Está aqui

Contadores inteligentes: Guia completo de 2018

Os contadores inteligentes são a nova tecnologia que mede os consumos de eletricidade e gás natural em Portugal. Estes têm vindo a ser estudados desde 2007 e desenvolvidos tendo por base a tecnologia 4,5G.

contadores inteligentes

Como funcionam os contadores inteligentes?

Os contadores inteligentes, ou contadores digitais, consistem na leitura e medição online do consumo de eletricidade em tempo real, podendo suportar vários valores por hora ou minutos. Assim, passou a ser prescindível o envío de leituras para o seu comercializador, já que este se faz automaticamente.

Mas, ao ter um contador inteligente, deixa de ser necessário enviar leituras? Inicialmente é necessário realizar testes de leituras de modo a confirmar a performance do aparelho, tendo em conta a precisão do consumo e a comunicação do mesmo, e só depois o contador é programado para entrar em telecontagem.

Receberá uma mensagem da EDP Distribuição a informar que o seu equipamento já realiza as leituras remotamente.

Contadores inteligentes em Portugal

Primeiro, deverá ter em conta que é obrigatório a mudança de contador. Irá receber uma carta em sua casa, por parte da EDP Distribuição, empresa responsável pela mudança dos contadores, a informar de que irá realizar-se a alteração dos mesmos. Caso deseje estar presente no momento da alteração, deverá contactar a distribuidora e agendar uma data e hora para este serviço. No entanto, saiba que não é obrigatório a sua presença nem a sua autorização, uma vez que os contadores analógicos estão no exterior de sua casa.

A 10 de julho de 2017, a EDP Distribuição estabeleceu um prazo limite, 2020, para que 60% dos contadores inteligentes em Portugal fossem instalados. Este ano, 2018, uma nova meta foi estabelecida, e é bastante ambiciosa: 100% dos consumidores, mais de 6 milhões, deverão ter nas suas casas os contadores inteligentes instalados até 2022.

Neste momento, 1.3 milhões de consumidores já têm o seu contador inteligente instalado.

Quais são os benefícios dos contadores digitais?

Já vimos que estes são aparelhos tecnológicos bastante avançados, mas quais são os benefícios reais de ter um contador digital? Realmente dá valor ao controlo do consumo de eletricidade? Para muitas pessoas, as contas de energia são um grande problema e a quantidade de pessoas que vivem na pobreza de combustível está a crescer em toda a Europa. Com a ajuda dos contadores inteligentes poderá ter um maior controlo do seu consumo elétrico.

  • Aqui estão alguns dos muitos benefícios destes equipamentos de medida:
  • Dão confiança sobre a capacidade de usar certos equipamentos, como o aquecimento no inverno, pois pode ver o consumo real que este representa, e assim, ligar e desligar quando quiser;
  • A leitura do seu consumo de eletricidade é realizada automaticamente, já que o novo contador inteligente envia a leitura para o distribuidor, que consequentemente envia para o seu comercializador;
  • Todas as contas serão completamente precisas e atualizadas;
  • Torna mais rápido e fácil mudar de fornecedor de energia;
  • Ao receber a leitura automaticamente, as estimativas deixarão de existir, o que pressupõe uma diminuição do valor da sua fatura;
  • Caso deseje mudar de tarifa, ciclo horário ou de potência contratada, não é necessária a deslocação de um profissional ao local, já que estas operações são feitas remotamente;
  • Passará a ser mais fácil identificar a origem de problemas ou avarias técnicas, assim como a resolução dos mesmos.

Os contadores digitais são prejudiciais à saúde?

Muitas pessoas defendem que os contadores inteligentes são prejudiciais e perigosos para a saúde pública, no entanto, embora não hajam estudos nem conclusões sobre os mesmos, o facto é que os contadores inteligentes emitem muito menos radiação do que os telemóveis e outros dispositivos semelhantes.

Como pedir um contador digital e preço da instalação

Todos os consumidores residentes em Portugal Continental irão realizar a alteração dos contadores analógicos para os contadores inteligentes, já que esta, como vimos anteriormente, é uma ação obrigatória, realizada pela EDP Distribuição. Caso pretenda que esta mudança seja realizada o mais rápido possível, para ter um maior controle do seu consumo de eletricidade, deve contactar a distribuidora EDP e solicitar a mudança do mesmo, através do telefone 808 100 100, para pedir mais informações.

A instalação dos novos contadores inteligentes é totalmente gratuita e de responsabilidade da EDP Distribuição. No entanto, tenha em atenção que se tentarem cobrar algum tipo de serviço, significa que está a ser burlado.

O que fazer em caso de burla? Deve recusar-se a pagar qualquer tipo de quantia monetária, deve pedir a identificação do técnico e em seguida reportar esta situação, o mais rápido possível, à EDP Distribuição.

O que acontece se mudar de comercializador?

Nada! Como referido anteriormente, os contadores inteligentes são propriedade da EDP Distribuição e por isso devem ser instalados sem compromisso por parte das comercializadoras. Se deseja mudar, pode fazê-lo, com a única diferença de que agora, com a nova tecnologia, é mais rápido.

Como controlar o consumo e poupar na eletricidade?

A Selectra, inicialmente, aconselha a tirar a sua leitura de eletricidade, de modo a que possa comparar com a leitura que recebe na sua fatura de luz. Uma vez que é um equipamento novo, é necessário saber se está em bom funcionamento.

Os novos contadores inteligentes permitem registar informações sobre o seu consumo de eletricidade, em períodos de curta duração, caso autorizar o tratamento destes mesmos dados. É vantajoso fazê-lo, já que assim poderá comparar quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz e para o seu perfil.

Faça uma comparação entre os preços dos ciclos horários, de modo a saber qual a tarifa mais vantajosa tendo em conta o seu perfil de consumidor.

Ajudamos a realizar a comparação de ciclos horáriosTodas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Últimas notícias sobre os contadores inteligentes

Desde o princípio do ano que a ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, deseja realizar inspeções de qualidade aos novos contadores, de modo a garantir o bom funcionamento dos mesmos, tendo em conta as leituras que se registam, a correção de anomalias e o registo das situações correntes de cada aparelho.

A última inspeção foi realizada em 2011 e 2012, onde se detectaram erros e anomalias nos aparelhos, que significou a devolução de 11 milhões de euros aos consumidores, por parte da EDP Distribuição, dos quais, apenas 4 milhões foram devolvidos.

Contadores inteligentes na Madeira e Açores

Diferentemente dos contadores de luz em Portugal Continental, nas ilhas Madeira e Açores, os contadores são de responsabilidade da empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e da Eletricidade dos Açores (EDA), respetivamente.

Sabe-se ainda que a população, por exemplo da Madeira, não mostra interesse na adoção de medidas de eficiência energética, no entanto, nos Açores, a EDA defende que os contadores inteligentes ajudarão os consumidores a passarem o seu maior consumo para as horas de vazio, de modo a usar a geotermia nas horas mais caras (fora de vazio), para pessoas com tarifas bi-horárias de eletricidade.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus