Endesa Leituras: Como comunicar leitura do contador

Nesta página, fique a conhecer como comunicar leituras à Endesa, como ler o contador de eletricidade ou de gás natural da companhia, qual o telefone para dar contagem à Endesa e ainda como enviar leitura online.

800 101 033

Saiba que a comunicação de leituras à Endesa, ou a qualquer fornecedora de energia, é um procedimento que deve ser realizado todos os meses.


Comparador de tarifas de luz

Quer conhecer a melhor fornecedora de energia?

Entre em contacto com a Selectra e comece a poupar na sua fatura.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Endesa Leituras

A comunicação de leituras à Endesa é um dos procedimentos mais importantes no seu contrato com a fornecedora de energia. Isto porque os valores de consumo indicados na sua fatura serão reais e não estarão assentes em estimativas, por vezes demasiado elevadas.

Caso seja cliente da companhia, as formas para dar a contagem à Endesa são diversas. Os principais canais para o efeito estão dispostos na imagem abaixo:

Formas para enviar leituras à Endesa

Se preferir pode ainda enviar leituras à Endesa através do contacto do Operador da Rede de Distribuição.

Endesa Contagem: Telefone

Os dados de consumo de eletricidade e/ou gás natural, que os clientes encontram nos respetivos contadores, poderão ser transmitidos à Endesa através do telefone da companhia. Este canal de atendimento para dar contagem à Endesa é completamente gratuito.

Endesa Leituras Contactos
Comunicação de Leituras Endesa (Particulares) Comunicação de Leituras Endesa (Negócios)
800 101 033 800 101 030

Os telefones para dar leituras à Endesa encontram-se à disponibilidade do cliente das 08h às 23h, de segunda a domingo.

Em alternativa, poderá também dar leitura do contador de luz da Endesa, através dos contactos da operadora de rede de distribuição, que em Portugal é a EDP Distribuição. No caso das leituras de gás natural, a operadora de rede varia consoante a zona de residência.

Endesa Comunicar Leituras Online

Sabia que pode enviar as suas leituras online à Endesa? Para fazê-lo, basta entrar no portal da companhia, preencher os campos solicitados e, depois, incluir os números que surgem no seu contador de energia.

Observe agora a imagem referente ao formulário da Endesa para comunicação de leituras. Alguns dos campos a preencher dizem respeito ao CPE (para leituras de eletricidade) e o CUI (para leituras de gás natural). Cada um destes códigos identifica a instalação elétrica ou de gás, respetivamente.

Formulário de leituras da Endesa

My Endesa Leituras:Ao entrar na sua área de cliente, pode enviar os dados dos seus contadores. Esta é uma plataforma eficaz que ainda lhe permite efetuar outras gestões no seu contrato.

Dados necessários para comunicar leituras à Endesa

Se quer enviar leituras à Endesa por telefone, na sua área de cliente ou online, o procedimento exige, obrigatoriamente, a apresentação de um conjunto de dados.

Em quaisquer dos casos, este é um procedimento simples e gratuito que não lhe trará inconvenientes.

  • Dados necessários para comunicar leituras à Endesa:
  • NIF - Número de Identificação Fiscal (Nº de Contribuinte);
  • CPE - Código Ponto de Entrega -, no caso de comunicar leituras de eletricidade;
  • CUI - Código Universal de Instalação -, para enviar leituras de gás natural;
  • Nº de conta ou de cliente da Endesa.

Tanto o código CPE, como o código CUI poderão ser facilmente encontrados na fatura de energia da Endesa.

Como ler o contador da Endesa?

A leitura de contador da Endesa pode ser feita tanto por um técnico da companhia que se desloca à sua casa, como também pelo próprio cliente. Neste caso, o cliente deverá saber como ler o contador da Endesa da forma mais autónoma possível.

O contador da Endesa, seja ele de eletricidade ou de gás natural, indica no visor a quantidade de energia consumida na sua casa. Saiba, no entanto, que existem diferentes contadores e que, nos últimos anos, as comercializadores têm apostado em contadores inteligentes de eletricidade e de gás natural.

Como ler contador da Endesa

Aponte corretamente os números que surgem no pequeno ecrã do seu tipo de contador e envie os dados à companhia.

Quando comunicar leituras à Endesa?Os clientes poderão saber a data recomendada para enviar a leitura da Endesa na fatura de energia. Recomendamos que o faça frequentemente, no mínimo uma vez por mês.

Erros na Contagem da Endesa

Quando deteta, na sua fatura, algum erro na contagem da Endesa, deve informar imediatamente a companhia para que esta possa resolver a situação.

Saiba que este erro poderá estar associado a uma avaria no contador da Endesa, o que leva a que a sua fatura indique valores mais elevados ao verdadeiro consumo.

Para solucioná-lo, desligue todos os eletrodomésticos, assim como luzes, e volte a observar o contador para perceber se os números ainda estão a aumentar. Caso isso aconteça, o seu contador da Endesa está mesmo avariado. Contacte um técnico da companhia para solucionar o problema.

Perguntas Frequentes sobre enviar leituras à Endesa

☎️Qual é o telefone da Endesa para enviar leituras?

O telefone da Endesa para comunicação de leituras dos clientes do setor residencial é o 800 101 033.

📄Que dados são necessários para enviar leituras à Endesa?

Para comunicar leituras à Endesa precisa do Número de Cliente, do NIF associado ao contrato, do CPE e/ou do CUI.

💻Posso enviar leituras à Endesa online?

Sim. Pode utilizar o formulário de leituras do site da companhia ou aceder à My Endesa Leituras na sua área de cliente.

211 451 219
Quero que me liguem