Está aqui

 

Endesa: Mudança de Titular, Comunicar Leitura, Potência Contratada

Neste artigo, fique a conhecer todas as gestões que pode tratar com a Endesa, desde realizar a mudança do titular, alterar a tarifa e a potencia contratada, alterar a morada e os dados bancários do contrato, e ainda comunicar a leitura à Endesa.

endesa-gestoes

Alterações contratuais da Endesa

Quando se realiza um contrato de energia com a Endesa ou outra comercializadora de energia, pode ser necessário de tratar de várias gestões ao longo da contratação, como por exemplo, alterar os dados do seu contrato de energia, acrescentar ou cancelar serviços extra, entre muitos outros.

Para tratar destas gestões, poderá utilizar os contactos de apoio ao cliente da Endesa ou deslocar-se a uma loja oficial Endesa perto de si.

Telefone de apoio ao cliente Endesa 800 101 033
Contratação dos serviços Endesa 800 101 030
Horário de atenção ao cliente Das 8h às 23h
Email apoio.cliente@endesa.pt

Endesa: Mudança de Titular

Alterar o titular do seu contrato de energia é algo muito comum, que pode ser necessário realizar quando muda de casa (quer seja comprada, quer seja alugada), quando se separa ou se divorcia do seu parceiro, ou até quando o titular do contrato de energia falece.

Para realizar esta gestão, terá apenas de ligar para a comercializadora através do número de apoio ao cliente indicado acima e comunicar os dados do novo titular do contrato com a Endesa.

Alterar a Morada no Contrato da Endesa

Outra gestão comum relativa ao contrato de eletricidade ou gás natural é alterar a morada do fornecimento ou da faturação. Saiba que ambas podem ser alteradas, e podem ser distintas.

Uma vez mais, poderá realizar esta mudança através do número de telefone da Endesa colocado na tabela acima. A alteração da morada no contrato da Endesa terá de ser realizada pelo titular do contrato ou pelo titular do pagamento.

Na solicitação da mudança da morada, o titular terá de indicar o código da instalação energética do local (CPE no caso da eletricidade e CUI no caso do gás), assim como a nova morada completa (com código postal, freguesia e concelho).

Alteração da Conta Bancária no Contrato da Endesa

A alteração do número de conta bancária indicado no contrato de energia também pode ser realizada, e é importante sobretudo para quem realiza o pagamento das faturas de eletricidade ou gás natural através de débito direto na conta.

Esta gestão também tem de ser realizada pelo titular do contrato de energia ou de pagamento, ou ainda por outras pessoas que apresentem uma autorização assinada pelo titular do contrato que permita a realização dessa gestão.

Alteração da Potência Contratada da Endesa

Quando contratamos eletricidade ou gás natural pela primeira vez, se não fazemos bem a estimativa do consumo de energia, é provável que contratemos uma potência elétrica que não seja a mais indicada para a nossa casa. Se este é o seu caso, não se preocupe, pois pode alterar a potência contratada da Endesa sempre que quiser.

Se observar que os disjuntores do quadro de energia estão sempre a "disparar", então altere para uma potência mais alta. E se vir que está a gastar muito dinheiro na energia, e que mesmo quando utiliza muitos aparelhos elétricos, os disjuntores não vão abaixo, então talvez seja bom considerar baixar a potência elétrica contratada.

Alteração da Tarifa da Endesa

A qualquer momento pode realizar uma mudança de tarifários da Endesa. Para tal, aconselhamos a realizar antes uma comparação das tarifas da Endesa, de modo a encontrar a mais vantajosa para si.

Comunicar a Leitura de Consumo à Endesa

Comunicar a leitura à Endesa é sempre algo muito importante, pois assim paga apenas pela energia que consome, em vez de esperar pela estimativa que a comercializadora realiza, que normalmente é superior ao consumo real de eletricidade ou gás natural.

Para comunicar a sua leitura de consumo à Endesa, o procedimento é muito simples. Terá apenas de registar o número indicado no seu contador de energiae indicá-lo à comercializadora através do número 800 101 033, ou através da área de cliente online.

Contratar a Endesa

Para contratar eletricidade ou gás natural com a Endesa, o processo é muito simples, e rapidamente poderá começar a poupar mais na sua fatura ao final do mês.

Tanto para fazer um novo contrato de eletricidade como para fazer um novo contrato de gás natural, terá de verificar antes se já existe uma instalação de energia no local.

Se existir, terá apenas de solicitar a ligação de luz ou gás à Endesa e, indicando alguns dados, o processo estará terminado entre 5 e 7 dias.

Se ainda não houver uma instalação energética no local, terá de entrar em contacto com as distribuidoras de luz e gás para pedir uma nova instalação de energia e, uma vez terminada, pedir então à Endesa para ligar a luz ou o gás.