Está aqui

Factor de conversão do gás

Factor de conversão do gás

Os dados dos contadores de gás natural estão medidos em m³ (metros cúbicos), o qual é medida de volume e não de consumo (kWh).

Vamos explicar a relação entre o volume consumido e os dados de uma factura de gás, onde aparece o preço do kWh e não do m³ de gás.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

De que depende o factor de conversão?

O factor de conversão do gás de m³ a kWh depende da qualidade do gás, e por tanto, depende da distribuidora. A distribuidora é a responsável de levar o gás natural a todos os pontos do país, facilitando a utilização da energia a todos os clientes consumidores. A qualidade do gás natural depende diretamente da distribuidora, por tanto o factor de conversão também.

O factor de conversão multiplica o dado, em m³, de um contador de gás natural, para saber os kWh de consumo feito nesse período, sendo este dado o que as comercializadoras trabalham, tendo preços diferentes.

A qualidade do gás natural

A qualidade do gás natural depende diretamente da distribuidora, por tanto a comercializadora de gás só tem responsabilidades de preços e valores sobre a energia utilizada no ponto em questão.

O factor de conversão entre m³ (dado do contador) e o kWh (dado das tarifas de gás natural) depende da qualidade do gás, por tanto quanto maior seja a qualidade do gás (segundo a distribuidora), maior será este factor de conversão.

Ou seja: mais qualidade = mais kWh por cada m³.

A distribuição de gás natural

Em Portugal são numerosas as empresas distribuidoras de gás natural que levam o fornecimento a todos os clientes do país. É importante saber qual a sua distribuidora para saber que valor da tarifa deve aplicar, pois as tarifas têm preços diferentes segundo a distribuidora.

 

A distribuição da SONORGÁS:

• Arco de Valdevez

• Cachão – Mirandela

• Macedo de Cavaleiros

• Mirandela

• Peso da Régua

• Ponte da Barca

• Póvoa do Lonhoso

• Santa Marta de Penaguião

As tarifas de gás natural

tarifas de gás trabalham com os dados em kWh

As tarifas de gás natural não fazem diferença em m³, ou seja que trabalham com os dados em kWh (dados de consumo). Desde 2006 o mercado energético está em processo de liberalização, por tanto os clientes devem aproveitar e aderir a este mercado livre do gás contratando tarifas das comercializadoras em questão.

Saiba que pode mudar de tarifa sempre que quiser, pois se trata de um trâmite grátis e que pode-se fazer em qualquer momento.

A tarifa de gás e o m³

Cada distribuidora tem o seu factor de conversão

As tarifas de gás não fazem os preços segundo os m³ do contador, ou seja que trabalham com os kWh que resultam ao aplicar o factor de conversão sobre os m³. Cada distribuidora tem o seu factor de conversão e por tanto a sua qualidade de gás natural, o que não depende (nunca dependerá) da comercializadora nem do cliente. Por tanto compare as tarifas de gás e veja os valores dos kWh e não dos m³.

Comparar tarifas de gás

O cliente deve comparar as tarifas de gás para contratar a melhor de todas, sendo assim a maneira que o cliente tem para poupar no gás natural. Desta maneira, deve perceber que os dados das tarifas vêm em kWh e não em m³, por isso a comparação deve ser feita segundo estes termos:

  • Termo fixo: É uma quantidade a pagar fixa, que corresponde como escalão do consumo declarado
  • Termo de energia: Cada kWh consumido durante o período de facturação tem um preço, baseado na regulação da ERSE. Este é a maior parte do montante final da factura. Controle o seu consumo para pagar menos neste termo

O factor de conversão de m³ a kWh

Este fator de conversão é imprescindível para fazer o cálculo do montante final a pagar do consumo.

  • Fator de Conversão (m³ para kWh) = PCS x Fct x Fcp

Descrição dos termos do fator de conversão:

  • PCS: Poder Calorífico Superior do Gás Natural.
  • Fct: Fator de Correção da Temperatura.
  • Fcp: Fator de Correção da Pressão.

Factor de conversão por distribuidora

Cada distribuidora tem o seu factor de conversão próprio que depende da qualidade do gás natural. Esta qualidade está representada pelo factor de conversão, por isso cada distribuidora tem o seu factor:

Rede de distribuição Temperatura (Tgás) FCT

Lisboagás

15º

0,947944

Setgás

15º

0,947944

Lusitaniagás

15º

0,947944

Medigás

15º

0,947944

Paxgás

15º

0,947944

Dianagás

15º

0,947944

Tagusgás

15º

0,947944

Duriensegás

11º

0,961288

Sonorgás

11º

0,961288

Beiragás

11º

0,961288

Portgás

11º

0,961288

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus