Está aqui

Contratar a luz

banner ligar luz

call lojaluz

Contratar a luz

A nova ligação à rede elétrica é um trâmite básico e fácil de resolver mas que deve ser bem pensado. Agora com o mercado livre, o cliente deve decidir uma serie de termos que são os que podem ser mudados ao longo do tempo e caracterizam o fornecimento da luz.

  • Potência elétrica a contratar
  • Titularidade do contrato
  • Tarifa a contratar
  • Companhia comercializadora a contratar

Baixa Tensão

A Baixa Tensão faz referência à potência a contratar no ponto do fornecimento. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. É a potência adequada para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 KVA e uma potência mínima contratada de 1,15KW. Dentro de cada potência, o preço dela e a tarifa a contratar mudarão segundo o nível de tensão contratado. 

Conheça a potência mais adequada para seu caso antes de realizar a ligação da luz à rede elétrica

Ligação à rede de EDP Distribuição

O cliente pode escolher a comercializadora elétrica com que quer contratar

Em Portugal, a distribuição elétrica está a cargo da EDP Distribuição, assim que qualquer ligação a esta rede será feita segundo as requisições desta companhia. A distribuidora e comercializadora são diferentes: EDP Distribuição é a responsável de levar o fornecimento da luz a qualquer ponto do país, sendo assim a proprietária das instalações. O cliente pode escolher a comercializadora elétrica com que quer contratar. No entanto, será sempre responsabilidade da EDP Distribuição, a qualidade e o fornecimento igual a todas as partes do país.

Como fazer a nova ligação elétrica?

Primeiro, o cliente deve saber se onde pretende receber fornecimento elétrica existe ou não a possibilidade de tê-lo. Isto é, tem que saber se a instalação elétrica está feita ou se precisa de alguma reparação ou reforço no ramal. A possibilidade de ter fornecimento de luz depende da instalação elétrica.

Após esta verificação, o cliente deverá solicitar a ficha técnica da instalação á EDP Distribuição, em caso de não a ter.

A ficha técnica ou certificado da instalação da luz

Uma vez que tenha a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.

A ficha técnica ou o certificado é a prova de que a instalação está prestes a ser utilizada para o fornecimento da luz. A CERTIEL é a entidade responsável de fazer esta ficha, ao abrigo da EDP Distribuição (proprietária da instalação). Uma vez que tenha a ficha técnica, já poderá solicitar a nova ligação.

Que dados tenho que apresentar para contratar a luz?

O cliente poderá celebrar a contratação com a comercializadora para o fornecimento de luz uma vez esteja a construção concluída. Para tal fim deverá conhecer a informação sobre a comercialização da luz aprovada pela ERSE.

  1. Nº contribuinte do titular (BI)
  2. Contrato de arrendamento ou escritura
  3. Potência a contratar (pode-se alterar)
  4. Código CPE
  5. Dados da morada da instalação.
  6. Dados de Pagamento.

Que tarifa e com que companhia contratar o fornecimento da luz?

O sistema tarifário português está ao abrigo do mercado livre, oferecendo a oportunidade de poder escolher aquela tarifa que seja a mais adequada para o consumidor segundo as suas características.

Assim, poderá verificar-se uma poupança que o cliente terá no seu fornecimento. Para poupar ao contratar a luz, no nosso site pode encontrar a informação necessária para este fim. Aliás, pode verificar o tarifário disponível apresentado das diferentes empresas comercializadoras em Portugal, que são:

  • São numerosas as companhias apresentadas:
  • EDP Comercial
  • YLCE
  • Galp Energia
  • ENAT
  • Endesa
  • Iberdrola
  • AUDAX
  • LUZBOA

Para tomar a sua decisão, pode verificar a comparação de tarifas elétrica disponível no mercado.

Titularidade da conta da luz

Quem fizer a nova ligação será o titular do contrato da luz, que terá que apresentar o seu número de contribuinte, BI ou Cartão de Cidadão. Sem custos nem impedimentos, pode solicitar em qualquer momento a alteração da titularidade, sendo o novo titular quem protagonize esta gestão.

Qual é o prazo e o custo para a nova ligação elétrica?

Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz

Após cinco dias úteis, o responsável da comercializadora irá ao ponto ligar a luz, concluindo a ligação à rede de distribuição elétrica.

Este trâmite não tem custos para o cliente seja qual for a potência contratada. Deve saber que se for preciso um reforço no ramal da instalação ou qualquer outra questão relacionada com a distribuidora, ela apresentará um orçamento. Mas se estiver tudo correto, então poderá ter luz sem problema nem custos.

O preço e o prazo da nova ligação fazem que esta gestão seja fácil e económica.

Poupar com a nova ligação elétrica

O mercado energético está liberalizado assim que o cliente pode decidir com que companhia comercializadora contratar, e assim comparar tarifas para poupar na sua fatura. Pode sempre melhorar a sua situação e terá sempre a mesma qualidade referente ao seu fornecimento.

Pode conseguir uma maior poupança se juntar o fornecimento de gás natural e da luz na mesma factura. Os descontos são mais altos se fizer a factura dual dos fornecimentos.

As faturas de gás e luz são muito parecidas, mas o seu entendimento pode ser melhor se for uma factura conjunta.