Endesa Leituras: Contador de Luz, Contactos para Comunicar as Leituras

Fique a saber nesta página como comunicar as leituras de consumo à Endesa, como ler o contador de energia da comercializadora, e ainda os contactos da Endesa para comunicar as leituras todos os meses.

endesa-leitura

Leitura do Contador da Endesa

O contador é um aparelho da instalação elétrica que indica no visor integrado a quantidade de energia consumida numa casa. Os clientes da Endesa podem realizar a leitura do contador e comunicar a leitura à Endesa sempre que assim o desejarem.

O ideal é fazê-lo todos os meses, para assegurar que paga apenas pela energia elétrica que consumiu, e não de acordo com a estimativa que a comercializadora faz do seu consumo.

Existem três tipos de contadores:

  1. Contadores Ponteiros: Este é o modelo mais tradicional utilizado pelas empresas de eletricidade. Tem quatro mostradores que se parecem com relógios analógicos. Normalmente estes contêm quatro relógios, porém, modelos mais antigos podem apresentar cinco. Neste caso, pode ignorar o último relógio, pois é um valor em decimais, e não é importante para a leitura.
  2. Contadores Ciclos: O mostrador deste contador é parecido com o painel de distância percorrida de um carro (conta kilómetros), e por isso a sua leitura é muito intuitiva. Se apresentar algarismos com um fundo de cor diferente dos demais, pode desconsiderá-los, pois são os valores em decimais.
  3. Contadores Eletrónicos: Também conhecidos como contadores digitais, são os contadores mais avançados tecnologicamente. Apresentam um visor digital que permite a leitura instantânea e o acompanhamento do fornecimento por parte das próprias companhias de eletricidade. Com este monitoramento em tempo real, as companhias podem identificar rapidamente problemas na rede, como uma queda no fornecimento ou picos de luz.

Endesa: Contactos para comunicar as Leituras

Se é cliente da Endesa e pretende comunicar as leituras de consumo energético à comercializadora, poderá fazê-lo de várias formas: através dos números de telefone indicados abaixo, através do site da comercializadora, e ainda através da aplicação de área de cliente da Endesa.

  • Contactos de Leituras da Endesa:
  • Número de Telefone: 800 101 033
  • Email: apoio.cliente@endesa.pt
  • Horário: das 8h00 às 23h00

Avaria do Contador da Endesa

As avarias do contador de luz podem surgir de repente. Veja como identificar e verificar se o seu contador está avariado:

  1. Desligue todas as luzes da casa.
  2. Retire todos os aparelhos elétricos das tomadas, ou desligue a chave geral.
  3. Espere alguns minutos.
  4. Verifique o seu contador: se o valor mostrado continua a subir, o contador está avariado.

Se o seu contador de energia estiver avariado, deverá comunicar a situação à Endesa o mais depressa possível, para a mesma enviar a empresa de distribuição a sua casa, avaliar a necessidade de intervenção necessária na instalação elétrica e, se for caso disso, enviar-lhe um orçamento com os custos da obra.

Erro na fatura da Endesa

Se encontrar um erro de consumo na fatura de eletricidade, deverá informar a Endesa o mais depressa possível para resolver a questão. Saiba que se o titular do contrato de energia tiver dívidas em seu nome, não poderá realizar nenhuma outra alteração ao contrato de eletricidade até todas as dívidas estarem pagas ou a situação ficar esclarecida.

211 451 219
Quero que me liguem