Está aqui

Baixa tensão

call lojaluz
baixa tensao

Na maioria dos casos, as ligações à rede elétrica são feitas em modo de baixa tensão. É importante saber qual nível de potência precisa e quais as melhores ofertas correspondentes a este nível.

Deve saber distinguir a baixa tensão normal e a baixa tensão especial, e este artigo vai lhe ajudar a perceber qual a melhor opção para seu caso. Se tiver qualquer dúvida, contacte a LojaLuz, especialista no mercado de electricidade e gás português, através do número 308803825.

O que é a ligação em baixa tensão ?

Baixa tensão é um termo em eletricidade que designa uma faixa de tensão para a qual há um risco de choque elétrico, mas dificilmente se formaria um arco elétrico. A norma IEC 61643 da Comissão Eletrotécnica Internacional define baixa tensão como qualquer tensão na faixa de 50–1000 V em corrente alternada ou 120–1500 V em corrente contínua.

No entanto, as companhias de eletricidade utilizam o termo “baixa tensão” para designar uma faixa de potência contratada relativamente baixa. Geralmente os níveis de potência definidos pelos fornecedores de eletricidade são:

Quando decidir contratar uma potência, deverá ter em atenção que esta tem um de três níveis. Poderá contratar:

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências <41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA).

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Baixa tensão normal

É o nível de potência indicado para o uso doméstico. Sua faixa de potência é definida entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. No entanto, a maioria das companhias de luz só fornecem a partir de 3,45 kVA. Abaixo, confira uma tabela com potências mais comuns a se contratar em baixa tensão normal:

Potência contratada (kW)

1,15

2,3

3,45

4,6

5,75

6,9

10,35

13,8

17,25

20,7

Baixa tensão especial

A baixa tensão especial estabelece um nível especial de fornecimento de eletricidade, indicada para casos onde a potência necessária estará entre 41,4kVA e 45kVA. Este geralmente é o caso de pequenos negócios, como lojas e escritórios, ou pequenas empresas.

Escolher potência elétrica

Em geral, para uso doméstico, 6,9 kVA é suficiente. No entanto, tudo depende do número de aparelhos elétricos que tem e se faz uso simultâneo ou não deles.

Para saber qual nível de tensão escolher, e, mais especificamente, qual potência contratar, solicite o serviço de um técnico eletricista ou utilize nosso simulador.

Em geral, para uso doméstico, o nível de 6,9 kVA é mais que suficiente. No entanto, tudo depende do número de aparelhos elétricos que tem em sua casa, e se faz uso simultâneo ou não deles. Por exemplo, se tiver uma família muito numerosa, onde todos fazem uso de aparelhos como ferro, termo aquecedor, lava louça, lava roupa ao mesmo tempo, pode ser interessante contratar um nível maior que 6,9 kVA. No tópico a seguir, pode ver como calcular sua potência elétrica.

Calcular potência elétrica

Para calcular a potência elétrica que deve contratar, vamos utilizar a tabela abaixo com valores médios de potência para cada uso. Evidentemente, estes são valores médios, e podem diferir dos valores de seus aparelhos. Para ser mais preciso, procure pela potência nas especificações de seus aparelhos eletrodomésticos.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Fogão elétrico

0

0

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Para saber, então, qual potência contratar, deve considerar o horário em que faz mais uso da eletricidade. Na maioria dos casos este horário é entre 08h – 10h, ou entre 18h – 20h, ou seja, antes e depois do expediente de trabalho. Agora deve ver quais aparelhos são usados neste horário.

Vamos considerar o exemplo de uma família que utiliza iluminação, ferro de engomar, secador, uma televisão, um frigorífico, um forno, dois computadores e um microondas ao mesmo tempo no horário de pico. Neste caso, a potência utilizada será:

Potência = 500 + 1000 + 500 + 200 + 200 + 2000 + 2x250 + 1000 = 5900 W = 5,9 kW

Olhando na tabela de valores possíveis de baixa tensão normal, vemos que não é possível escolher uma potência de exatamente 5,9 kW. Portanto, a família pode escolher 6,9 kW.

Alterar potência contratada

No inverno e no verão, onde os usos de aquecedor e ar condicionado são mais comuns, é uma boa ideia aumentar a potência contratada.

Uma vez escolhida, ainda pode alterar sua potência contratada como bem quiser, desde que sua instalação suporte as modificações. Por exemplo, se notar que exagerou ao escolher seu nível de potência, pode reduzir a potência contratada de forma a poupar na eletricidade.

O processo para alterar a potência contratada é rápido e gratuito. Também pode ser interessante alterar sua potência de acordo com as estações do ano.

No inverno e no verão, onde os usos de aquecedor e ar condicionado são, respectivamente, mais comuns, é uma boa ideia aumentar a potência contratada, e reduzir nas outras estações.

Tarifas de luz

O mercado energético português foi liberalizado em 2006. Desde então, o cliente português pode escolher a companhia de electricidade que apresentar os melhores preços e serviços. Os clientes do mercado regulado, ou seja, a EDP Serviço Universal, têm até 2017 para aderir ao mercado livre. Entre as inúmeras vantagens do mercado livre, podemos citar:

Resumindo, no mercado livre o cliente tem a possibilidade de compara as empresas de luz e mudar de companhia de eletricidade de forma a desfrutar sempre das menores tarifas de luz. Confira abaixo quais são as principais companhias de luz em Portugal:

  1. Iberdrola
  2. EDP
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Endesa
  10. Energia Simples

Mudar de companhia de luz

Mudar de companhia de eletricidade é um processo simples e gratuito. Para fazê-lo, o cliente deve primeiro decidir qual a nova companhia e tarifa de luz a contratar, e pode fazer a mudança por telefone. Não existe uma única companhia que tem sempre o melhores preços, tudo depende do seu caso, da sua região e do uso que vai fazer. Veja o vídeo abaixo explicando mais detalhadamente como mudar de companhia.

Se tiver dificuldade em descobrir a melhor companhia de luz e gás para si, contacte a LojaLuz, especialista no mercado de eletricidade e gás português.