Goldenergy: Comunicação de Leituras e Contactos para Clientes

Neste artigo, saiba como enviar a comunicação das leituras à Goldenergy. Aprenda a ler o contador e conheça os contactos que os clientes da fornecedora devem utilizar para conseguirem faturas com consumos reais, em vez de estimativas.

Goldenergy

Goldenergy Leituras: Quando comunicar?

Caso seja um dos clientes da Goldenergy, saiba que a comunicação das leituras é um fator muito importante. Deve enviar os números apresentados no seu contador da Goldenergy para conseguir faturas reais de consumo de eletricidade e de gás, evitando estimativas que o façam pagar mais, em comparação aquilo que foi consumido.

As leituras da Goldenergy, feitas a partir do seu contador, devem ser comunicadas idealmente todos os meses, no início ou no fim de cada mês, antes que sejam processados os dados que vão constar na sua fatura de energia.

Goldenergy Leituras:Mesmo que não faça a comunicação de leituras à Goldenergy, o operador da rede de distribuição é obrigado a recolher a leitura do contador. No caso dos contadores elétricos Goldenergy, o procedimento é realizado de 3 em 3 meses e se forem contadores de gás natural de 2 em 2 meses.

Ainda assim, pode haver momentos em que os operadores da rede de distribuição, por uma razão ou por outra, podem não conseguir aceder ao contador e, consequentemente, não vão conseguir comunicar a leitura à fornecedora de energia.

Goldenergy Comunicação de Leituras: Qual é a importância?

Como referido antes, comunicar leituras à Goldenergy é bastante importante para obter faturas acertadas, tendo em conta o consumo efetivo. Desta forma, e mesmo que os técnicos de distribuição de energia comuniquem à fornecedora a leitura real do contador, o mais recomendável é ser o próprio cliente a comunicar as leituras regularmente.

O contador, seja de luz ou de gás natural Goldenergy, pode ser encontrado quase sempre numa área mais externa da casa, para que os técnicos possam fazer intervenções, se necessário, sem invadir a privacidade do consumidor. No caso de condomínio, deve estar na área comum para que todos tenham acesso.

Goldenergy Leituras Contactos

Existem três formas bastante fáceis e práticas de comunicar as suas leituras à Goldenergy: seja com recurso ao online, por telefone ou através da sua área de cliente.

Se optar pelo portal online para contactar a Goldenergy Leituras, saiba que deverá inserir o número do contrato e os números das suas leituras para terminar o processo. Quanto ao número de telefone para o efeito, este é indicado abaixo:

Telefone da Goldenergy para Comunicar Leituras800 100 072

O telefone da Goldenergy Leituras está disponível todos os dias da semana, 24h por dia. Lembre-se que também pode enviar as leituras através da sua Área de Clientes Goldenergy ou da app Goldenergy, disponível na App Store e Play Store, que permitem contactar a fornecedora de forma mais imediata.

Área de Clientes da Goldenergy

A outra opção para enviar a sua leitura à Goldenergy é recorrer à sua área de cliente, que oferece muitas vantagens aos consumidores. Na área de cliente da Goldenergy poderá fazer várias gestões ao seu contrato, desde o seu computador ou do seu telemóvel.

Esta é uma das formas mais eficazes de comunicar as suas leituras, sendo cada vez mais fácil evitar estimativas da parte da Goldenergy e pagar somente a energia que consome.

Caso haja algum erros numa das suas faturas da Goldenergy, como por exemplo, relacionado com estimativas demasiado altas, saiba que podem resultar de uma avaria no contador da Goldenergy.

Para ter a certeza que é este o caso, interrompa todo o uso de eletricidade ou gás durante alguns minutos e confira se, mesmo assim, o contador continua a aumentar os valores apresentados. Em qualquer caso deve contactar a Goldenergy, para que lhe seja apresentado um orçamento do serviço.

Goldenergy Clientes: Como ler o contador de energia?

Um contador de energia acumula os valores que são consumidos. Ou seja, apresenta o total de energia que foi consumida desde a sua instalação, e não a que foi consumida num determinado período de tempo.

Assim, para conseguir fazer as contas da energia Goldenergy que foi consumida durante um mês, deve subtrair ao valor que aparece no visor no fim do mês o valor que tinha lido no início desse mês.

Para dar contagem à Goldenergy correta e atempada, é importante saber interpretar os valores apresentados no contador que tem em sua casa. Saiba, antes de tudo, que existem três tipos de contadores de luz Goldenergy:

  • Contadores Goldenergy:
  • Eletromecânico;
  • Híbrido;
  • Estático.

Contadores de Luz Goldenergy

O contador eletromecânico distingue-se por apresentar os números das leituras da Goldenergy no visor, imediatamente vísiveis. Neste caso, deve ler e enviar as suas leituras contendo todos os dígitos, à exceção dos digitos que, dependendo da marca do contador, sejam vermelhos ou estejam do lado direito da vírgula. O número 3 indica o período normal/fora de vazio e o número 1 o período económico/vazio.

Se a sua casa tiver instalado um contador híbrido, a forma de interpretar o contador é diferente. A maior parte destes contadores, independentemente das marcas (Bruno Janz, Reguladora, Shlumberger ou Actaris), exige que, para aceder às leituras, os clientes da Goldenergy devem carregar no botão de função do contador.

Para leituras de tarifas simples ou bi-horária da Goldenergy a leitura do período normal/fora de vazio é a que aparece com a imagem do sol e a do período económico/vazio é a que surge com a lua.

Por fim, caso o seu contador seja estático, a informação surge de forma automática e sequencial no visor, sem que seja preciso clicar em nenhum botão. Eis a sequência em que aparecem os dados:

  • Informação da Maioria dos Contadores Estáticos Goldenergy
  • Hora: HH:MM:SS;
  • Data: DD/MM/AA;
  • Opção de tarifário da Goldenergy configurada;
  • Energia: Tarifa de Vazio (1);
  • Energia: Tarifa de Ponta (1);
  • Energia: Tarifa de Cheias (3);
  • Energia: Tarifa de Super Vazio (4);
  • Energia Total.

Deve ter em conta que, caso tenha contratado um tarifário com ciclo tri-horário na Goldenergy, a leitura do seu contador pode ser um pouco diferente. Para isso, saiba que, normalmente, a leitura do período de vazio corresponde ao número 1, a do período de ponta ao número 2 e a do período das cheias corresponde ao 3.

Contadores de Gás Natural Goldenergy

Em primeiro lugar, saiba que se ainda não tem um contador de gás natural em sua casa, deve solicitar a sua instalação e respetiva ligação no momento em que decide contratar a Goldenergy.

Particularidade na leitura do contador de gás: o valor de gás consumido é medido na unidade de volume m3 (metros cúbicos). No entanto, as companhias estabelecem o preço para o kWh de gás e não para o seu metro cúbico. Portanto, é necessário utilizar um factor de conversão de m3 para kWh.

Este factor depende das características, da qualidade do gás natural contratado e também da distribuidora de gás da sua região, que é responsável por levar a energia desde o local onde está armazenado até à instalação dos consumidores finais.

Assim, para comunicar o valor da leitura em kWh de gás natural à Goldenergy, os clientes devem ter em conta a região onde vivem e, consequentemente, a sua distribuidora.

Comparador de tarifas de luz

Tem dúvidas sobre como comunicar as leituras do seu contador?

Entre em contacto com a Selectra e conte com o nosso apoio especializado.

(segunda-quinta 8h-21h, sextas 8h-20h, sábado 9h-19h)

211 451 219
Quero que me liguem