Ciclo Horário EDP: Bi-Horário, Tri-Horário, Horas Vazio, Cheias, Ponta

Ciclo Horário EDP

Neste artigo, ficará a conhecer todos os detalhes sobre o ciclo horário da EDP: consulte informação sobre a tarifa simples, bi-horária e tri-horária, perceba o que significam as horas vazio, cheias e ponta, e veja como escolher o melhor ciclo horário (bi-horário ou tri-horário) para a sua casa.

Ciclo Horário EDP: Horas Vazio, Cheias, Ponta

Não só a EDP mas, no geral, todas as comercializadoras de energia oferecem opções de tarifas elétricas que podem variar de preço segundo o horário em que a mesma é consumida. São estas as tarifas horárias.

Tarifa EDP simples Apresenta um preço fixo para a potência contratada e também para o termo de energia (aquele que corresponde ao consumo de cada kWh de eletricidade). O cliente pagará o mesmo independentemente do horário do consumo.
Tarifa EDP bi-horário Aqui o período de consumo divide-se em dois horários: vazio e fora de vazio. Esta tarifa pode ser interessante para aqueles que geralmente apresentam maior consumo de energia à noite, pois preço do kWh nessa altura é o mais barato (entre as 22:00h e as 08:00h, o horário vazio).
Tarifa EDP tri-horário Algumas comercializadoras só oferecem esta tarifa para potências contratadas acima de 20,7kVA, por isso costumam ser mais utilizadas para negócios. Nestas, o dia divide-se em três: horas de ponta, cheias e vazio.

Ciclo horário EDP: diário ou semanal?

Outro ponto importante sobre os ciclos horários é o facto de poderem ser diários ou semanais. No caso de serem semanais, a variação de preço está também relacionada com um consumo feito em dias úteis ou em fins de semana.

Na figura abaixo, poderá observar a diferença de horários entre uma tarifa bi-horária semanal e uma diária, muito utilizadas, sobretudo, pelos consumidores particulares:

ciclo horário edp

Ao contratar uma destas tarifas para a minha casa, como sei qual é a melhor?Se o seu consumo elétrico é, sobretudo, durante a noite ou já de madrugada (incluindo semana e fim de semana), o melhor é escolher o ciclo diário. Se, durante a semana, usa mais energia no final do dia, deverá então escolher o ciclo semanal.

Como decidir se devo contratar as tarifas simples ou as tarifas bi-horária e tri-horária da EDP?

Se não tiver a certeza relativamente ao tipo de tarifa a contratar, experimente responder às seguintes perguntas e retirar conclusões das respostas das mesmas:

  • Existe uma rotina definida com horários relativamente fixos todos os dias e para todos os moradores?
  • A que horas há mais pessoas em casa?
  • Quando é mais comum consumir mais energia na sua casa?
  • Em que momentos utiliza eletrodomésticos como máquinas de lavar, secar e fornos?

Se for possível realizar o consumo elétrico de uma residência, maioritariamente, em horas consideradas de vazio, as tarifas horárias da EDP serão uma boa opção para o cliente.

No entanto, se precisar de utilizar eletricidade principalmente nas horas que correspondem aos períodos de fora de vazio (no caso do bi-horário) ou cheia e pontas (tri-horário), o ideal é que pense na hipótese de contratar as tarifas simples, pois os valores desta costumam ser uma média entre os preços daquelas com ciclos horários diferentes.

A EDP é a companhia com as tarifas mais baratas por ciclo horário?

A EDP Comercial possui uma grande diversidade de tarifas que atende à variadas necessidades do consumidor: diferenciados métodos de pagamento e de recebimento das faturas, opção por utilização de energias renováveis, planos de assistência técnica, opções para clientes domésticos, negócios ou condomínios.

Portanto, deverá averiguar a tarifa que mais se adequa aos seus interesses e assim comparar o preço da EDP com o de outras comercializadoras.

No gráfico abaixo, comparamos a tarifa da EDP na opção bi-horária com outras semelhantes pertencentes a algumas das principais comercializadoras de energia do país.

 

Como contratar o tri-horário ou bi-horário da EDP?

Caso queira contratar a EDP e uma das suas opções de tarifas horárias, poderá dirigir-se até uma das suas lojas ou entrar em contacto com a companhia através do telefone de apoio ao cliente da EDP, 808 535 353. Para realizar o contrato, será necessário dispôr da seguinte informação:

  1. Nome completo e número de contribuinte;
  2. Morada;
  3. CPE (a consultar na fatura anterior);
  4. Potência escolhida;
  5. Dados de pagamento.
 
211 451 219
Quero que me liguem