Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

EDP Pagamentos Fora de Prazo, Prestações, Débito Direto e Conta Certa

EDP Pagamentos das Faturas

Existem diferentes formas para proceder aos pagamentos da fatura EDP. Neste artigo, saiba como proceder ao pagamento EDP fora de prazo ou o que fazer quando há um corte de luz por falta de pagamento. Conheça também o débito direto e a Conta Certa EDP.


É certo que existem situações na nossa vida que não são possíveis de controlar, e muitas vezes, no que toca ao tema de dinheiro, é dificil gerir os contratempos. Assim, conheça as formas de pagamento à EDP, adequadas às suas necessidades.

Comparador de tarifas de luz

Qual a modalidade de pagamento em que mais poupo?

Peça apoio a um dos especialistas da Selectra.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Como realizar pagamento EDP fora de prazo?

Caso não lhe tenha sido possível proceder ao pagamento da fatura EDP, e ainda não passaram 5 dias sobre a data limite estipulada, poderá dirigir-se a um Multibanco ou Agente EDP para regularizar a situação.

Se já tiverem passado os 5 dias, então o pagamento EDP está fora do prazo. Dirija-se uma loja oficial da EDP para resolver o problema. A data limite para o pagamento EDP é apresentada na sua fatura:

EDP Prazo para Pagamento da Fatura

Quando terminado o prazo limite para pagamento, está sujeito à interrupção do fornecimento de energia. O melhor será contactar a EDP para apoio técnico.

EDP Pagamentos em Atraso no Estado de Emergência

Segundo determinado pela ERSE, durante o estado de emergência, os pagamentos em atraso na EDP podem ser regularizados num prazo de 50 dias, após a data limite expressa na fatura.

Poderá também accionar o plano de pagamento flexível da EDP, disponível durante o estado de emergência, através do seguinte telefone:

Apoio sobre Pagamentos EDP

Esta opção é recomendada aos clientes recentemente desempregados ou em lay-off e, portanto economicamente vulneráveis, que também podem beneficiar da tarifa social. A EDP garante ainda 20% de desconto na fatura de luz dos profissionais do Sistema Nacional de Saúde.

Corte de luz por falta de pagamento EDP

Algumas vezes, poderá existir o corte de luz por falta de pagamento à EDP quando não paga a fatura no prazo estipulado. A interrupção do fornecimento da eletricidade pela EDP, e o seu eventual restabelecimento, implicam o pagamento de taxas e encargos adicionais.

Corte de luz por falta de pagamento: Prazo A falta de pagamento à EDP no prazo estipulado dos montantes devidos, justifica a interrupção de fornecimento de energia, após o envio de pré-aviso com a antecedência mínima de 20 dias.

Para os clientes em baixa tensão, o fornecimento de energia é reposto no máximo em 12 horas no horário seguinte (referente aos dias úteis, entre as 08h00 e as 24h00).

Como fazer acordo com a EDP para o pagamento em prestações?

O acordo de pagamento em prestações da EDP é, normalmente, realizado quando são feitos acertos de faturação no final de 12 meses. Esta é também uma alternativa para os clientes mais vulneráveis.

Os clientes podem fazer o pedido de pagamento em prestações à EDP, caso o acerto ou a dívida sejam superiores à média do que se pagou nos seis meses anteriores. A solicitação do plano de prestações da EDP pode ir ir até 12 meses, em prestações iguais durante esse período.

Se tiver dúvidas sobre o pagamento em prestações na EDP, poderá contactar a Selectra. Iremos recomendar-lhe a melhor solução de poupança.

Comparador de tarifas de luz

Quer conhecer a melhor opção de poupança de energia?

Contacte a Selectra e receba apoio especializado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

EDP Pagamentos da Fatura

Os pagamentos da fatura da EDP vão depender das necessidades de cada consumidor, sendo que pode escolher por um destes:

  • Tipos de Pagamentos EDP:
  • EDP Pagamento Mensal: A forma mais comum de pagamento, em que os clientes pagam a sua fatura todos os meses;
  • EDP Pagamento Bimestral: Pagamento da fatura realizado de 2 em 2 meses;
  • EDP Conta Certa: O cliente paga um valor igual todos os meses, e realiza-se um acerto no 12º mês, com base na faturação neste período.

Por sua vez, os clientes da EDP podem escolher a forma como realizam o pagamento das suas faturas EDP. Na realidade, pode mudar a forma de pagamento sempre que desejar.

  • Formas de pagamentos à EDP:
  • EDP Débito Direto: É a forma de pagamento mais rápida, sem perdas de tempo e sem encargos ou preocupações em relação a prazos;
  • EDP Referência por Multibanco: O pagamento por multibanco é também bastante cómodo, pois pode ser feito em qualquer hora, e nos locais onde há terminais (são mais de 12 000 espalhados por Portugal);
  • Lojas EDP, Payshop ou CTT: caso não tenha cartão de multibanco, poderá realizar o pagamento através de uma destas lojas. No entanto, são formas de pagamento mais restritas, uma vez que existem horários a cumprir e locais indicados para o fazer.
Pagamento da Fatura de Energia na EDP Online

EDP Pagamento Online

Pode realizar pagamento online à EDP, através da área de cliente, sem ter de se deslocar ao Multibanco ou a um Agente EDP.

Esta opção destina-se, essencialmente, a clientes que não tenham contratado o pagamento por débito direto EDP ou que, por esquecimento ou outro motivo, não pagaram a sua fatura e têm uma dívida com a companhia.

Pagamento Online EDP:O processo de pagamento online é muito fácil. O cliente identifica a fatura em débito na sua lista de faturas e indica um NIB para pagamento. Se preferir, pode pagar a fatura por MBWay ou do homebanking.

EDP Débito Direto

O débito direto da EDP simplifica a vida dos consumidores, uma vez que o valor da fatura, da EDP Comercial, será debitado da sua conta bancária de forma segura e mediante autorização prévia.

  1. Entre na sua área de cliente EDP;
  2. Clique no contrato ao qual quer ter associado o débito direto;
  3. Entre em "Alterações", e depois em "Dados de Pagamento e Faturação";
  4. Clique no apartado do "Débito Direto" seguido de "Adira já";
  5. Autorize o débito direto na EDP;
  6. Forneça o seu IBAN e depois confirme.

A adesão ao débito direto da EDP é bastante rápida, e não precisa de se preocupar com os prazos de pagamento EDP, nem de se deslocar a um multibanco ou a uma loja física.

Ainda na sua área de cliente, pode realizar todas as gestões relativas ao débito direto do contrato EDP, como por exemplo, alterar a conta bancária indicada.

Alterar conta bancária ou cancelar o débito direto EDP

O titular do contrato, ou titular de pagamento ou qualquer outra pessoa que possua um documento assinado pelo titular, pode alterar os dados da conta bancária no contrato EDP.

Poderá fazê-lo, por exemplo, através da área de cliente online. Aceda aos dados de pagamento EDP e siga estes passos:

  1. Clique sobre o contrato pretendido e entre em "Alterações";
  2. Depois de clicar em "Dados de pagamento e Faturação", pode pressionar o lápis vermelho junto ao IBAN;
  3. Introduza o novo IBAN e confirme.

A EDP permite ao cliente escolher se deseja realizar pagamento da próxima fatura EDP com os dados antigos, ou se será paga utilizando a nova conta bancária.

Cancelar Débito Direto EDP:Antes de cancelar o débito direto EDP assegure-se que esta modalidade não é obrigatória na tarifa contratada. Para tal, entre na sua área pessoal e consulte os documentos. Se seguir com o cancelamento, a oferta é atualizada para outra sem débito direto (terá os métodos de pagamento tradicionais, como o multibanco).

EDP Pagamento por Multibanco

Caso desejar pagar as faturas da EDP por multibanco, saiba que poderá fazê-lo. No entanto, não terá tantos descontos na fatura com os clientes com débito direto.

As referências multibanco na fatura EDP deverão apresentar-se da seguinte forma:

Pagamento EDP por Multibanco

Também na sua fatura é apresentado o limite de pagamento por multibanco à EDP. Se tiver dúvidas, contacte um dos nossos especialistas.

Comparador de tarifas de luz

Que forma de pagamento garante mais descontos na fatura?

Contacte a Selectra gratuitamente para todas as informações.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Conta Certa EDP

Como funciona o EDP Conta Certa? Este tipo de pagamento da fatura é mais prático, pois permite pagar um valor fixo na fatura de energia durante 11 meses, com um acerto no 12º e último mês.

Vale a pena aderir ao Conta Certa da EDP?O Conta Certa EDP é aconselhável para quem quer pagar um valor idêntico ao longo do ano, evitando qualquer instabilidade da fatura.

Aderir ao Conta Certa é completamente gratuito e poderá fazê-lo através da EDP Online ou de uma das seguintes formas:

Passos para aderir ao Conta Certa EDP

Em caso de consumo excessivo, a EDP avisa os seus clientes, a fim destes ajustarem o valor da mensalidade do Conta Certa.

Cancelar Conta Certa EDP

Se não estiver completamente satisfeito, saiba que pode alterar o valor que paga todos os meses, ou até cancelar o conta certa EDP a qualquer momento, através dos contactos telefónicos, do online ou numa das lojas da companhia.

Antes de cancelar este acordo de pagamento com a EDP, saiba que pode determinar a data de pagamento da sua próxima mensalidade, e até o valor a pagar na fatura, embora de forma limitada.

Caso prefira encontrar outras soluções de poupança, pode também mudar a sua tarifa EDP e optar por uma mais ajustada ao seu orçamento.

Perguntas Frequentes sobre os Pagamentos EDP

Como posso pagar a fatura EDP?

Poderá proceder ao pagamento das faturas EDP por multibanco ou débito direto. Se preferir, poderá celebrar o acordo de pagamento do Conta Certa EDP.

O que fazer em caso de corte de energia por falta de pagamento à EDP?

Contacte imediatamente a EDP para regularizar a situação. Se não pagar a fatura da EDP, a comercializadora irá aplicar-lhe uma série de taxas e encargos adicionais.

COVID-19. Pagamento das faturas EDP em atraso?

Desde o dia 13 de março de 2020, os clientes que se atrasem no pagamento da conta da luz à EDP dispõem de 50 dias para regularizar a situação. Esta é uma medida para ajudar os clientes que estejam a sofrer com a crise económica provocada pela pandemia.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem