Energy Call
Energy Call

Ajudamos a realizar todas as gestões de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia realizarão todas as gestões para que não tenha que preocupar-se com os processos. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sextas 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Ligar a luz para negócios: Quanto custa e quanto tempo demora?

Como contratar luz para o meu negócio? Quanto custa ligar a luz num negócio e quanto tempo leva? Neste artigo, ajudamos-lhe a saber como ligar a luz no seu estabelecimento comercial, assim como quais os documentos necessários para ter um contrato de luz da forma mais rápida possível.


Ligar a Luz em Negócios

Saiba ainda a quem pedir uma ligação de luz e como poupar no consumo de luz do seu negócio.


Contrato de Luz para Negócios: Informações Úteis

O contrato de luz é algo bastante importante no momento de abrir um estabelecimento comercial. Caso tenha um restaurante, escritório, padaria, mercearia, café, cabeleireiro, loja de roupa, etc., deverá estar atento a um conjunto de questões para que possa ligar a luz no seu negócio.

Cada espaço tem as suas necessidades concretas que irão determinar o contrato de luz requerido. Entre as questões determinantes para ter luz no seu negócio, deverá prestar atenção àquelas dispostas na seguinte imagem:

Informações sobre Contrato de Luz para Negócios

Como pedir ligação de luz para negócios?

Se já tem instalação de eletricidade e quiser pedir ligação de luz para negócios em mercado livre, precisa apenas de reunir um conjunto de documentos e contactar a fornecedora de luz que mais lhe convém.

No caso de ainda não ter uma instalação de eletricidade, deverá pedir a ligação à rede, através do contacto da distribuidora, a EDP Distribuição. Como alternativa, poderá também deslocar-se a uma das lojas oficiais da companhia.

808 100 100

Se preferir, poderá entrar no site da EDP Distribuição e preencher o formulário referente ao pedido de ligação de baixa tensão.

Quanto custa ligar a luz num negócio?

A nova ligação de luz para negócios é um procedimento pago pelo cliente à EDP, daí que seja útil pedir, com antecedência, um orçamento.

Isto acontece porque o preço para ligar a luz no seu estabelecimento comercial não é fixo, e depende de uma série de variáveis:

  • Condições técnicas específicas da ligação e estudos dela procedidos;
  • Elementos e materiais de ligação necessários, dimensões e características destes;
  • Deslocação e tempo dispensado para a realização do serviço;
  • Traçado da rede, ou seja, a distância desde o ponto de ligação até ao estabelecimento;
  • Redação do próprio orçamento de ligação à luz.

Qualquer cliente de negócios recebe o orçamento num prazo máximo de 15 dias úteis após o pedido.

Quanto custa ligar a luz num negócio?Para conhecer aquilo que irá gastar, aproximadamente, ao ligar a eletricidade no seu negócio, pode utilizar o simulador de preços da ligação à rede de BTN (Baixa Tensão Normal) disponível no site da EDP Distribuição.

Depois da ter a sua instalação elétrica concluída, a distribuidora irá proporcionar-lhe o CPE, o designado Código Ponto de Entrega, que identifica a sua instalação elétrica.

Contratar luz para o meu negócio: Documentos necessários

Para ter uma instalação de luz num negócio deve reunir o seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte, ou cartão de identificação de pessoa coletiva, assim como indicar a morada da instalação e a potência a requisitar.

Se já tem a instalação concluída, e quer contratar luz para o seu negócio no mercado livre, serão necessários os documentos indicados abaixo. Estes são sempre os mesmos, independentemente se o seu negócio é um restaurante, uma loja de roupa, um escritório ou uma mercearia, por exemplo.

  • Documentos importantes para ter luz num negócio:
  • Código de acesso à certidão de registo comercial;
  • NIPC - Número de identificação fiscal pessoa colectiva que identifica sociedades, cooperativas, entidades públicas empresariais, etc.;
  • Cartão de Cidadão (se ainda tiver o Bilhete de Identidade necessita também do seu Cartão de Contribuinte);
  • IBAN (caso escolha o débito direto como método de pagamento);
  • Morada da instalação elétrica onde irá ligar a luz;
  • Documento que legitima a possibilidade de fazer contrato na morada indicada*;
  • Código CPE (que se encontra na sua última fatura de luz).

A certidão de registo comercial e o NIPC para empresas podem ser pedidos online, através do Espaço Empresa do ePortugal (portal online que veio substituir o antigo Portal do Cidadão). Pode também pedir o NIPC através de um Espaço de Registos.

