Contratar a luz: Ligar a luz em baixa tensão

A nova ligação à rede elétrica é um trâmite básico e fácil de resolver mas que deve ser bem pensado. Agora com o mercado livre, o cliente deve decidir uma serie de termos que são os que podem ser mudados ao longo do tempo e caracterizam o fornecimento da luz.
Índice:
- Baixa Tensão
- Ligação à rede de EDP Distribuição
- Como fazer a nova ligação elétrica?
- A ficha técnica ou certificado da instalação da luz
- Que dados tenho que apresentar para contratar a luz?
- Que tarifa e com que companhia contratar o fornecimento da luz?
- Titularidade da conta da luz
- Qual é o prazo e o custo para a nova ligação elétrica?
- Poupar com a nova ligação elétrica
- Potência elétrica a contratar
- Titularidade do contrato
- Tarifa a contratar
- Companhia comercializadora a contratar
Baixa Tensão
A Baixa Tensão faz referência à potência a contratar no ponto do fornecimento. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. É a potência adequada para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 KVA e uma potência mínima contratada de 1,15KW. Dentro de cada potência, o preço dela e a tarifa a contratar mudarão segundo o nível de tensão contratado.
Conheça a potência mais adequada para seu caso antes de realizar a ligação da luz à rede elétrica.
Ligação à rede de EDP Distribuição
O cliente pode escolher a comercializadora elétrica com que quer contratar
Em Portugal, a distribuição elétrica está a cargo da EDP Distribuição, assim que qualquer ligação a esta rede será feita segundo as requisições desta companhia. A distribuidora e comercializadora são diferentes: EDP Distribuição é a responsável de levar o fornecimento da luz a qualquer ponto do país, sendo assim a proprietária das instalações. O cliente pode escolher a comercializadora elétrica com que quer contratar. No entanto, será sempre responsabilidade da EDP Distribuição, a qualidade e o fornecimento igual a todas as partes do país.
Como fazer a nova ligação elétrica?
Primeiro, o cliente deve saber se onde pretende receber fornecimento elétrica existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, tem que saber se a instalação elétrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter fornecimento de luz depende da instalação elétrica.
Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação á EDP Distribuição, em caso de não a ter.
A ficha técnica ou certificado da instalação da luz
Uma vez que tenha a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.
A ficha técnica ou o certificado é a prova de que a instalação está prestes a ser utilizada para o fornecimento da luz. A CERTIEL é a entidade responsável de fazer esta ficha, ao abrigo da EDP Distribuição (proprietária da instalação). Uma vez que tenha a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.
Que dados tenho que apresentar para contratar a luz?
O cliente poderá celebrar a contratação com a comercializadora para o fornecimento de luz uma vez esteja a construção concluída. Para tal fim deverá conhecer a informação sobre a comercialização da luz aprovada pela ERSE.
- Nº contribuinte do titular (BI)
- Contrato de arrendamento ou escritura
- Potência a contratar (pode-se alterar)
- Código CPE
- Dados da morada da instalação.
- Dados de Pagamento.
Que tarifa e com que companhia contratar o fornecimento da luz?
O sistema tarifário português está ao abrigo do mercado livre, oferecendo a oportunidade de poder escolher aquela tarifa que seja a mais adequada para o consumidor segundo as suas características.
Assim, poderá verificar-se uma poupança que o cliente terá no seu fornecimento. Para poupar ao contratar a luz, no nosso site pode encontrar a informação necessária para este fim. Aliás, pode verificar o tarifário disponível apresentado das diferentes empresas comercializadoras em Portugal, que são:
- São numerosas as companhias apresentadas:
- EDP Comercial
- YLCE
- Galp Energia
- ENAT
- Endesa
- Iberdrola
- AUDAX
- LUZBOA
Para tomar a sua decisão, pode verificar a comparação de tarifas elétrica disponível no mercado.
Titularidade da conta da luz
Quem fizer a nova ligação será o titular do contrato da luz, que terá que apresentar o seu número de contribuinte, BI ou Cartão de Cidadão. Sem custos nem impedimentos, pode solicitar em qualquer momento a alteração da titularidade, sendo o novo titular quem protagonize esta gestão.
Qual é o prazo e o custo para a nova ligação elétrica?
Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz
Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz, concluindo a ligação à rede de distribuição elétrica.
Este trâmite não tem custos para o cliente seja qual for a potência contratada. Deve saber que se for preciso um reforço no ramal da instalação ou qualquer outra questão relacionada com a distribuidora, ela apresentará um orçamento. Mas se estiver tudo correto, então poderá ter luz sem problema nem custos.
O preço e o prazo da nova ligação fazem que esta gestão seja fácil e económica.
Poupar com a nova ligação elétrica
O mercado energético está liberalizado assim que o cliente pode decidir com que companhia comercializadora contratar, e assim comparar tarifas para poupar na sua fatura. Pode sempre melhorar a sua situação e terá sempre a mesma qualidade referente ao seu fornecimento.
Pode conseguir uma maior poupança se juntar o fornecimento de gás natural e da luz na mesma factura. Os descontos são mais altos se fizer a factura dual dos fornecimentos.
As faturas de gás e luz são muito parecidas, mas o seu entendimento pode ser melhor se for uma factura conjunta.