Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

Como comparar as tarifas das companhias de luz

comparar tarifas de companhias elétricas

Em Portugal existe um amplo mercado energético, no qual encontramos diversas companhias comercializadoras com suas inúmeras tarifas de luz correspondentes. Esta ampla gama de opções faz com que existam milhares de promoções e descontos na fatura elétrica. Por isto, é importante comparar todas as ofertas e escolher a mais vantajosa para si.

Graças à liberalização do mercado energético português, os consumidores podem escolher a companhia que desejam dentre todas as opções existentes no mercado. Contate com a LojaLuz, faremos um estudo personalizado de forma totalmente gratuita, e lhe aconselharemos sobre a oferta mais beneficiosa para seu caso.


Como comparar companhias elétricas?

Quando um cliente deseja um cambio de companhia elétrica, devemos saber qual é o motivo, para assim poder estudar quais são as necessidades do cliente e qual é a oferta mais adequada para este. Alguns dos problemas mais comuns com a comercializadora atual são referentes a:

  1. O preço da potência e do consumo é muito alto e queremos poupar nas despesas elétricas.
  2. Problemas relacionados com o atendimento ao cliente.
  3. Serviços adicionais de manutenção que aumentam o montante a pagar.

Estes problemas podem causar desconforto no cliente, por isto devemos buscar uma fornecedora que supra as necessidades do cliente, que acabe com estes contratempos e permita uma poupança na factura da luz.

Primeiramente, devemos comprovar que o cliente possui uma instalação elétrica conforme às necessidades da moradia. Caso esta exista, devemos conferir as faturas anteriores para realizar a mudança. Este processo é simples, o cliente deverá contatar com a nova companhia e esta fará o resto do processo. Mas, no caso de não existir tal instalação, devemos proceder a fazer uma nova ligação. Para isto, devemos contatar com a EDP Distribuição e pedir um orçamento do caso.

Estes são os documentos necessários para cada caso:

CASOS A SABER
No caso de uma Nova Ligação de Luz
  • Características da vivenda.
  • Pessoas que vivem nela.
  • Eletrodomésticos utilizados para determinar a potência contratada.
  • Se tiver alguma preferência por tarifa normal ou tarifa com diferença horária.
Se o cliente tiver uma fatura anterior:
  • Especificar o consumo anual que se efetua nesse ponto.
  • Características da vivenda.
  • A potência elétrica contratada.
  • Se quiser diferença horária no seu fornecimento ou preferir uma tarifa normal.

Neste último caso (ter uma fatura anterior), o cliente poderá solicitar a gestão de alteração da titularidade ou mudar a potência do seu contrato, enquanto fazer a comparação de tarifas, e assim poder mudar de comercializador ao mesmo tempo em que poupa na sua factura.

Companhias elétricas com as melhores ofertas

Para entender as ofertas existentes no mercado, devemos entender de que está formada uma tarifa de luz. Esta e divide em dois termos;

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz, independentemente do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a quantidade contratada de luz que poderá utilizar ao mesmo tempo. Caso o cliente perceba que seu disjuntor apaga quando faz uso de muitos aparelhos, é aconselhável que altere a potência elétrica contratada.

Termo de consumo (€/kWh): Geralmente representa a maior parte de uma conta de luz e é, de fato, o preço do kWh da luz consumido, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo volume consumido.

Além disto, cada companhia de luz oferece diferentes opções de tarifas horárias aos consumidores. Este detalhe deve ser bem estudado a depender do consumo da moradia ou estabelecimento que estamos estudando. Confira as diferentes opções:

  • Tarifa simples: É a tarifa mais comum e mais fácil de se estimar uma fatura já que os preços dos termos nunca mudam, no entanto, muitas vezes são mais caras que as outras tarifas.
  • Tarifa bi-horária: Essa tarifa já vem ganhando notoriedade, ultimamente. Basicamente, aqui, o dia é dividido em duas partes: Dentro e fora de vazio, onde a economia pode ser vista quando se consuma mais nas horas dentro de vazio.
  • Tarifa Tri-horária: É uma tarifa mais complexa, já que necessitaríamos de uma grande organização horária para poder poupar. Aqui, o dia é dividido em três partes e também se modificam as horas quando entramos no horário de verão.

O preço é um fator importante, mas não é o único que deve ser estudado nas condições contratuais. Cada companhia oferece diferentes serviços adicionais, devemos saber quais são nossas prioridades para escolher qual é a mais adequada.

Estos serviços vão desde oferecer um mínimo de segurança da instalação até um seguro completo em caso de alguma avaria. Outro fator importante é a atenção cliente, já que uma empresa de maior porte não poderá dar uma atenção personalizada, e por consequente terá longas esperas para atenção. As melhores ofertas devem nos oferecer os seguintes fatores:

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas elétricas
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da eletricidade

Comparação de tarifas elétricas

Atualmente existem diversas companhias energéticas no mercado livre, e compará-las não é tarifa fácil. Destas, podemos destacar estas 10 como as mais importantes de Portugal:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Referente à cuota de mercado, podemos estudar este gráfico e ter uma melhor noção do mercado energético português:

 

Cada companhia oferece umas condições da contratação diferentes que o cliente deverá aceitar e que limitam a descrição e o tipo de contrato que vai ter o cliente com a empresa comercializadora. Estes pontos são tão importantes como o preço que paga-se pela potência elétrica como pelo consumo que o cliente realizou.

Veja no gráfico abaixo uma comparação de tarifas de eletricidade para uma potência de 6,9 kVA, que é a potência mais comum no segmento doméstico.

 

Como mudar de companhia de luz?

Após realizar a comparação de companhias elétricas, o cliente deve decidir qual é a mais vantajosa para si, e contrata-la.

Para realizar a troca de fornecedor, o cliente deverá ligar para a nova empresa para celebrar o novo contrato. Para isto, deverá ter em mãos os dados a seguir:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.

A LojaLuz produziu para você um vídeo explicando o processo de mudar de companhia de luz:

 
Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem