Está aqui

As vantagens do gás natural

Luz Gás

O fornecimento do gás natural já chegou a quase todo o território de Portugal continental, pela continua ampliação das redes de distribuição que já ocupam quase todo o território, pelo que pode dispor de esta energia em sua casa. Este fornecimento é muito barato se se compara com a eletricidade no fornecimento de aquecimento, água quente e no fogão.

Caso queira saber mais informações sobre as principais vantagens do gás natural poderá contactar a LojaLuz, somos especialistas do mercado livre de gás e eletricidade e possuímos toda a informação necessária para o ajudar a poupar na sua factura!


Quais sao as vantagens do gás natural?

O gás natural no mercado livre apresenta uma serie de vantagens para os clientes que optem por desfrutar do fornecimento de gás:

  1. Poupança com o gás natural: É a energia permanente mais barata do mercado. O seu preço é estável.
  2. Ter água quente no instante e sem interrupções.
  3. Ter aquecimento confortável e homogéneo em toda a casa podendo programar ou regular a temperatura de cada estância com um termostato.
  4. Trata-se de um fornecimento continuo pelo que nunca terá nenhum tipo de interrupção do mesmo.
  5. Maior segurança dado que se realizam revisões periódicas.
  6. É uma energia limpa.
  7. Instalação fácil e sem muitas obras.

Como instalar o gás natural em minha casa?

Se os seus vizinhos também têm gás natural, então também pode ter.

O cliente deve em primeiro lugar saber se na zona onde vive pode ter acesso ao gás natural, sobretudo para pôr-se em contacto com um instalador autorizado de gás natural que lhe ofereça informação e um orçamento sobre a instalação no seu domicilio. Se os seus vizinhos também têm gás natural, então também pode ter.

No caso de que os seus vizinhos não tenham gás natural, o usuário pode pôr-se em contacto com a distribuidora da sua zona e informar-se. Por cada zona do território de Portugal continental existe uma distribuidora, que se encarrega de todos os trabalhos técnicos e ao mesmo tempo controla a canalização do gás até sua casa. A distribuidora não se encarrega de fazer contratos de gás, uma vez que para isso está a comercializadora.

Quanto custa a instalação do gás natural?

Como é a energia mais barata para aquecer, pode-se afirmar que o custo da instalação é amortizado.

Depende de muitos factores: da zona em que estiver localizada a casa, de se é uma casa uni familiar ou se é por exemplo um apartamento; dos fins para os que queremos o gás natural, de que se apenas o queremos usar para a água quente, aquecimento, cozinhar ou todos.

Como é a energia mais barata para aquecer, pode-se afirmar que o custo da instalação é amortizado.

Como contratar o gás natural numa casa que já tenha instalação?

tem que ter o certificado de inspeção da instalação emitido por uma entidade inspetora em vigor.

Para solicitar uma alta no contrato do gás tem que ter o certificado de inspeção da instalação emitido por uma entidade inspetora em vigor. Si já dispor do certificador pode ligar à empresa fornecedora com quem deseje contratar o gás natural. Logicamente antes tem que informar-se de qual é a empresa comercializadora e a tarifa que mais que lhe interessa.

Fim das inspeções de gás natural e eletricidade. Deixa de ser obrigatória a realização de inspeções quando realizamos uma alteração no contrato de gás natural ou mudança de comercializador de gás, assim como deixam de ser obrigatórias as inspeções ao efetuar uma nova ligação de gás natural ou eletricidade, sendo substituídas por termos de responsabilidade do autor do projeto.

Se não tiver esse certificado tem que contactar com um técnico instalador autorizado que deverá dirigir-se a sua casa para activar o fornecimento do gás. Convém saber que pode demorar uns dias. O custo da ativação do serviço é o mesmo independentemente da comercializadora com a que finalmente contratar o serviço de gás natural, una vez que os serviços técnicos de instalação do contador são realizados pela distribuidora da zona.

Documentos necessários para contratar o gás

Uma vez que saiba com que companhia celebrar o contrato de gás natural e a tarifa que quiser contratar, deve contactar connosco ou com o fornecedor escolhido e apresentar os dados necessários para a contratação.

  • O cliente deve contactar com a companhia que tem contratada e facilitar a documentação exposta a seguir:
  • Cópia do Cartão de Cidadão do novo titular.
  • Documentação de Cedência de Posição. Em alternativa á declaração, pode ser o certificado de óbito (se aplicável), contrato de arrendamento.
  • Dados pessoais.
  • Meio de pagamento: pagamento por débito directo ou pagamento por multibanco.
  • Escritura ou contrato de arrendamento.

Como mudar o nome do titular numa casa com fornecimento?

Neste caso o adequado é uma mudança no nome do titular do contrato de gás e não contratar por primeira vez. O novo titular surge quando muda a propriedade da casa ou quando se arrenda. O novo titular da conta de gás deve fazê-lo o mais rapidamente possível de forma a que o gás não seja cortado, pois o mais lógico é que o anterior titular tenha já rescindido o contrato.

O melhor é conseguir uma fatura do anterior titular do contrato para fazer a mudança pois a empresa comercializadora escolhida vai pedir-nos determinados dados como:

  • Nome Completo do titular da conta do gás
  • Número do cartão do cidadão do anterior titular
  • Número de referência do contrato vigente
  • Nome e cartão do cidadão do novo titular
  • Morada do fornecimento
  • Número de conta para pagamento da factura do gás.

Com que empresas posso contratar o gás natural?

Neste momento pode encontrar no mercado livre do gás natural as seguintes empresas fornecedores de energia, as quais ofertam tarifas reguladas pela ERSE, com descontos sobre os termos da factura de gás:

  • Goldenergy
  • Galp Energia
  • EDP Comercial
  • Endesa

Além disso, saiba que pode contratar tarifas duais, de gas e luz, a través das quais pode desfrutar de maiores descontos.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus