Está aqui

O pagamento da luz

call lojaluz

O pagamento da luz é um procedimento importante e, por isso, o cliente deve estar esclarecido de tudo o que está implicado no mesmo. Deverá definir a forma como quererá pagar e deixar de forma clara no contrato para que não existam atrasos e incumprimento que o impediram de utilizar o serviço de luz.

Fatura EDP
Fatura EDP
Fatura EDP

Tenha ainda em atenção que o pagamentos da luz é um procedimento universal, mas que se processa de forma distinta para cada companhia.

O Que é a tarifa elétrica

A tarifa elétrica é fundamentalmente aquilo que o cliente vai procurar, sempre que se dirige a uma companhia do sector da eletricidade.

É o valor aplicado a uma determinada potência procurada pelo cliente. Este vai avaliar as diferentes ofertas existentes no mercado, compara-las e escolher a tarifa que melhor se adapta ao seu tipo de consumo.

No mercado liberalizado é importante saber que as tarifas são livres, as companhias são as responsáveis por indicar quais são as que oferecem e a escolha é do consumidor. Existem assim enumeras companhias e tarifas e existirá alguma que se aplicará na perfeição ao cliente.

Poupar nas Tarifas de luz

Ao fazer uma nova ligação elétrica, o cliente sabe que existem várias tarifas à sua disposição. Estas serão escolhidas com base no consumo feito por este. É importante saber o que necessita de contratar em função da utilização que vai fazer para que possa poupar o máximo possível. Poderá verificar numa factura anterior qual tem vindo a ser o seu consumo e comparar, face ao valor que cada tarifa propõe.

Termo de potência - termo fixo correspondente com a potência que tem contratada em kW;

Termo de consumo ou energia activa - consumo que o cliente faz em m³, aplicando o fator de conversão para conseguir os kWh e assim saber o preço unitário.

De entre todas as tarifas que existem no mercado livre, é possível agrupá-las em três tipos, segundo o ciclo horário energético:

Como mudar de empresa de eletricidade

Assim como a potência contratada, também é possível mudar o fornecedor de luz. Com a abertura do mercado, mudar a titularidade, alterar potências e mudar de fornecedor são ações possíveis, diferentemente do mercado regulado, onde apenas uma empresa era detentora de todo o território nacional.

No caso do cliente encontrar uma tarifa mais conveniente para si, é recomendado mudar de companhia de eletricidade. A mudança é gratuita e geralmente demora enter 5 e 7 dias úteis para ser realizada. Basta contactar com a nova companhia que deseja celebrar o novo contrato de luz.

A Lojaluz é especialista em comparações, deixando o cliente ciente de todas as tarifas do mercado e analisando qual é a mais interessante para o cada situação. Contacte-nos e comece a poupar, já!

Abaixo, a Lojaluz dispõe de um vídeo explicativo, mostrando passo a passo como realizar a mudança de companhia de luz:

Poupar na Tarifa Simples

A tarifa simples destaca-se por ser a única que não tem uma diferença horária na sua tarifa, ou seja, mantém o mesmo preço ao longo das 24 horas do dia. Assim, o preço do consumo energético será igual, independentemente das horas e estas estipulado pela ERSE.

Poupar na Tarifa Bi-Horária

A tarifa bi-horária caracteriza-se por corresponder ao consumo exacto feito pelo cliente, ou seja, em função das horas em que são feitos os consumos, aplicasr-se-á uma determinada tarifa.

Assim, chamamos à atenção do cliente para que compare as tarifas existentes e tenha uma noção do seu consumo para ver se esta é a tarifa mais adequada, dada a sua especificidade.

Existem dois termos que explicam o ciclo horário desta tarifa:

Horas de Vazio: horas em que geralmente o consumo e os preços da energia são mais baixos e (até 50% face ao preço regulado pela ERSE);

Horas Fora de Vazio: horário em que geralmente existe maior consumo e e o preço da energia é mais caro.

TIPO CICLO

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

Poupar na Tarifa Tri-Horária

A tarifa tri-horária, tal como o nome indica, encontra-se repartida em três momentos do dia, onde se aplica um preço diferente face ao consumo.

O principal objectivo desta tarifa é ser mais baixa nas horas de maior consumo de kWh e mais alta nos momentos de menor consumo para compensar as horas com mair decréscimo.

Hora de Ponta: são as horas com um preço mais elevado.

Horas Cheias: horas com um preço médio, mas mais alto que o da tarifa simples.

Hora Vazio: horas mais económicas

Ciclo horário durante o inverno:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 9:00 ás 10:30

das 18:00 ás 20:30

Cheia

das 8:00 ás 9:00

das 10:30 ás 18:00

das 20:30 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00 

Ciclo horário durante o verão:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 10:30 ás 13:00

das 19:30 ás 21:00

Cheia

 

das 8:00 ás 10:30

das 13:00 ás 19:30

das 21:00 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00

Meios de pagamento da luz

Poderá pagar o serviço de luz de três firmas:

  1. nas lojas das companhias ou acreditadas para tal (papelarias ou correios);
  2. caixas de multibando;
  3. Por débito directo

Obrigações contratuais

Fazendo parte do mercado livre da eletricidade, em Portugal não se esqueça que pode contratar e mudar de companhia quando assim o entender, pois não existe fidelização.

Neste mercado não só pode escolher livremente a tarifa com a qual quer celebrar um contrato, como pode comparar tarifas e não se sentir na obrigação de estar vinculado a uma companhia que não lhe oferece a melhor opção.

Prazos de pagamento

Não existe um prazo fixo. Este vai depender da politica de cada companhia

Relativamente aos prazos de pagamento, não existe um prazo fixo. Este vai depender da politica de cada companhia e pode variar conforme o meio de pagamento escolhido. Cada factura de eletricidade tem um termo que lhe corresponde e será com base neste que o cliente se deverá guiar.

Leitura do Contador

A leitura do contador da luz é importante para que o cliente consiga encontrar alguma informação que precisa. Poderá proceder à interpretação dos valores que aparecem no leitor, sabendo que: no visor aparece a informação dos kWh consumidos até ao dia em que está a contar. Deverá, somente dar importância aos números inteiros para efeitos de contabilização. A leitura do contador é importante no momento em que o cliente queira mudar a companhia de eletricidade.

Comparar condições do contrato

Deverá comprar as condições contratuais para conseguir apurar quais as condições oferecidas por cada companhia que o vão satisfazer da melhor forma. Compare as companhias de eletricidade para saber qual a melhor opção para si.

  • Esta comparação deve ser feita a três níveis:
  • Preço de cada tarifa de cada companhia;
  • Potência que se vai contratar e o serviço;
  • Atendimento oferecida pelas companhias.