Contrato de eletricidade no mercado liberalizado
As tarifas eléctricas estão reguladas pela ERSE – Entidade Reguladora de Serviços Energéticos – sendo esta entidade é quem determina os limites para a proposta de preços da eletricidade por parte dos fornecedores.
Os clientes devem comparar todas as tarifas de energia para encontrar a que melhor se adapte às suas necessidades. O cliente pode contratar qualquer tarifa de qualquer fornecedor de eletricidade, seja qual for a zona do fornecimento. A instalação elétrica será a mesma, propriedade da distribuidora, o qual é completamente independente da comercialização da eletricidade. Adira ao mercado livre da luz para poupar.
O contrato da luz no mercado livre
Pode manter-se com as tarifas reguladas e continuar com o seu serviço prestado pela EDP Distribuição enquanto quiser.
O governo decidiu adiar a obrigatoriedade de mudar para o mercado elétrico livre para 2017, no entanto, saiba que tem apenas vantagens em mudar para o mercado liberalizado.
Pode manter as tarifas reguladas e continuar com o seu serviço prestado pela EDP Distribuição enquanto quiser.
No entanto, saiba que os preços oferecidos pelas companhias que operam no mercado livre são mais baixos devido à concorrência. No mercado livre pode comparar tarifas e empresas comercializadoras e contratar a que mais se ajuste as suas necessidades. Além disso é livre de mudar de companhia quando entender e achar que poupa na sua fatura ou que outra companhia lhe oferece um melhor serviço.
Compare na nossa página as diferentes tarifas e comercializadoras que operam no mercado livre nacional.
Vantagens do Mercado livre
O cliente que tiver contratado o mercado livre da luz pode alterar o seu contrato de eletricidade e ao mesmo tempo pode mudar de tarifa elétrica e mudar de fornecedor. Assim o cliente pode ter o seu contrato actualizado, pois e terá a tarifa mais barata. Contacte a LojaLuz para saber qual a melhor opção e sempre que quiser mude de fornecedor elétrico, pois no mercado livre não existe compromisso de fidelização de contrato.
Mude sempre que quiser de tarifa elétrica, para ter a mais barata contratada. Sempre que fizer uma alteração do contrato, verifique que tarifa tem contratada, pois se existir alguma melhor, deve solicitar a troca ao mesmo tempo.
A qualidade do fornecimento vai ser sempre a mesma, pois depende da distribuidora e não da comercializadora.
Como contratar a eletricidade no mercado livre
Para proceder à nova ligação de luz, o cliente deve escolher uma potência que queira contratar e apartir daí pode comparar as companhias que operam no mercado livre e as suas tarifas. Além disso deve ter em conta as condições de cada companhia e respectivos descontos.
O vídeo acima, ajudá-lo-á a actuar perante a necessidade de proceder à realização de uma nova ligação de luz.
Companhias eléctricas do mercado livre
Em Portugal, as empresas comercializadoras mais importantes são:
- EDP COMERCIAL;
- GALP ENERGIA;
- ENDESA;
- IBERDROLA
- ENAT
- LUZBOA
- YLCE
- GOLDENERGY
- AUDAX
- ENERGIA SIMPLES
Os preços praticados por cada uma delas são diferentes, tal como a aplicação de descontos e condições especiais.
Documentos necessários para contratar a eletricidade
O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:
- Dados Pessoais como titular do contrato.
- Factura anterior, onde contam os dados técnicos como o CPE.
- Meio de Pagamento da conta da luz: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.
Qual a melhor tarifa de luz?
Os clientes devem comparar as tarifas, e para isso vamos apresentar o caso doméstico com 10,35 kVA de potência. A opção de tarifa simples: