Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Como contratar eletricidade para nova casa?


contratar luz minha casa nova

Fazer uma nova ligação à rede de eletricidade é um trâmite que o cliente pode resolver rapidamente, sem custos e sem problemas de gestão. Deve comparar as tarifas elétricas e contactar com o fornecedor de luz detentor da tarifa que escolheu para o seu fornecimento, e celebrar o novo contrato da luz. Pode alterar o seu contrato elétrico sempre que quiser, com tal de adaptá-lo à sua necessidade. Estas alterações são gratuitas.

Ligar uma casa à rede elétrica

Para obter energia eléctrica em casas, lojas, escritórios e pequenas empresas precisa de se ligar à rede de distribuição eléctrica da EDP Distribuição. Para tal, deverá requisitar uma ligação de baixa tensão* e pedir um orçamento para a sua execução.

Após aceitação do orçamento, será celebrado um contrato entre o consumidor e o operador da rede, que cessará quando for concretizada a ligação à rede e após o pagamento dos respectivos encargos.

*Potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA e uma potência mínima contratada de 1,15 kVA

Escolha a ligação elétrica

Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima que poderá contratar com o seu comercializador de energia eléctrica.

Documentos para ligar a luz

Para além do correcto preenchimento da requisição de ligação com: Nome, Morada do local para onde é requisitada a ligação, Morada de contacto, Número de telefone de contacto e Potência a requisitar, deverá apresentar:

  1. Cartão do Cidadão ou Cartão de Contribuinte (NIF ou NIPC, consoante se trate de pessoa singular ou de pessoa colectiva)
  2. Ficha Electrotécnica devidamente preenchida e assinada por técnico qualificado
  3. Planta topográfica (imprescindível se a morada não for por si só identificadora do local para o qual a requisição é solicitada)
  4. Licença municipal de construção ou declaração subscrita pelo proprietário ou técnico responsável, em como a obra não está sujeita a licenciamento municipal

Nos casos em que já recebeu informação sobre a viabilidade de alimentação deverá apresentar a comunicação da EDP Distribuição com indicação do NIP;
De forma facultativa poderá ainda indicar as coordenadas geográficas do novo ponto de ligação à rede.

Construção dos elementos de ligação elétrica

  • Quando optar por fazer a construção dos elementos de ligação à rede, deve solicitar à EDP Distribuição o estudo preliminar que serviu de base à elaboração ao orçamento que inclui, designadamente:
  • as condições técnicas da ligação e as normas construtivas aplicáveis
  • a utilização de materiais aprovados pela EDP Distribuição

* O cliente poderá optar pela construção dos elementos de ligação para uso exclusivo. A construção dos elementos de ligação para uso partilhado é da responsabilidade da EDP Distribuição, salvo acordo com o cliente.

Antes de apresentar o seu pedido, planeie com cuidado o valor da potência a requisitar, que condicionará a potência máxima a contratar.

Quando já tiver a sua casa ou negocio ligados à rede já poderá escolher de entre as comercializadoras que operam no mercado liberalizado de energia português e começar a desfrutar da sua ligação energética.

Atualizado
210 009 971
Quero que me liguem