Como contratar eletricidade para nova casa?
Índice:

Fazer uma nova ligação à rede de eletricidade é um trâmite que o cliente pode resolver rapidamente, sem custos e sem problemas de gestão. Deve comparar as tarifas elétricas e contactar com o fornecedor de luz detentor da tarifa que escolheu para o seu fornecimento, e celebrar o novo contrato da luz. Pode alterar o seu contrato elétrico sempre que quiser, com tal de adaptá-lo à sua necessidade. Estas alterações são gratuitas.
Ligar uma casa à rede elétrica
Para obter energia eléctrica em casas, lojas, escritórios e pequenas empresas precisa de se ligar à rede de distribuição eléctrica da EDP Distribuição. Para tal, deverá requisitar uma ligação de baixa tensão* e pedir um orçamento para a sua execução.
Após aceitação do orçamento, será celebrado um contrato entre o consumidor e o operador da rede, que cessará quando for concretizada a ligação à rede e após o pagamento dos respectivos encargos.
*Potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA e uma potência mínima contratada de 1,15 kVA
Escolha a ligação elétrica
Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima que poderá contratar com o seu comercializador de energia eléctrica.
Documentos para ligar a luz
Para além do correcto preenchimento da requisição de ligação com: Nome, Morada do local para onde é requisitada a ligação, Morada de contacto, Número de telefone de contacto e Potência a requisitar, deverá apresentar:
- Cartão do Cidadão ou Cartão de Contribuinte (NIF ou NIPC, consoante se trate de pessoa singular ou de pessoa colectiva)
- Ficha Electrotécnica devidamente preenchida e assinada por técnico qualificado
- Planta topográfica (imprescindível se a morada não for por si só identificadora do local para o qual a requisição é solicitada)
- Licença municipal de construção ou declaração subscrita pelo proprietário ou técnico responsável, em como a obra não está sujeita a licenciamento municipal
Nos casos em que já recebeu informação sobre a viabilidade de alimentação deverá apresentar a comunicação da EDP Distribuição com indicação do NIP;
De forma facultativa poderá ainda indicar as coordenadas geográficas do novo ponto de ligação à rede.
Construção dos elementos de ligação elétrica
- Quando optar por fazer a construção dos elementos de ligação à rede, deve solicitar à EDP Distribuição o estudo preliminar que serviu de base à elaboração ao orçamento que inclui, designadamente:
- as condições técnicas da ligação e as normas construtivas aplicáveis
- a utilização de materiais aprovados pela EDP Distribuição
* O cliente poderá optar pela construção dos elementos de ligação para uso exclusivo. A construção dos elementos de ligação para uso partilhado é da responsabilidade da EDP Distribuição, salvo acordo com o cliente.
Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima a contratar.
Quando já tiver a sua casa ou negocio ligados à rede já poderá escolher de entre as comercializadoras que operam no mercado liberalizado de energia português e começar a desfrutar da sua ligação energética.