*O documento que legitima o cliente a fazer o contrato na respetiva morada poderá ser a escritura de compra; o contrato de promessa de compra e venda; o contrato de arrendamento; o contrato de cessão de exploração/trespasse; o contrato de comodato; a habilitação de herdeiros; ou a certidão de constituição de empresa com sede social na morada do contrato.

Quanto tempo leva para ligar a luz num negócio?

Quanto tempo leva para ligar a luz num negócio? Esta é, certamente, a pergunta que os consumidores de negócios mais fazem, no momento em que desejam ter um contrato de eletricidade pela primeira vez.

Há, portanto, que considerar todo o processo da ligação de luz, desde a apresentação de orçamento à distribuidora, até à conclusão das obras de ligação à rede elétrica.

Na verdade, o orçamento para a ligação de luz em negócios demora cerca de 15 dias a ser apresentado ao cliente. Caso o aprove, serão iniciados os trabalhos, cuja duração depende das condições técnicas da ligação. Segue-se o pagamento dos custos associados, assim como a certificação da instalação pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O que fazer para ligar a luz?Quando a instalação estiver concluída, o cliente terá que contactar uma comercializadora para assinar o contrato de fornecimento de eletricidade. Este procedimento demora, em média, entre 5 a 7 dias úteis.

Ciclos horários em negócios

Existem três opções horárias disponíveis: simples, bi-horária ou tri-horária, que fazem variar o consumo de energia na sua empresa. Nas seguintes imagens poderá conhecer os diferentes horários para os ciclos diários e ficar a par das horas em que a luz é mais barata.

Ciclo Horário SimplesCiclo Bi-Horário
Ciclos horários simples e bi-horário para negócios

No ciclo horário simples, a eletricidade tem sempre o mesmo preço ao longo do dia, todos os dias da semana e em qualquer época do ano. No ciclo bi-horário, a luz é mais barata aos fins de semana (quando contrata a opção semanal) ou nos períodos noturnos (quando contrata a opção diária).

Opção Tri-Horária
Ciclo Tri-horário para negócios

Nas tarifas com opção tri-horária, a eletricidade é mais barata nas horas de vazio, do que nas horas de ponta com preço mais caro. Nas horas cheias, o preço cobrado pela eletricidade no negócio é intermédio.

Na opção tri-horária para negócios, a energia é faturada de forma diferente ao longo do dia (opção diária) e durante os dias da semana (opção semanal), variando sempre na hora de verão ou na hora de inverno.

Desta forma, saiba qual a opção de ciclo horário ideal para cada tipo de negócio.

  • Que opção horária devo contratar?
  • Opção Horária Simples: Opção ideal para pequenos negócios e lojas cujo horário de funcionamento se estende por várias horas do dia;
  • Opção Bi-horária Diária: Recomendada para negócios em que o consumo concentra-se sobretudo entre as 22h e as 08h da manhã, como por exemplo, bares noturnos e restaurantes que funcionem durante a noite;
  • Opção Tri-horária Diária: Indicada para negócios como restaurantes e bares noturnos, mas que utilizem parte dos seus equipamentos entre as 22h e as 8h da manhã e que não consomem entre as 9h e as 10h30 e entre as 18h e as 20h30, uma vez que os preços da tarifa são mais elevados.
Ciclos de Eletricidade para Negócios
Ciclo horário recomendado para cada tipo de negócio

Fornecedores de luz para negócios

Antes de ligar a luz no negócio, o cliente deverá analisar as tarifas existentes no mercado, para aderir àquela que se ajusta ao seu consumo. Se preferir recorra ao Comparador da Selectra para apoio especializado.

Observe atentamente as ofertas e serviços dos diferentes fornecedores de eletricidade. Entre os fornecedores de luz para negócios, que poderá contactar para ter um contrato de luz, encontram-se os seguintes:

Ciclos de Eletricidade para Negócios
Fornecedores de luz para negócios

Perguntas Frequentes sobre Ligar a Luz em Negócios

Como pedir uma ligação de eletricidade para a minha empresa?

Para qualquer nova ligação à rede de eletricidade deverá contactar a EDP Distribuição através do 808 100 100.

Que documentos preciso para solicitar uma ligação de luz?

Os documentos indispensáveis para contratar eletricidade são vários, como por exemplo, o NIPC, o IBAN e o Código Ponto de Entrega.

Quanto custa ligar a luz numa empresa?

Ligar a luz numa empresa não tem um preço fixo e depende de um conjunto de variáveis como as condições técnicas para a ligação.

Comparador de tarifas de luz

Pretende conhecer a melhor fornecedora de eletricidade para o seu negócio?

Entre em contacto com a Selectra e poupe ao ligar a luz.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 8h30-19h)

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem