Está aqui

Comunicar leitura à Goldenergy

Goldenergy

A Goldenergy é uma das maiores companhias de gás no mercado português. Veja neste artigo como comunicar a leitura de seu contador a esta empresa.

Conte com todo o suporte da LojaLuz para mudar para o mercado livre de gás e eletricidade. Também fornecemos um apoio gratuito a todas questões relacionadas à eletricidade ou gás natural.

Não se esqueça que poderá mudar de comercializador sempre que estiver insatisfeito. Veja as opiniões dos clientes da Goldenergy para utilizar como referência na hora da contratação.


Leitura do contador de luz

Além de gás, a Goldenergy também fornece eletricidade. O contador de luz pode ser encontrado quase sempre numa área mais externa da casa, para que os técnicos possam fazer intervenções se necessário sem invadir a privacidade do consumidor. No caso de condomínio, deve estar na área comum, pois assim todos têm acesso.

Um contador sempre acumula os valores mostrados. Ou seja, ele mostra o total de energia que foi consumida desde que foi instalado, não a energia consumida num período. Para saber a energia consumida num mês, basta subtrair o valor lido no fim do mês pelo valor lido no início.

Nos contadores mais antigos, há um valor em decimal de consumo (dígito depois da vírgula). Este valor pode ser desprezado para efeitos de leitura. Para comunicar a leitura à Goldenergy, pode entrar em seu site ou contactá-los por telefone.

Consulte as tarifas disponíveis da GoldenergyPodemos ajudar a comparar com o seu serviço atual gratuitamente
Chamada Gratuita Leve-me ao comparador

Leitura do contador de gás

o factor de conversão depende da qualidade do gás, que por sua vez depende do operador de rede de distribuição de sua zona

A leitura do contador de gás natural tem uma particularidade. O valor de gás consumido é medido na unidade de volume m3 (metros cúbicos). No entanto, as companhias estabelecem um preço para o kWh de gás e não para o seu metro cúbico. Portanto, é necessário utilizar um factor de conversão de m3 para kWh.

Este factor depende das características do gás em questão (um gás "mais potente" fornece mais kWh de energia por m3 que um gás "menos potente"). Portanto, o factor de conversão depende da qualidade do gás, que por sua vez depende do operador de rede de distribuição de sua zona. A operadora de rede é a empresa responsável por levar o gás natural desde o local onde está estocado até a instalação dos consumidores finais. Por isto o cliente deve utilizar o respectivo factor de conversão de sua região e então comunicar o valor da leitura em kWh para sua companhia.

 
 

Telefone da Goldenergy para leituras

Para comunicar a leitura dos contadores de gás ou luz à Goldenergy, o cliente pode utilizar o número 800 100 072.

Outra opção é utilizar o site da Goldenergy, onde pode encontrar a opção para comunicação de leitura ou utilizar o email da companhia. Para garantir que terá sempre uma factura com um valor exato e que não pagará mais do que deve pelos serviços utilizados, recomendamos que comunique a leitura no início/fim e no meio de cada mês. Ou seja, duas comunicações por mês devem ser suficientes.

Erro na factura da Goldenergy

se o valor da factura está muito maior do que costuma receber, pode ser que seu contador de luz esteja avariado

Caso averigue que há um erro em sua factura de gás ou eletricidade da Goldenergy, deve informá-los imediatamente através de seus contactos gratuitos da Goldenergy.

Se o valor da factura está muito maior do que costuma receber, pode ser também que seu contador de luz se encontre avariado. Para descartar esta possibilidade, interrompa todo uso de eletricidade, ou gás, durante alguns minutos e verifique se o contador continua a aumentar seu valor. Se sim, ele está avariado.

Neste caso, também deve informar a avaria da instalação à Goldenergy, que contactará a empresa distribuidora. Esta fará um orçamento e enviará uma equipe técnica para fazer uma intervenção.

Leitura ao mudar o titular

Em algumas situações é necessário alterar a titularidade de gás ou luz. Podemos destacar:

  1. Arrendamento. De preferência, o novo inquilino deve ser o titular para poder fazer toda gestão.
  2. Compra ou venda de residência. O novo proprietário deve ser o titular.
  3. Separação. Aquele que fica na residência deve ser o titular.
  4. Falecimento do titular. A família deve proceder à mudança de titularidade.

Nestes casos, o novo titular deve fazer uma leitura dos contadores logo que começa a fazer uso da eletricidade, ou gás, e comunicar esta leitura à companhia em questão. Desta maneira, o antigo titular receberá uma última factura referente ao seu consumo, enquanto o novo titular receberá a próxima factura e pagará apenas pelos valores que ele mesmo consumiu.

Gás e eletricidade na Goldenergy

Muitos consumidores não o sabem, mas a Goldenergy também fornece eletricidade. E, ao contratar uma tarifa de gás e luz (ou tarifa dual), os descontos oferecidos são maiores. Além disso, a gestão fica mais simples, pois têm apenas uma companhia a comunicar e apenas uma factura a pagar.

Veja uma comparação entre as tarifas duais da Goldenergy e de outros fornecedores de eletricidade e gás para escalão de consumo 1 em Lisboa e potência contratada de 5,75 kVA:

 

É claro que esta é uma comparação para um caso muito específico.

Se quiser comparar as tarifas de gás ou luz da Goldenergy com a sua tarifa atual, levando em consideração seu caso específico (sua potência contratada, sua zona, seu escalão de consumo), contacte a LojaLuz no número 210 009 971.

Contratar Goldenergy

Se, após fazer uma comparação entre todas companhias de gás e eletricidade, chegou à conclusão que a Goldenergy oferece a melhor tarifa para si, deve contactá-los e celebrar um novo contrato.

Mudar de fornecedor de gás natural é gratuito, e o cliente pode fazê-lo quando quiser até 4 vezes a cada 12 meses. Para celebrar o novo contrato deve contactar a Goldenergy, ou a LojaLuz, que simplifica o processo para si, e fornecer as seguintes informações:

  • Dados para mudar de companhia
  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar (alterável)
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento.

Também pode ligar o gás natural em sua casa se esta nunca teve fornecimento prévio, ou ele foi interrompido.