Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Sexta 8h-22h, Sábado 9h-21h, Domingo 10h-19h)

Provedor EDP: Cliente, Ética, Comercial, Reclamações e Contactos

Neste artigo, damos-lhe a conhecer o papel do Provedor EDP, seja ele o Provedor do Cliente EDP ou Provedor de Ética da companhia. Para ajudá-lo no processo de reclamação fornecemos também os contactos do Provedor EDP, e explicamos o formulário de contacto disponível online.

Logo Provedor EDP

Provedor EDP

O Provedor EDP é uma pessoa independente do Grupo EDP que funciona como segunda instância, e que o cliente recorre quando não está satisfeito com a resposta que obteve pela fornecedora em relação a uma queixa.

Assente no rigor, na isenção e na equidade, o Provedor da EDP deverá prestar apoio ao cliente, a fim de entender os seus problemas. Através das informações levantadas, o Provedor da EDP tem que ser capaz de atuar objetivamente e responder de forma rápida e competente.

Quem é o Provedor da EDPAtualmente o cargo de Provedor do Cliente da EDP é ocupado por Luís Valadares Tavares, Professor Catedrático de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no Instituto Superior Técnico.

Provedor EDP Comercial: Principais objetivos

A fim de melhorar a relação da EDP com os seus clientes, o Provedor do Cliente EDP tem vários objetivos a cumprir. São eles os seguintes:

  • Objetivos do Provedor da EDP:
  • Analisar as queixas dos clientes relacionadas com as empresas do Grupo EDP;
  • Servir de mediador entre uma determinada empresa da EDP e o consumidor, de forma a resolver conflitos;
  • Apresentar a sua opinião, através de um parecer jurídico, sobre a atividade da EDP (que não vincula a empresa, embora seja por ela considerado);
  • Definir medidas que melhorem a prestação dos serviços por parte da fornecedora de energia;
  • Recuperar a relação da EDP com os seus consumidores.

Portanto, é da competência do Provedor do Cliente EDP encontrar soluções para questões como problemas nos contratos de fornecimento de energia, estimativas de consumo demasiado elevadas, erros na faturas da EDP, pedidos de indemnização por prejuízos causados por um técnico, e outros assuntos decorrentes da prestação do serviço energético.

Diferença entre o Provedor de Ética e o Provedor do Cliente EDP

Para além de Luís Valadares Tavares, que desempenha as funções de Provedor do Cliente EDP, existe um provedor de ética estabelecido pelo grupo. Ambos distinguem-se nas suas funções, consoante o tipo de reclamação apresentado.

Enquanto que o Provedor do Cliente EDP Comercial é responsável por todas as questões e problemas de âmbito técnico e comercial sobre o fornecimento de energia, o Provedor de Ética da EDP é responsável pelas questões de âmbito ético-moral, estando direcionado aos funcionários e colaboradores do Grupo EDP.

Deste modo, uma pessoa que sinta o incumprimento dos príncipios, valores e códigos de conduta e de ética que regem a EDP, ou que seja alvo de qualquer tipo de assédio no trabalho, deverá denunciá-lo ao Provedor de Ética e/ou aos seus superiores hierárquicos.

Provedor de Ética EDP:Atualmente, por nomeação do Conselho Geral e de Supervisão, Manuela Silva, reconhecida gestora de empresas em turismo e hotelaria, é a Provedora de Ética EDP, responsável pela análise dos casos.

Saiba, em baixo, como reclamar a cada um dos provedores EDP.

Como recorrer ao Provedor do Cliente EDP?

Reclamar ao Provedor do Cliente EDP é um processo bastante simples. Enquanto que em outras fornecedoras de energia, o provedor do cliente é quase incontactável, o Provedor do Cliente da EDP Comercial dispõe de um contacto direto. Poderá recorrer a Luís Valadares Tavares, através do site criado para o propósito.

Formulário Online do Provedor EDPDepois de entrar no site do Provedor EDP deverá identificar-se, e afirmar se alguma vez efetuou alguma reclamação à EDP. Depois disso, deve responder às questões colocadas, e por fim preencher o formulário com os dados que lhe são pedidos.

Documentos a enviar ao Provedor da EDP

O cliente da EDP Comercial deverá estar na posse de determinados documentos, que justifiquem a sua reclamação à EDP. A partir daí, o Provedor do Cliente EDP analisa com cuidado a informação que considera relevante, a fim de tecer uma opinião final.

Recomendamos, por isso, a que facilite acesso do Provedor EDP a faturas de energia (sejam de eletricidade e/ou de gás natural), ao seu contrato EDP, a cartas e a outros documentos adicionais que comprovem a reclamação.

O provedor do consumidor EDP deverá assumir o compromisso com o cliente, ao confirmar a recepção dos documentos. A EDP recomenda aos seus clientes a digitalizarem todos os documentos cruciais para o processo de queixa.

Quanto tempo demora o Provedor EDP Comercial a responder?

O tempo de resposta por parte de Luís Valadares Tavares, enquanto Provedor EDP, varia consoante cada caso, embora o tempo total seja de aproximadamente 1 mês.

De qualquer das formas, o cliente da EDP pode acompanhar o seu processo online, graças ao código que lhe foi enviado após submeter o caso ao provedor.

Estado do Processo da Reclamação EDPAtravés da chave do processo, poderá confirmar se a sua queixa enviada ao Provedor EDP já foi respondida. Caso ainda não tenha obtido resposta (via e-mail), significa que o processo está em apreciação ou até pendente de informações da EDP.

Caso sejam reclamações de menor gravidade, poderá entrar em contacto com a companhia, através da EDP Online.

Preço da reclamação ao Provedor EDP

Muitas das dúvidas dos consumidores da EDP na hora de enviarem uma reclamação ao provedor da companhia, prendem-se ao facto da reclamação ser paga ou não.

Na verdade, enviar uma reclamação ao Provedor do Cliente EDP Comercial é um processo completamente gratuito. Tenha apenas em atenção aos campos de preenchimento obrigatório e esclareça erros reais.

Provedor EDP Contactos

Apesar da facilidade de recorrer ao Provedor do Cliente EDP mediante o preenchimento do formulário, não existem contactos disponibilizados pela empresa, como o e-mail do Provedor EDP, ou mesmo um telefone ou morada.

O formulário online é a única forma de contacto possível com o provedor, adoptada pela companhia para manter o sigilo das informações que lhe chegam em mãos.

Em alternativa, e em caso de dúvida sobre o Provedor da EDP, tem ao seu dispor os contactos gerais da EDP. A linha de apoio ao cliente EDP irá variar se é consumidor em mercado livre (EDP Comercial) ou em mercado regulado (EDP Serviço Universal).

Provedor EDP Contactos
Apoio ao Cliente EDP no Mercado Livre Apoio ao Cliente EDP no Mercado Regulado
808 535 353 808 505 505

Se a sua reclamação EDP estiver relacionada com estragos, danos ou prejuízos causados na instalação de eletricidade e de gás natural deverá remetê-la aos contactos de avarias da EDP.

Telefone para Reclamações EDP por Avarias800 506 506

Se, por alguma razão, o Provedor EDP não for a seu favor, poderá remeter as suas reclamações a outras entidades, como por exemplo, a DECO Proteste ou aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Em último recurso, pode recorrer aos tribunais, de forma a resolver os litígios.

Como contactar o Provedor de Ética da EDP?

Embora o Provedor de Ética EDP seja sobretudo focado nos funcionários e colaboradores do Grupo EDP, também poderá ser contactado pelos clientes, que deverão fundamentar a reclamação naquilo que julgam ser incumprimentos dos compromissos assumidos pela EDP no seu Código de Ética.

Para contactar o Provedor de Ética EDP deverá igualmente preencher um formulário online. Nele, indique os seus dados pessoais (nome, e-mail e telefone), o tipo de pedido a ser apresentado (apoio jurídico, informação, reclamação ou sugestão) e a empresa do Grupo EDP na qual existiu o incumprimento.

Deverá igualmente preencher o campo respetivo à descrição do pedido, e fundamentá-la através de documentos em anexo. O Provedor de Ética EDP tem até 48 horas para confirmar a receção da queixa e, a partir daí, fazer a sua investigação, protegendo sempre a identidade da pessoa que reclamou.

Provedor de Ética EDP:Está responsável por comunicar uma resposta ao reclamante num período máximo de 3 meses.

Para outras reclamações que queira fazer à companhia, tem sempre como opção dirigir-se às diferentes lojas da EDP.

Comparador de tarifas de luz

Não está satisfeito com a sua fornecedora de energia?

Contacte a Selectra e mude para a melhor companhia do mercado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem