Está aqui

Condições contratuais da electricidade

Condições contratuais electricidade

O mercado livre português é constituído por várias companhias eléctricas que oferecem diversas condições contratuais para o serviço de eletricidade. Estas foram elaborada a pensar nas verdadeiras necessidades dos consumidores e é importante que este entenda qual é o seu tipo de consumo para conseguir escolher a melhor companhia com a melhor tarifa do mercado livre.

Para ajudar na tarefa de encontrar a melhorar opção contratual, a LojaLuz, disponibiliza um serviço de apoio ao cliete através do seu call center ou poderá directamente no nosso site realizar uma simulação de potência face ao seu consumo. Não hesite em contactar-nos, pois somos especialistas no mercado livre de eletricidade e estamos cá para ajudá-lo a encontrar a solução que o ajudará a poupar mais na conta da luz todos os meses.

Mercado livre de eletricidade em Portugal

Não existe fidelização contratual no mercado livre.

O mercado de livre de eletricidade chegou a Portugal em 2006, afirmando-se através de uma ruptura com as condições contratuais do mercado regulado. Este último ainda se encontra activo, mas todos os clientes que continuem associados ao mesmo deverão proceder à troca para o mercado livre até 2017. Caso não façam, a mudança será automático continuando com a mesma companhia e sendo adaptada a opção contratual no momento à mais aproximada no mercado livre.

As vantagens que o mercado livre trouxe foram muitas e por isso, aconselhamos todos os clientes a mudarem, pois a poupança é evidente todos os meses na factura da luz. Além de poder contar com diversas opções com uma grande variedade de companhias que este mercado oferece, pode verificar que cada uma possui condições contratuais distintas e específicas consoante as necessidades de cada cliente.

Os clientes da tarifa transitória ou regulada, têm até 2017 para aderir ao mercado livre.

Como contratar a luz

Em primeiro lugar deverá escolher uma potência consoante o seu consumo. Poderá recorrer ao simulador de potência da LojaLuz.

Contrata o serviço de luz é um procedimento fácil e rápido. Em primeiro lugar deverá escolher uma potência eléctrica consoante o seu consumo. Esta pode ser verificada através da consulta de uma antiga factura. Caso não saiba qual é a sua potência ou se esta foi alterada, não hesite em consultar a Lojaluz, que disponibiliza um serviço de atendimento ao cliente gratuito! Além disso pode ainda recorrer ao nosso simulador de potência, que se encontra no site da LojaLuz.

Escolhida a potência, o cliente deve comparar as diferentes ofertas das companhias para a potência escolhida com base:

  • Tarifas aplicada à luz: Para escolher a melhor tarifa de luz, devem-se comparar todas as tarifas elétricas disponíveis e ver qual é a que mais interessa ao cliente. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo do consumo.
  • Condições especiais: os serviços de manutenção da instalação elétrica são serviços que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de atendimento ao cliente seja de alta qualidade para maior satisfação do mesmo e em caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, a gestão seja de fácil solução.

Após a comparação destes três parâmetros o cliente poderá já ter em mente qual a melhor opção contratual ou solicitar o aconselhamento da LojaLuz. Deve contactar assim esta última ou a própria companhia e solicitar a contratação de um dos seus serviços.

Dados necessários para contratar a eletricidade

Após terminada a comparação entre as opções contratuais de cada companhia, o cliente pode ligar para a LojaLuz ou para a própria companhia e solicitar a contratação do serviço pretendido. Antes de efectuar esta chamada, deve ter preparado os seguintes documentos que serão necessários para a contratação:

Todos estes dados serão enviados para o e-mail da LojaLuz ou da companhia, juntamente com o contacto telefónico do cliente para que possa ser confirmado posteriormente a contratação do serviço.

Comparação das companhias de luz

Para encontrar as melhores condições contratuais, o cliente deve comparar as diferentes ofertas das companhias de luz. Existem duas formas de comparação: entre as tarifas das companhias e outras condições oferecidas.

No que diz respeito às tarifas, a situação actual do mercado livre de forma comparativa é a seguinte: 

Veja um caso comparando as companhias para uma potência contratada de 10,35 kVA na tarifa simples:

No caso das outras condições oferecidaspelas companhias e que são bastante variáveis entre elas, o cliente deve ter em conta os seguintes parâmetros para uma boa comparação das companhias eléctricas:

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas elétricas
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da eletricidade

Escolher uma potência eléctrica

Para escolher uma potência eléctrica, o cliente deve ou consultar uma factura antiga ou caso não tenha a certeza se essa mesma potência ainda é a actual ou da própria potência que antes tinha, poderá recorrer ao simulador de potência online, fornecido no site da LojaLuz.

As potências disponíveis no mercado livre, em geral, são:

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

Além disto poderá através da seguinte tabela perceber quais são os equipamentos, que habitualmente utiliza em sua casa e qualquer através de uma estimativa qual é a sua potência de consumo:

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Fidelização nos contratos de luz

Por último, além de uma comparação necessária das condições contratuais e dos diferentes parâmetros que estas implicam, o cliente deve saber que no mercado livre não existe fidelização nos contratos eléctricos. Isto significa que sempre que um cliente encontre uma opção contratual do mercado livre melhor do que a sua actual deve proceder à mudança. Esta é feita de forma livre e sem qualquer tipo de implicações para o cliente. Para mudar terá apenas de ligar ou para a LojaLuz ou para a companhia detentora das condições contratuais que actualmente lhe interessam contratar.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus