Está aqui

O contrato de eletricidade no mercado livre

contrato eletricidade mercado livre

As tarifas eléctricas estão reguladas pela ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos – sendo esta entidade é quem determina os limites para a proposta de preços da eletricidade por parte dos fornecedores.

Os clientes devem comparar todas as tarifas de luz para encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. O cliente pode contratar qualquer tarifa de qualquer fornecedor de eletricidade, seja qual for a zona do fornecimento. A instalação elétrica será a mesma, propriedade da distribuidora, o qual é completamente independente da comercialização da eletricidade. Adira ao mercado livre da luz para poupar.

O contrato da luz no mercado livre

Pode manter-se com as tarifas reguladas e continuar com o seu serviço prestado pela EDP Distribuição enquanto quiser.

O governo decidiu adiar a obrigatoriedade de mudar para o mercado elétrico livre para 2017, no entanto, saiba que tem apenas vantagens em mudar para o mercado liberalizado.

Pode manter as tarifas reguladas e continuar com o seu serviço prestado pela EDP Distribuição enquanto quiser.

No entanto, saiba que os preços oferecidos pelas companhias que operam no mercado livre são mais baixos devido à concorrência. No mercado livre pode comparar tarifas e empresas comercializadoras e contratar a que mais se ajuste as suas necessidades. Além disso é livre de mudar de companhia quando entender e achar que poupa na sua fatura ou que outra companhia lhe oferece um melhor serviço.

Compare na nossa página as diferentes tarifas e comercializadoras que operam no mercado livre nacional.

Vantagens do Mercado livre

O cliente que tiver contratado o mercado livre da luz pode alterar o seu contrato de eletricidade e ao mesmo tempo pode mudar de tarifa elétrica e mudar de fornecedor. Assim o cliente pode ter o seu contrato actualizado, pois e terá a tarifa mais barata. Contacte a LojaLuz para saber qual a melhor opção e sempre que quiser mude de fornecedor elétrico, pois no mercado livre não existe compromisso de fidelização de contrato.

Mude sempre que quiser de tarifa elétrica, para ter a mais barata contratada. Sempre que fizer uma alteração do contrato, verifique que tarifa tem contratada, pois se existir alguma melhor, deve solicitar a troca ao mesmo tempo.

A qualidade do fornecimento vai ser sempre a mesma, pois depende da distribuidora e não da comercializadora.

Como contratar a eletricidade no mercado livre

 

Para proceder à nova ligação de luz, o cliente deve escolher uma potência que queira contratar e apartir daí pode comparar as companhias que operam no mercado livre e as suas tarifas. Além disso deve ter em conta as condições de cada companhia e respectivos descontos.

O vídeo acima, ajudá-lo-á a actuar perante a necessidade de proceder à realização de uma nova ligação de luz.

Companhias eléctricas do mercado livre

Em Portugal, as empresas comercializadoras mais importantes são:

  1. EDP COMERCIAL;
  2. GALP ENERGIA;
  3. ENDESA;
  4. IBERDROLA
  5. ENAT
  6. LUZBOA
  7. YLCE
  8. GOLDENERGY
  9. AUDAX
  10. ENERGIA SIMPLES

Os preços praticados por cada uma delas são diferentes, tal como a aplicação de descontos e condições especiais. 

Documentos necessários para contratar a eletricidade

O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:

  1. Dados Pessoais como titular do contrato.
  2. Factura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE.
  3. Meio de Pagamento da conta da luz: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.

Qual a melhor tarifa de luz?

Os clientes devem comparar as tarifas, e para isso vamos apresentar o caso doméstico com 10,35 kVA de potência. A opção de tarifa simples:

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus