Rede de distribuição em Portugal: Princípios da EDP Distribuição

Atualizado
minutos de leitura
rede distribuição Portugal: EDP Distribuição

Quando a energia chega ao cliente, previamente esta energia teve de atravessar um longo caminho. Os comercializadores, para fazê-la chegar desde os centros produtores até os clientes titulares do fornecimento, usam a rede de transportes e a rede de distribuição, esta última operada unicamente pela EDP Distribuição.

Se ainda não aderiu ao mercado livre, a Lojaluz conta com uma equipa de profissionais especializados, dispostos à ajudar seja qual for sua dúvida em relação ao gás natural ou eletricidade. Não hesite em contactar-nos e comece a poupar o mais rápido possível.

A distribuição elétrica em Portugal

A distribuição elétrica tem outro sistema que a distribuição de gás natural. É completamente independente uma e a outra. A primeira não tem competência, sendo EDP Distribuição a única do país, mas com o gás natural, existe grande competência entre empresas, chegando a serem 11 as distribuidoras repartidas pelo território português.

Seguindo a mesma direção do crescimento demográfico, e a correspondente evolução dos consumos, a rede de distribuição foi reforçada e modernizada para dar boa resposta ás novas exigências. Para não perder a qualidade necessária e para minimizar a perda de energia nas redes, a distribuição está constituída com linhas aéreas e cabos subterrâneos de alta, media e baixa tensão.

O fornecimento e as instalações elétricas para uso público são infra-estruturas fundamentais da rede EDP Distribuição.

imagem eletricidade

Quer saber mais sobre a Rede de Distribuição de Gás?

Informe-se com um especialista!

imagem eletricidade

Quer saber mais sobre a Rede de Distribuição de Gás?

Informe-se com um especialista!

Como realizar a ligação elétrica?

 

É a través de uma ligação a qualquer instalação elétrica, produtora ou consumidora, quando se observa a integridade do sistema elétrico português. Esta situação pode-se encontrar em instalações muito diversas, desde pequenos locais comerciais até grandes lojas ou fabricas ou centrais de produção, com noção de que o custo de essa instalação será proporcional ao tamanho necessário e a potência contratada.

Uma nova ligação da luz é poder usar o serviço da EDP Distribuição, desta maneira o cliente pode satisfazer a sua necessidade de luz em casa.

As condições comerciais para fazer esta ligação foram alteradas desde Novembro de 2012 até o 13 de maio de 2013. Desde esse momento, o regulamento aplicado foi o Regulamento de Relações Comerciais (RRC) e da Diretiva da ERSE nº 18/2012.

distribuicao

Princípios gerais da rede de distribuição

  • A ligação entre a rede existente e a instalação elétrica é responsabilidade das infra-estruturas físicas da zona.
  • Os operadores da rede são obrigados a fazer a ligação elétrica a todos os clientes que a requisitem nas condições comerciais aprovadas pela ERSE.
  • As instalações não serão expostas sem antes existir uma autorização por parte das entidades administrativas competentes.
  • A obrigação da ligação inclui deveres de aconselhamento e informação por parte dos operários da rede de distribuição, como o tipo de tensão da instalação e outras características próprias do fornecimento.
  • O pagamento por parte dos consumidores á rede de distribuição é feito através de pedidos de ligação ao abrigo das condições aprovadas pela ERSE e mediante sistema tarifário de uso, representado por uma fatura de uso de energia
  • As condições comerciais incluem um custo diretamente proporcional ao espaço entre o ponto da rede de distribuição e o lugar exato da istalaçao. Desta mesma maneira, a relação entre o custo da energía e a potência contratada também é diretamente proporcional.
  • A claridade e a simplificação da informação oferecida pelos operários da rede será uma característica primordial á hora de fazer a gestão aos clientes que requisitem uma instalação elétrica, para fim de não ter conflitos após a instalação.

Para fazer uma nova ligação á rede da EDP Distribuição, o cliente deverá cumprir os passos a seguir e apresentar a documentação devida para tal fim. No nosso site pode pesquisar esta informação de maneira clara e simples. Aliás, poderá comprovar o sistema do Mercado Liberalizado português.