Está aqui

Gás natural ou propano?

call lojaluz

Gas natural propano

Perceba as principais diferenças entre estes gases e quando deve optar por cada um.

Para mudar de fornecedor de gás natural, ou qualquer outra alteração no seu contrato de gás, contacte a LojaLuz. Ajudamos gratuitamente os clientes em qualquer procedimento relacionado à eletricidade ou gás.

Consulte todas as tarifas disponíveis das companhias comercializadoras de eletricidade do mercado livreAjudamos a encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. Contacte-nos!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador


Quando escolher gás natural? Quando escolher propano?

Dependendo da situação, pode ser mais interessante contratar gás natural ou propano. Definimos três situações principais:

  1. A casa tem instalação de gás natural. Não precisa pensar duas vezes, sem dúvida a melhor opção é o gás natural. Como veremos adiante, é a opção mais barata e conveniente.
  2. A casa não tem instalação de gás natural, mas o cliente pretende continuar na casa por muito tempo. Neste caso, o investimento na instalação do gás natural vale a pena a longo termo, pois este investimento proporcionará poupanças na conta de gás.
  3. A casa não tem instalação e o cliente não pretende passar muitos anos nela. O mais simples neste caso é optar pelas garrafas de gás propano.

Resumidamente, opte pelo gás natural quando tiver uma instalação ou puder investir numa, caso contrário, escolha o propano.

Vantagens do gás natural

O gás natural é um combustível possível que pode ser encontrado em aterros subterrâneos sozinho ou associado ao petróleo. O seu principal componente é o hidrocarboneto metano. Do seu processamento, extraem-se os gases propano e butano.

Numa casa, tanto o gás natural quanto o propano servem aos mesmos propósitos: aquecer água, aquecer o ambiente e cozinhar. No entanto, podemos destacar algumas vantagens do gás natural:

  • Vantagens do gás natural
  • Para realizar a mesma função, o gás natural é bem mais barato. O propano é obtido a partir do gás natural, e por isto é significativamente mais caro.
  • O preço do gás natural é mais previsível e estável. O seu preço sofre pouquíssimas flutuações e teve pequenos aumentos ao longo dos últimos anos.
  • O gás natural é mais seguro. O gás natural é mais leve que o ar, e por isso dissipa-se facilmente em caso de vazamento, ao contrário do propano, que é mais pesado que o ar.

Comparação: gás natural vs. propano

Veja na tabela abaixo uma comparação entre gás natural e propano em diversos aspectos.

Critério Gás natural Propano

Preço do kWh

Baixo: em torno de 7 cêntimos

Alto: em torno de 16 cêntimos

Preço da instalação

Baixo se já tem ligação à rede.

Alto, caso contrário.

Variável: depende do contrato

Custo de manutenção

Uma centena de euros por ano para a caldeira

Uma centena de euros por ano para a caldeira

Os custos de manutenção podem estar incluídos no contrato

Fiabilidade do abastecimento

Alta: abastecimento 24h/365 dias Baixa: não se encontra uma garrafa de propano a qualquer hora, e qualquer dia do ano

Tempo de gestão

Mínimo: basta comunicar leituras e pagar a fatura Maior: às vezes é preciso instalar ou verificar a instalação da garrafa, e também estar presente na entrega

Disponibilidade

Limitada aos locais com acesso à rede de distribuição de gás Muito maior: na maioria dos locais pode encontrar um fornecedor de garrafas de propano

Ligar gás natural em casa

Se após esta comparação chegou à conclusão que o melhor para si é utilizar o gás natural, siga os passos a seguir para ligar o gás natural em sua casa :

  1. Verifique se a região onde se encontra a sua casa é abastecida por gás natural.
  2. Verifique se a instalação em sua casa está preparada para receber gás natural. Se a casa já foi abastecida antes, então provavelmente está preparada. Pode perguntar ao antigo proprietário ou contactar uma empresa instaladora/montadora de gás natural certificada pela DGEG.
  3. Peça o termo de responsabilidade ao antigo proprietário ou à empresa instaladora/montadora que contactar. Sem este termo não pode haver abastecimento.
  4. Faça orçamentos de inspeção da instalação de gás em sua casa com empresas inspetoras autorizadas pela DGEG. Sem o certificado de inspeção não pode ser abastecido.
  5. Peça um orçamento para ligar a sua casa à rede de distribuição para a empresa que opera a rede na sua zona.
  6. Compare todos as companhias de gás natural.
  7. Celebre um contrato com a melhor opção para si.

Fornecedores de gás natural no mercado livre

No mercado livre de gás, encontramos quatro companhias que abastecem o setor doméstico :

  1. Galp Energia
  2. Goldenergy
  3. Audax
  4. Endesa
  5. Energia Simples
  6. Iberdrola

O mercado livre de gás natural surgiu em 2006, porém a sua parcela do segmento doméstico só foi liberalizada em 2010, o que significa que só a partir de então o consumidor passou a poder escolher o fornecedor de gás para a sua casa.

Escolher o fornecedor de gás natural

O preço do gás é dividido em duas partes: uma parte fixa, que sempre paga na fatura, e uma parte de consumo, que é o preço do kWh de gás.

Estes dois termos dependem do escalão de consumo, que é a quantidade de gás que pode consumir num ano. Além disso, também dependem da zona, pois os preços variam de acordo com a zona.

Veja uma comparação de tarifas de gás para Lisboa com escalão 2 :

 

Este é apenas um exemplo. O cliente deve considerar o seu caso em específico para fazer a comparação. Além disso, uma tarifa de gás envolve outros fatores além do preço, como o atendimento ao cliente e as condições contratuais.

Para ter a garantia de que vai contratar o melhor e mais barato serviço de gás natural para si, contacte gratuitamente a LojaLuz através do contacto telefónico 211 450 018. Fazemos uma comparação gratuita levando em consideração o perfil do cliente para encontrar a melhor opção para si.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus