Está aqui

Reduzir potência eléctrica ENAT

Todos os clientes têm uma potência eléctrica contratada nas suas respectivas casas, por vezes esta revela-se superior à necessária, pelo que existe a possibilidade de poupar ao efectuar uma redução da potência contratada.

Quanto custa reduzir a potência?

Esta operação não tem qualquer custo associado, no entanto deve-se ter especial cuidado para não reduzir em demasia a potência, de modo a evitar problemas na utilização do serviço. Ao contratar uma potência demasiado baixa relativamente ao seu uso, deparar-se-á com a falha do serviço regularmente, tal ocorre devido ao disjuntor, que é um dispositivo utilizado pela empresa que visa controlar o uso de energia em casa dos clientes, consoante a potência que têm contratada.

Poupar com a alteração de potência

É possível para o cliente poupar com a alteração da potência contratada. Se efectuar uma redução de potência, vai sofrer uma redução dos preços praticados anteriormente, pois passou a subscrever uma potência menor.

Contudo, se necessitar de voltar a aumentar a potência contratada para o valor que tinha anteriormente pode entrar em contacto com a empresa para repor o serviço que possuía anteriormente.

Uma práctica existente é a de consoante a estação do ano alterar a potência contratada, de modo a tirar maior proveito do efeito que as estações do ano têm nas residências. Em certos casos, clientes com casas que apenas são utilizadas no Verão podem chegar a rescindir o contrato da luz durante um certo período de tempo, conseguindo assim beneficiar de uma poupança bastante substancial.

Como sei para qual potência reduzir?

Neste ponto, deve prestar especial atenção aos electrodomésticos e aparelhos que possui em sua casa e os seus respectivos consumos. De seguida, deve calcular a potência consumida pelos mesmos e comparar este valor com os valores possíveis da companhia comercializadora de luz. Existe também a possibilidade de estimar o consumo dos aparelhos de sua casa, de modo a poupar trabalho na análise de todos os consumos de cada electrodoméstico.

Apesar de não ser um método extremamente preciso, proporciona valores bastante fiáveis que podem ser utilizados como referência.

Existe também uma outra possibilidade, de contratar um electricista ou um especialista autorizado, de modo a que ele possa avaliar qual o consumo dos aparelhos de sua casa e possa ajudá-lo neste processo, minimizando assim qualquer risco e erro que poderia existir se optasse por tratar deste trâmite por conta própria. Pode optar pela nossa aplicação de estimação do consumo de luzo

Contacto após decidir potência nova

Uma vez feito o trabalho de cálculo de potência para averiguar se é possível alterar a potência contratada para um valor menor, deve entrar em contacto com a empresa que o irá ajudar ao longo de todo este processo e lhe irá indicar que documentos e que dados deve ter consigo de modo a poder concluir este processo.

Assim, pode ligar para o contacto gratuito da ENAT para poder dar início a esta redução.

Partilhar no Facebook  Partilhar no Twitter  Partilhar no Google Plus