Energy Call
Energy Call

Todas as informações de luz e/ou gás!

Os nossos especialistas em energia resolverão todas as suas dúvidas sobre luz e gás. Vamos poupar!

 

(Segunda-Quinta 8h-21h, Sexta 8h-20h, Sábado 8h30-19h)

Fim do roaming na União Europeia: O que muda e como utilizar?

Agora já é possível viajar pela União Europeia sem que precisemos nos preocupar com os gastos extras nas chamadas, mensagens e dados do uso do telemóvel: desde o dia 15 de junho, foram extintas as taxas de roaming entre os 27 países da União Europeia e também o Reino Unido (que deixará de participar do acordo quando sua saída da UE for efetiva).

fim do roaming
  1. Mas, o que é o roaming?

    O roaming é um serviço pago pelos usuários de telemóveis para utilizar a rede de telefonia ou dados fora da sua localidade geográfica original. A conexão do usuário pode ser feita através de uma rede da mesma operadora no outro país ou da cessão temporária da rede de uma outra companhia.

  2. O que muda com o fim do roaming?

    Agora, todos os utilizadores de telemóveis, que possuem um chip de algum país da União Europeia, poderão fazer chamadas, utilizar a internet ou enviar mensagens (SMS ou MMS), quando estejam viajando por outro país membro, sem custos adicionais por isso, ou seja, o preço a pagar é o mesmo que seria caso estivessem no país de origem.

  3. Necessito avisar a companhia sobre a minha viagem para beneficiar do fim do roaming?

    Não. De acordo com as novas regras, o fim do roaming deverá ser aplicado de forma automática pelas empresas de telecomunicações. Tampouco será necessário realizar alterações nas configurações dos equipamentos.

  4. Posso utilizar o meu chip indefinidamente em outro país da União Europeia?

    Não. Para evitar abusos de consumidores que poderiam comprar um chip em algum país da UE, em cujos valores das telecomunicações sejam mais baratas, e utilizá-lo, como residentes, em outro país, foram estabelecidos alguns limites: se a utilização em roaming, durante um período de quatro meses, for superior àquela feita no país em que contrataram sua linha telefónica, a companhia poderá entrar em contacto com o utilizador e notificar a situação. Caso isso ocorra, o contratante contará com 14 dias para justificar o ocorrido. Após este período, poderá ser cobrada uma sobretaxa de utilização do serviço em roaming.

Agora que já esclarecemos todas as dúvidas quanto ao fim do roaming, é hora de preparar as malas e planejar a próxima viagem, pois as férias de verão já estão chegando. Mas, lembre-se, o fim do roaming só é válido dentro da União Europeia.

Atualizado
211 451 219
Quero que me liguem