Está aqui

Melhor tarifa de luz

melhor tarifa luz

A primeira questão que surge no momento de contratar uma empresa comercializadora de energia é : “Qual das empresas elétricas tem os melhores preços?”. Em primeiro lugar o consumidor deve estar a par que existe uma variedade de ofertas muito grande no mercado português e que tem a possibilidade de comparar as tarifas da luz presentes em Portugal.

Este leque de opções deve-se à liberalização do mercado eléctrico, que deu a possibilidade a novas empresas de poderem participar na parte de compra e venda de electricidade, ao contrário do que se passava anteriormente, onde existia apenas uma empresa encarregue tanto da parte da distribuição como também da parte de comercializar energia.

Deve-se referir que uma consequência trazida pela liberalização do mercado e que beneficia largamente os consumidores é a possibilidade de estar constantemente a alterar o fornecedor da luz gratuitamente. Ou seja, se encontrar uma tarifa no mercado melhor que a sua, pode mudar da empresa que tem contratada para uma outra que traga uma maior poupança.

Conceitos do fornecimento elétrico:

De modo a estar a par de como lhe é possível obter uma maior poupança na factura de electricidade o cliente deve conhecer certos termos técnicos que por vezes podem ser manipulados pelas empresas de modo a parecer que estas estão a proporcionar uma oferta bastante considerável, quando de facto esta aparente generosidade por parte das empresas não se traduz em termos práticos.

  • Termos de uma fatura de luz:
  • Termo Fixo - quantia fixa que depende da potência que o cliente tem contratada.
  • Termo de Energia - este ponto depende da quantidade de energia consumida.

O que ocorre frequentemente é a existência de um desconto bastante elevado no termo fixo, o que ilude o consumidor, levando-o a pensar que vai instantaneamente obter uma poupança mensal enorme, quando tal não é verdade. Na maior parte dos casos é preferível que seja aplicado uma percentagem mais baixa sobre o termo de energia de modo a proporcionar uma factura de valor menor no final do mês.

Qual a melhor tarifa de luz?

Para comparar as tarifas de luz, podem verificar o caso doméstico com 10,35 kVA de potência. na opção SIMPLES:

*Facturação eletrônica

Como saber qual a tarifa de luz que mais se adequa a mim?

Este ponto varia conforme diferentes factores, começando pelo seu agregado familiar e passando pelas horas em que efectua maiores consumos de electricidade. Para poder saber qual a melhor escolha para si tem que analisar cuidadosamente estes factores, pois as companhias possuem certos níveis de potência elétrica e têm ciclos horários de tarifas de luz que podem enquadrar-se melhor nas necessidades do cliente. No que toca à potência, saiba que lhe é possível alterar a potência contratada em qualquer momento, podendo até mudar ao mesmo tempo que adere a outra tarifa eléctrica.

Existem diferentes tipos de tarifas de luz: as tarifas simples, tarifas bi-horárias e as tarifas tri-horárias. Concebidas todas para tipos de consumidores diferentes, pelo que se deseja alcançar uma maior poupança a análise desta parte está nas suas mãos. No entanto, não há razão de preocupação nem de alarme pois esta comparação de tarifas elétricas é fácil de ser feita, se tiver em conta as horas em que existe um maior consumo energético em sua casa, consegue facilmente identificar o tipo de tarifa ideal para si.

É importante que o consumidor esteja sempre a comparar as tarifas eléctricas, uma vez que pode mudar frequentemente de comercializador de eletricidade. Sempre que se deparar com uma oferta melhor pode subscrever um serviço de uma comercializadora diferente.

tarifa luz

Como saber então qual o melhor desconto na luz para mim?

Existe a possibilidade de usufruir de um desconto maior, através da adesão a uma tarifa dual (luz e gás) pode-se obter uma poupança bastante substancial. Deve ter em conta que ao aderir a uma nova comercializadora não se vai deparar com uma perda na qualidade do serviço, uma vez que este depende da empresa distribuidora da luz e não da comercializadora logo, uma vez que a distribuidora se mantém, não existe a possibilidade de ficar com um fornecimento pior.

Qual a empresa detentora do melhor preço da eletricidade?

A empresa detentora do melhor preço nas tarifas de electricidade vai sendo diferente conforme as alterações do mercado energético português. De momento, a que possui a oferta que possibilita uma maior poupança é a YLCE, mas deve ter em conta que este dado pode mudar a qualquer altura, pelo que deve estar constantemente a prestar atenção aos preços practicados pelas diferentes companhias.

Na maioria dos casos o cliente pode verificar a existência de uma melhor tarifa na adesão a um plano dual, ou seja, de gás e luz por parte da mesma empresa, pelo que deve ter em conta esta opção.

Caso escolha uma companhia que lhe agrade mais e que se adapte às suas necessidades, recomenda-se mudar de companhia de luz. A Lojaluz preparou um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como proceder a mudança.

 

Dados para aderir-se a uma tarifa elétrica

O cliente deve apresentar os seguintes dados para celebrar o contrato de adesão de uma tarifa elétrica com a companhia que escolheu para gerir o seu fornecimento:

  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento
Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus