Tarifas de gás e luz: Tarifa Única ou Tarifa Dual?

as tarifas de gás e luz

Para os clientes que querem poupar, aconselhamos a adesão às tarifas de gás e luz, onde numa só factura, constam os dados dos dois fornecimentos.


Desta forma, o cliente só tem que fazer um pagamento com uma companhia para não ficar com divida da despesa mensal e além disso, pode contratar uma tarifa de gás e luz, as quais têm vantagens adicionais para os clientes.

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Alterações ou contratações?Todas as gestões num só lugar. Auxiliamos gratuitamente!!
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Posso contratar uma tarifa de gás e luz?

Por norma, em primeiro lugar o cliente deve activar o contador da eletricidade, e após isso, poderá formalizar o gás natural. Mas neste caso, estamos a falar de uma nova ligação à rede elétrica ao mesmo tempo em que activa o contador do gás natural, por isso, este trâmite pode ser feito instantaneamente com a mesma companhia comercializadora.

Todas as companhias têm gás e electricidade?

Não. Só algumas da totalidade das companhias comercializadoras de energia oferecem tarifas de gás e luz. Ha algumas que só trabalham na comercialização da eletricidade. Mas saiba quais são para poder escolher a melhor:

  • Goldenergy
  • EDP Comercial
  • Galp On
  • Endesa

Posso comparar as tarifas de gás e electricidade?

Sim. O cliente, graças ao mercado estar liberalizado, pode comparar todas as tarifas de gás e luz que tenha disponíveis, e contratar a melhor delas. A comparação de tarifas duais é um trabalho que se deve fazer antes da ligação do contador de gás ou antes de celebrar qualquer contrato com uma comercializadora.

Saiba que a qualidade do seu fornecimento não vai mudar, sempre será igual, por causa das distribuidoras de gás e de luz. Na distribuição de luz só encontramos uma empresa (EDP Distribuição), mas o território continental está dividido por varias distribuidoras de gás natural, o qual limita os preços, mas mesmo assim pode contratar qualquer companhia e qualquer tarifa. Saiba qual é a sua distribuidora para fazer bem a comparação entre tarifas.

Qual a melhor tarifa de gás e luz?

As tarifas duais têm descontos aplicados nos diferentes termos da factura, mas o cliente deve saber bem sobre que termo está aplicado, e quanta poupança supõe.

O termo fixo da factura de gás e luz é um termo que normalmente tem grandes descontos mas estes não supõem grandes poupanças, porque tratasse de uma parte minoritária da despesa total.

No entanto, os termos de energia são a maior parte dessa facturação, e o mais mínimo desconto aplicado sobre esta quantidade supõe uma grande poupança.

Veja bem qual das tarifas é a que quer contratar, e claro, confie na LojaLuz para o assessoramento na gestão dos seus fornecimentos.

Se tiver dúvidas sobre qual a melhor tarifa escolha aquela com preço da potência e o preço do kWh são relativamente mais baixos.

Alterar o contrato de gás e luz

Um contrato dual pode ser alterado para adaptar os fornecimentos á necessidade do cliente. São muitos os casos em que o cliente precisa alterar o contrato, bem seja mudanças “em papel” como no fornecimento.

Alterar a potência elétrica é um trâmite que se resolve igual que se tivesse uma tarifa de luz contratada. Por isso, pode fazer a mesma gestão com uma tarifa dual, e se encontrar uma tarifa de gás e luz melhor que a que tem contratada, ao mesmo tempo em que reduz a potência, pode mudar e aderir-se a outra tarifa de gás e luz, bem seja porque é mais econômica como pelas condições contratuais. O mesmo acontece com a alteração da titularidade do contrato. Com um simples telefonema pode resolver o assunto com qualquer das comercializadoras que tem disponível.

Vantagens de contratar gás e luz conjuntamente

  • Ao contratar o gás e a luz conjuntamente o cliente ocorre em vantagens que antes não tinha:
  • Uma só factura para os dois fornecimentos
  • Uma só gestão para os dois fornecimentos
  • Uma alteração adapta os dois fornecimentos
  • Descontos mais vantajosos nas tarifas
  • Opções tarifárias mais interessantes

Como mudar de fornecedor elétrico?

 

Para celebrar um novo contrato elétrico, com uma nova tarifa de luz e com uma companhia elétrica diferente que a anterior, o cliente deve contactar com a companhia após comparação dos fornecedores elétricos com os seguintes dados:

  • Dados pessoais (BI, Nome, Contacto, etc.)
  • Meio de pagamento
  • Factura anterior
  • Tarifa a contratar

Comparação de preços do Plano Dual

A tarifa dual, uma das mais convenientes para negócios e casas com grande consumo de luz e gás, agrega alguns pontos muito vantajosos, como:

 

tarifa dual

Poupança: É compreensível que as empresas promocionem mais esse tipo de tarifa, uma vez que o consumidor estará usando dos dois serviços de energia, tendo, assim, uma despesa mais alta do que se estivesse contratando apenas o gás ou a luz, por isso é a tarifa mais barata do mercado.

 

tarifa dual2

Comodidade: Uma vez que se contrate a tarifa dual, o cliente não lidará com mais de uma fatura e, assim, evita que se desorganizem as contas do negócio. Outro ponto interessante é que, na mesma fatura, pode-se ver quais foram as despesas de ambas energias, sem ter que estar verificando papel por papel, como ocorre quando contratamos duas empresas distintas para fornecer gás e luz, respectivamente.

Vamos apresentar um exemplo de tarifa simples com potência de 5,75 kVA na luz, e escalão 2 declarado em Lisboa:

 

Tarifas de gás e luz

Todas as tarifas actualizadas de gás e luz podem-se encontrar neste site, sendo assim mais fácil a comparação de tarifas para descobrir qual é a que tem o melhor preço do kWh para si.

Saiba que pode decidir que tarifa e companhia quer contratar, pois no mercado livre, os clientes são os que decidem a contratação a fazer. Conte com a nossa ajuda, pois na Lojaluz irá encontrar toda a informação sobre todas as tarifas, condições e características do atendimento da companhia detentora dessa tarifa.

Atualizado