Está aqui

Contratar a eletricidade no mercado liberalizado

contratar eletricidade mercado livre

Desde 2006 que o mercado elétrico está liberalizado, o qual trás aos consumidores de energia de Portugal uma serie de vantagens que podem gozar graças á concorrência que existe na comercialização da eletricidade.

O consumidor poderá decidir que companhia quer contratar após comparar todas as opções, sendo a qualidade invariável.

Quando aderir ao mercado livre

Deve aderir-se a uma tarifa do mercado livre quanto antes

Deve aderir-se a uma tarifa de luz do mercado livre quanto antes, pois as possibilidades de poupança são evidentes e a gestão da eletricidade é muito mais fácil e rápida. De acordo com dados da ERSE o mercado livre de eletricidade representa já 82% do consumo total em Portugal continental (dados de Novembro de 2014).

O ritmo diário de mudança de comercializador em Novembro era de 4203 consumidores/dia. Uma vez no mercado livre pode mudar de comercializadora quando quiser e as vezes que entender.

A quase totalidade dos grandes consumidores já está no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a registar um forte crescimento desde o final de 2012, representando já 60% do total do segmento.

Sistema comercial do mercado livre da luz

A eletricidade está comercializada por numerosas empresas que ofertam tarifas de luz reguladas pela ERSE e que aplicam descontos sobre os termos que depois serão comparados. Saiba que pode escolher a opção de contratação que preferir.

Os fornecedores de eletricidade entraram no mercado energético e neste momento esta é a situação:

 

Compare as tarifas de eletricidade

O cliente deve comparar as tarifas de eletricidade para encontrar a tarifa que mais lhe convém ter contratada. Para este assunto conte com a nossa ajuda e saiba que pode contratar a melhor tarifa seja qual for o fornecedor detentor desta opção.

Para comparar os preços da eletricidade, deve conhecer os termos de uma factura de luz.

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada.
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.

Alterar o contrato de eletricidade

Mude de fornecedor ao mesmo tempo em que altera o seu contrato de luz

Se o cliente quer adaptar o contrato ás necessidades que ocorrem hoje em dia, então não hesite em mudar, pois são gestões gratuitas que podem-se fazer em qualquer momento e por qualquer fornecedor de eletricidade.

Mude de fornecedor ao mesmo tempo em que altera o seu contrato de luz, para ter sempre a contratação mais económica e atualizada.

Como contratar a eletricidade?

 

Uma vez feita a comparação de tarifas e de fornecedores, pode contactar connosco ou com a companhia comercializadora de eletricidade e apresentar os seguintes dados para a celebração do contrato:

  1. Nº contribuinte do titular (BI)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus