à EDP?

Pode realizar pagamento online à EDP, através da sua área de cliente, sem ter de se deslocar ao Multibanco ou a um Agente EDP.

Esta opção destina-se, essencialmente, a clientes que não tenham contratado o pagamento por débito direto EDP ou que por esquecimento ou outro motivo, não pagaram a sua fatura e têm uma dívida com a companhia.

Pagamento Online EDP:O processo de pagamento online é muito fácil. O cliente identifica a fatura em débito na sua lista de faturas e indica um NIB para pagamento.

Conheça a seguir as vantagens de aderir ao EDP Conta Certa e ao débito direto da EDP.

Conta Certa EDP

Como funciona o EDP Conta Certa? O Conta Certa EDP é um tipo de pagamento para os clientes da EDP mais prático, pois permite pagar um valor fixo na fatura de energia durante 11 meses, com um acerto no 12º e último mês.

Conta Certa EDP vale a pena?O Conta Certa EDP é aconselhável para quem quer pagar um valor idêntico ao longo do ano, evitando qualquer instabilidade da fatura.

Aderir ao Conta Certa EDP é completamente gratuito e poderá fazê-lo através da EDP Online. Para isso, depois de entrar na sua conta, escolha o contrato ao qual pretende associar à Conta Certa e pressione "Dados de Pagamento e Faturação". Faça a simulação de quanto irá pagar durante 11 meses, e conheça o seu plano Conta Certa. A seguir é só clicar em "Confirmar".

Pode também conhecer o acordo numa das lojas da fornecedora ou através do contacto para apoio ao cliente, indicado abaixo.

Telefone de Adesão Conta Certa EDP Comercial808 535 353

Em caso de consumo excessivo, a EDP avisa os seus clientes, a fim destes ajustarem o valor da mensalidade.

Cancelar Conta Certa EDP

Se não estiver completamente satisfeito, saiba que pode alterar o valor que paga todos os meses, ou até cancelar o conta certa EDP a qualquer momento, através dos contactos telefónicos, do online ou numa das lojas da companhia. No entanto, antes de cancelar o acordo com a EDP, saiba que pode determinar a data de pagamento da sua próxima mensalidade, e até o valor a pagar na fatura, embora de forma limitada.

Após o cancelamento da fatura com Conta Certa EDP, haverá uma correção das suas contas. Caso prefira encontrar outras soluções de poupança, pode também mudar a sua tarifa EDP e optar por uma mais ajustada ao seu orçamento.

EDP Débito Direto

O débito direto da EDP é uma forma de pagamento que simplifica a vida dos consumidores, uma vez que o valor da fatura da EDP Comercial é debitado da conta do cliente de forma cómoda, tranquila e mediante autorização prévia.

Com o débito direto não se preocupa com os prazos de pagamento EDP, nem precisa de deslocar-se a um multibanco ou a uma loja para realizar o pagamento.

Aderir ao débito direto na EDP?A adesão do débito direto é bastante rápida, quer através da EDP Online, quer com recurso a um dos contactos telefónicos da EDP, ou mesmo das suas lojas.

Se optar pelo online, selecione o contrato que pretenda associar ao débito direto. Em "Dados de Pagamento e Faturação" clique em "Débito Direto" e logo em aderir. Autorize a transação por débito direto e insira o seu IBAN. Já tem o débito direto como forma de pagamento.

Ainda pode realizar todas as gestões relativas ao débito direto do contrato EDP, como por exemplo, alterar a conta bancária indicada.

Alterar conta bancária ou cancelar o débito direto EDP

O titular do contrato, ou titular de pagamento ou qualquer outra pessoa que possua um documento assinado pelo titular, pode alterar os dados da conta bancária no contrato da EDP. Poderá fazê-lo através da área de cliente online. Aceda aos seus dados de pagamento EDP e siga estes passos:

  • Alterar a conta bancária associada ao débito direto:
  • Clique sobre o contrato pretendido e entre em "Alterações";
  • Depois de clicar em "Dados de pagamento e Faturação", pode pressionar o lápis vermelho junto ao IBAN;
  • Introduza o novo IBAN e confirme.

A EDP permite ao cliente escolher se deseja realizar pagamento da próxima fatura EDP com os dados antigos, ou se será paga utilizando a nova conta bancária. Como opção pode cancelar o débito direto EDP.

Cancelar Débito Direto EDP:Antes de cancelar deve constatar se este não é obrigatório na tarifa contratada, para isso entre na área de cliente EDP, consulte os documentos. Se seguir com o cancelamento, a sua oferta é atualizada para outra sem esta forma de pagamento (nomeadamente com os métodos de pagamento tradicionais como o multibanco).

Pagamento EDP Multibanco

Como realizar pagamento EDP fora de prazo?

Caso não lhe tenha sido possível o pagamento da sua fatura da EDP no prazo descrito, e ainda não passaram os 5 dias sobre a data limite de pagamento indicada na fatura, então poderá proceder ao seu pagamento em qualquer Multibanco ou Agente EDP. Se quer realizar o pagamento EDP fora do prazo de 5 dias, deverá dirigir-se a uma loja oficial da EDP.

Convém ter presente que, terminado o prazo limite de pagamento, está sujeito à interrupção do fornecimento de energia. Por isso, se tem pagamentos EDP em atraso, o melhor será contactar a EDP. A data limite de pagamento EDP é sempre indicada na sua fatura, como observa na imagem.

Pagamento EDP Fora de Prazo

Corte de luz por falta de pagamento EDP

Algumas vezes poderá existir o corte de luz por falta de pagamento à EDP, no caso de não pagar a sua fatura no prazo determinado. A interrupção do fornecimento da eletricidade e o seu eventual restabelecimento, implicam o pagamento de taxas e encargos adicionais por parte dos clientes.

EDP Corte de energia por falta de pagamento: A falta de pagamento EDP no prazo estipulado dos montantes devidos, justifica a interrupção de fornecimento de energia, após o envio de pré-aviso com a antecedência mínima de 20 dias.

Para os clientes em baixa tensão, o fornecimento de energia é reposto no máximo em 12 horas no horário seguinte (referente aos dias úteis, entre as 08h00 e as 24h00).

O que é o acordo de pagamento EDP em prestações?

O acordo de pagamento em prestações da EDP é, normalmente, realizado quando são feitos acertos de faturação no final do período de 12 meses.

Assim, os clientes podem fazer o pedido de pagamento em prestações à EDP, caso o acerto ou a dívida são superiores à média do que se pagou nos seis meses anteriores. A solicitação do plano de prestações da EDP ir até 12 meses, em prestações iguais neste período.

Contacte-nos para receber aconselhamento energético e saber qual as tarifas e as melhores soluções de poupança para si.

Comparador de tarifas de luz

Quer conhecer a melhor opção de poupança de energia?

Contacte a Selectra e receba apoio especializado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

 
211 451 219
Quero que me liguem