Está aqui

Como contratar a luz?

Como contratar luz

O cliente deve proceder à ligação da luz no seu imóvel através de contacto com uma das 11 comercializadoras que operam no mercado livre de eletricidade. Deve contratar aquela que melhores condições lhe apresentar mediante as suas necessidades de consumo.

A certificação da instalação confirma em como já pode proceder à ligação da eletricidade nesse ponto.

Que fornecedor escolher para ligar a luz?

 

Este é um factor muito importante que deve ser considerado desde o momento que se pretende fazer uma nova ligação eléctrica e deve ser constantemente revisto enquanto o contrato se encontrar em vigor. O consumidor deve estar a par de todas as tarifas existentes no mercado de modo a poder efectuar a melhor escolha. Consequentemente, de modo a obter uma maior poupança na eletricidade na sua conta mensal, torna-se fundamental saber qual a melhor tarifa de luz.

A ligação da luz à rede elétrica é um procedimento gratuito que o cliente deve fazer, quando a instalação eléctrica estiver prestes a ser utilizada. A contratação da eletricidade pode ser feita através de várias companhias, mas saiba qual é a detentora da melhor tarifa eléctrica para que consiga poupar com a luz de casa.

Quem já se encontre associado ou não a um contrato, deve saber que é possível mudar de fornecedor a qualquer altura e sem número máximo de vezes. Este facto deriva da existência de um mercado energético liberalizado em Portugal, deste modo agora é possível para o consumidor mudar frequentemente tanto de tarifa dentro da mesma empresa, como mudar de fornecedor sempre que verificar a existência uma poupança considerável com a mudança.

Já escolhi a companhia elétrica, que dados preciso apresentar?

Dado por concluída a verificação dos requisitos necessários e após saber qual a melhor tarifa de luz do mercado de Portugal o cliente pode entrar em contacto com a comercializador detentora do preço que proporciona uma maior poupança com a facturação de eletricidade. Para efectuar este contacto deve ter consigo os seguintes dados:

  • Dados pessoais (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura.
  • Dados da morada da instalação.
  • CPE (Código do Ponto de Entrega)
  • Certificado de Inspecção da Instalação emitido por uma Entidade Inspetora.
  • Dados de Pagamento da luz.

O contrato de luz

Ao contratar a luz, o cliente deve decidir uns termos que constam no contrato:

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Comparar as tarifas elétricas

O cliente deve comparar as tarifas elétricas sempre que queira proceder á nova ligação em baixa tensão, ou sempre que quiser alterar o seu contrato da luz, pois pode aproveitar e ao mesmo tempo em que altera a titularidade do contrato elétrico, ou muda a potência da luz, pode mudar de tarifa e contratar uma mais econômica ou com melhores condições.

A comparação das tarifas deve ser feita segundo o preço de cada um dos termos da factura de luz:

  • Termo fixo: corresponde á potência elétrica que o cliente tiver contratada. Em qualquer factura deverá aparecer este valor, valor da tensão, sendo o máximo de consumo instantâneo no ponto de entrega.
  • Termo de energia: é o termo que representa o consumo que o cliente fez ao longo do período de facturação. Este termo tem o preço diferente ao termo da potência elétrica contratada.

Qual a melhor tarifa de luz?

A melhor tarifa de eletricidade não tem que ser a mais económica, pois existem condições contratuais que o cliente pode querer evitar, mas para contratar essa tarifa deve ceder e aceitar essa condição como facturação electrónica ou subscrição ao pagamento por Débito Direto.

Temos a comparação das tarifas para o caso de uma contratação SIMPLES com 10,35 kVA de potência contratada:

*Facturação eletrónica

Saiba que a potência contratada pode ser alterada. Pode reduzir a tensão elétrica ao mesmo tempo em que muda de comercializador e contrata uma tarifa melhor.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus